Muitos ciclistas inexperientes subestimam a importância dos aros das rodas para manter os seus pneus com a pressão adequada e em boas condições. Os pneus, especialmente os pneus tubeless, assentam no interior dos aros e a pressão do ar empurra-os para fora. Se o aro estiver danificado, o ar poderia sair ligeiramente, tal como se tivesse um furo.
Além disso, um aro danificado pode resultar na fuga do volume de ar, de uma só vez, quando passa sobre uma lomba ou atravessa um terreno mais acidentado.
E, claro, se o seu pneu apresentar pressão insuficiente, existe uma maior probabilidade de ter um furo.
Ao evitar danos nos aros pode prevenir um furo. Os aros podem ficar danificados se ocorrer uma colisão, se bater num buraco ou lomba de forma mais violenta ou, até mesmo, se aplicar força excessiva durante a troca de um pneu. Uma boa forma de identificar se um aro está danificado, mesmo que não esteja visível, é levantar a roda do chão e rodá-la. Qualquer oscilação ou deformação deve ser muito mais fácil de identificar quando a roda está a rodar.
Outro aspeto a considerar é o estado da fita de aro. Quando substitui os seus pneus ou câmaras de ar, aproveite para inspecionar a fita de aro. Comprove que cobre os orifícios dos raios da sua roda. Com pneus tubeless, a base do aro é essencial porque é o que garante a vedação. Nos pneus com câmara de ar, se a fita de aro estiver danificada, o risco de furo é muito elevado. É preciso inspecionar a fita de aro e, por vezes, substituí-la. Se tiver dúvidas, contacte um profissional certificado.