10 SUGESTÕES PARA PREVENIR UM FURO

10 SUGESTÕES PARA PREVENIR UM FURO

É sempre melhor prevenir um furo do que lidar com essa situação após ocorrer. Como pode fazer isto? Aqui ficam as 10 sugestões para a prevenção de furos em pneus de bicicleta.

1. Verifique a pressão dos seus pneus com regularidade

Nas bicicletas com câmara de ar, é importante garantir que apresentam a pressão correta antes de sair para ir pedalar. Esta é a nossa primeira sugestão para prevenir um furo, sendo simples e essencial.

Se pedalar com uma pressão muito baixa, pode causar um furo na câmara de ar, mesmo sem ter passado sobre um objeto afiado. Existe mesmo o risco de o pneu saltar do aro!

Por outro lado, encher os pneus excessivamente também pode danificar os pneus. É pouco provável que consiga danificar o pneu se encher com uma bomba manual. No entanto, ao começar a pedalar, a pressão do pneu aumenta significativamente devido a adição de peso. Por isso, se estiver a pedalar em terreno acidentado, cada ressalto e irregularidade podem causar um aumento repentino na pressão do pneu e danificar o pneu.

Para saber qual a pressão indicada para a sua bicicleta, consulte o nosso guia de pressão.

2. Verifique o estado dos seus pneus com regularidade

Por mais que a sua bicicleta use pneus tubeless ou com câmara de ar, a verifição regular dos seus pneus pode contribuir para a prevenção de furos ao identificar um possível defeito antes de ir pedalar.

O problema mais óbvio seria algum objeto afiado preso no piso do pneu. Não precisam de ser apenas pedaços de vidro ou parafusos, basta um pedaço de gravilha afiada para provocar um furo, se estiver continuamente a pressionar no mesmo ponto. Também é possível detetar zonas de desgaste mais acentuado dos pneus. Num pneu tubeless, isso é um furo à espera de acontecer. Nos pneus com câmara de ar, um remendo gasto pode danificar a câmara de ar, ou permitir que um corpo afiado atravesse a parte exterior do pneu, ou que pode causar um furo.

3. Considere usar pneus Tubeless Ready

Pedalar com pneus tubeless permite desfrutar do conforto de pedalar com pressões mais baixas e, como veremos, embora não previnam um furo, podem evitar os danos causados pelos furos. As bicicletas de estrada e de montanha com pneus tubeless, continuam a não ser a opção mais comum para uma bicicleta típica. Porém, quem pedala com pneus tubeless beneficia de uma tecnologia que acredita na utilização de um vedante de látex no interior do pneu. Este líquido (também conhecido como "slime") é capaz de vedar quaisquer furos antes do pneu perder qualquer pressão. Todos os pneus MICHELIN Tubeless Ready devem ser usados com um vedante para pneus. Em termos práticos, o vedante de látex para pneus veda apenas os orifícios mais pequenos (até 3 mm de diâmetro). Isto significa que tem de pedalar com cuidado após isso acontecer.

Geralmente, os vedantes para pneus precisam de ser renovados a cada 3 meses (consoante o tipo de vedante), o que significa comprar um kit de vedante de pneus que contenha tudo o que precisa. Em alternativa, muitos revendedores de bicicletas oferecem esse serviço. Alguns ciclistas que utilizam câmaras de ar convencionais também defendem a utilização de vedante de látex para os pneus tubeless no interior da câmara de ar. Um produto que reflete esta tecnologia é o Gel de prevenção de furos no pneu de bicicleta MICHELIN. Otimizado para válvulas Schrader, este gel pode ser usado em pneus com e sem câmara de ar. Veda os furos, limita as perdas de pressão e permite que os ciclistas continuem a pedalar sem terem de parar para voltar a encher o pneu danificado.

4. Não use pneus velhos

Pelos motivos referidos anteriormente, deve trocar os seus pneus assim que começaram a apresentar sinais de desgaste. Além da menor tração devido ao desgaste do piso, uma camada exterior mais fina também aumenta o risco de furo. Em suma, se pretende evitar os furos, não espere muito tempo quando verificar que precisa de trocar os pneus danificados.

Verificar o estado dos seus pneus é um dos primeiros aspetos que deve ter em atenção na prevenção dos furos em pneus de bicicleta

5. Não pedale sobre as sarjetas

Ao pedalar na estrada, busque afastar-se das sarjetas para evitar um furo. Os varredores de rua estão sempre a limpar as sarjetas, poís é aí que se acumulam todos os detritos da estrada.

Por isso, se pedalar sobre a sarjeta, existe um risco muito maior de encontrar um objeto que possa perfurar o seu pneu do que quando pedala na estrada.

E o perigo não está apenas nas sarjetas. Também deve ter cuidado com os buracos da estrada, que podem causar um furo (devido ao impacto forte e repentino) e até mesmo fazer com que caia da bicicleta se não estiver a prestar atenção. 

6. Use pneus mais largos

Esta sugestão para a prevenção de furos destina-se aos ciclistas que gostam de se aventurar por trilhos desconhecidos. Se costuma pedalar apenas na estrada e o terreno mais irregular que encontra são as lombas de velocidade, pode saltar este conselho.

Para os restantes ciclistas, optar por uns pneus mais largos oferece maior resistência contra pequenos pontos de impacto, e também ajuda a evitar furos por mordedura. Mas antes de pensar em pneus mais largos, verifique as especificações da sua bicicleta para saber qual a largura máxima que pode usar na sua bicicleta. Esta informação é indicada pelo fabricante da bicicleta.

7. Inspecione os seus aros

Muitos ciclistas inexperientes subestimam a importância dos aros das rodas para manter os seus pneus com a pressão adequada e em boas condições. Os pneus, especialmente os pneus tubeless, assentam no interior dos aros e a pressão do ar empurra-os para fora. Se o aro estiver danificado, o ar poderia sair ligeiramente, tal como se tivesse um furo.

Além disso, um aro danificado pode resultar na fuga do volume de ar, de uma só vez, quando passa sobre uma lomba ou atravessa um terreno mais acidentado.

E, claro, se o seu pneu apresentar pressão insuficiente, existe uma maior probabilidade de ter um furo.

Ao evitar danos nos aros pode prevenir um furo. Os aros podem ficar danificados se ocorrer uma colisão, se bater num buraco ou lomba de forma mais violenta ou, até mesmo, se aplicar força excessiva durante a troca de um pneu. Uma boa forma de identificar se um aro está danificado, mesmo que não esteja visível, é levantar a roda do chão e rodá-la. Qualquer oscilação ou deformação deve ser muito mais fácil de identificar quando a roda está a rodar.

Outro aspeto a considerar é o estado da fita de aro. Quando substitui os seus pneus ou câmaras de ar, aproveite para inspecionar a fita de aro. Comprove que cobre os orifícios dos raios da sua roda. Com pneus tubeless, a base do aro é essencial porque é o que garante a vedação. Nos pneus com câmara de ar, se a fita de aro estiver danificada, o risco de furo é muito elevado. É preciso inspecionar a fita de aro e, por vezes, substituí-la. Se tiver dúvidas, contacte um profissional certificado.

8. Não repare furos de grande dimensão

Compreendemos a intenção de poupar dinheiro, mas o kit de reparação de furos também está limitado na sua capacidade. Se o furo for grande, ou se for um rasgão em lugar de um furo uniforme, ou se um destes danos for no flanco lateral do pneu, será necessário proceder à sua substituição. Tentar reparar um destes furos é apenas adiar um novo furo em breve. É possível reparar pneus em algumas situações óbvias, mas existem outros casos em que o pneu fica muito danificado para ser reparado. Por isso, se não tiver a certeza se pode ser reparado, consulte um profissional certificado.

9. Tenha cuidado ao montar novas câmaras de ar ou pneus

Como já foi mencionado, um manuseamento desadequado dos seus aros ao instalar pneus tubeless novos pode originar problemas. Pode ser igualmente grave para os ciclistas que usam pneus com câmara de ar.

Se não tiver cuidado durante a substituição de uma câmara de ar, esta pode acabar por ficar entalada entre o pneu e o aro, ou ser danificada com as suas ferramentas de bicicleta. Isto pode causar pequenos (ou grandes) furos na câmara de ar.

Para complicar ainda mais a situação, é bem possível, e até mesmo provável, que só identifique o furo quando voltar a montar e a encher o pneu. E começa imediatamente a perder ar!

Não se esqueça de inspecionar a sua fita de aro, que pode causar um furo se estiver danificada.

Montar uma câmara de ar corretamente é um requisito básico para a prevenção de furos em pneus da bicicleta

10. Opte por pneus e câmaras de ar de elevada qualidade

Ao comprar pneus baratos pode parecer que está a poupar dinheiro. Contudo, os pneus mais baratos podem cumprir a mesma função dos pneus mais caros, mas durante menos tempo.

Se optar por alternativas de melhor qualidade, começa por gastar mais dinheiro, mas vai poupar dinheiro mais tarde, porque não terá necessidade de substituir os seus pneus ou câmaras de ar com tanta frequência.

A Michelin tem um vasto leque de pneus de qualidade à sua escolha, mesmo aqui em baixo, na nossa ferramenta:

Está a utilizar um navegador não suportado
Está a utilizar um navegador que não é suportado por este site. Isto significa que algumas funcionalidades podem não funcionar como pretendido, o que pode levar a comportamentos anormais quando estiver a navegar no site. Utilize ou atualize/instale um dos seguintes navegadores para tirar o melhor proveito deste site.