Como escolher os seus pneus de bicicleta de montanha
Dois critérios para escolher os pneus adequados para a sua bicicleta de montanha
1. Comprove que escolhe a dimensão correta do pneu de bicicleta de montanha
Como indicado no guia MICHELIN, para compreender os tamanhos dos pneus de bicicleta, os pneus da bicicleta de montanha devem ser adequados às dimensões das rodas da sua bicicleta. As dimensões dos pneus são importantes na escolha dos pneus e estão indicadas no flanco do pneu. A documentação disponibilizada pelo construtor da sua bicicleta indicará também a dimensão recomendada dos pneus e a largura máxima dos pneus. Para garantir que o seu pneu é adequado, escolha apenas os pneus MICHELIN para bicicleta de montanha com o diâmetro específico correspondente.
2. Escolha o pneu de bicicleta de montanha certo para a utilização certa
Escolher o pneu do tamanho certo é apenas uma parte da história. Os ciclistas ocasionais que usam a bicicleta de montanha e os ciclistas que participam em competições terão expetativas diferentes relativamente à sua escolha dos seus pneus. Enquanto uns pretendem uma utilização apenas em trilhos acessíveis, outros aspiram a uma utilização mais avançada.
A boa notícia é que a MICHELIN produziu uma seleção de pneus para bicicleta de montanha subdivididos em diferentes gamas, adequados para as várias atividades em bicicleta de montanha. Seja qual for o tipo de ciclismo que planeia realizar, temos a gama adequada para si.
Por exemplo, se procura pneus de bicicleta de montanha de alta performance concebidos para enduro, a nossa gama MICHELIN Enduro será capaz de responder às suas necessidades. Se pratica outras modalidades, também disponibilizamos pneus para Cross Country, pneus para bicicletas elétricas e para Downhill. Também encontra pneus Freestyle na gama de produtos para bicicleta de montanha, bem como na gama de pneus Everyday, concebida para uma utilização geral.
Alguns dos nossos pneus, como os da gama MICHELIN Cross Country, oferecem um piso de baixo perfil, que os torna mais adequados para superfícies duras e garante a melhor performance em termos de resistência ao rolamento, face a um pneu de Downhill (que está pensado para oferecer mais aderência). Outros pneus, como os pneus para lama MICHELIN, incluem blocos de piso específicos. Esta característica ajuda a garantir uma melhor aderência e estabilidade em solo molhado ou macio, mas também oferece uma performance bastante versátil em solo seco.
Quais são os melhores pneus de bicicleta de montanha MICHELIN?
Não se pode dizer que uma gama de pneus para bicicleta de montanha é a melhor, porque são todas concebidas para diferentes utilizações.
Por exemplo, mesmo que considere ter escolhido os melhores pneus de bicicleta de montanha para lama, poderá verificar que o seu comportamento em solos duros não é tão eficiente como o apresentado por pneus concebidos especificamente para esse tipo de solo. Por isso, é importante selecionar os seus pneus conforme a utilização pretendida.
Identificar os melhores pneus de bicicleta de montanha para a sua utilização deve ser algo relativamente simples, dado que todas gamas de pneus de bicicleta de montanha MICHELIN são identificadas segundo a sua modalidade. Por exemplo: os Force XC são para Cross Country, os Force ou Wild AM são para All Mountain, Wild ENDURO para Enduro, DH para DownHill…
Não se esqueça de que a performance de todos os pneus de bicicleta de montanha pode ser adaptada e afinada por uma alteração cuidada da pressão dos pneus.
É possível usar pneus de estrada numa bicicleta de montanha?
Usar pneus de estrada numa bicicleta de montanha não é recomendado.
Por quê? Simplesmente porque o piso slick e os compostos dos pneus de estrada não foram concebidos para uma utilização em todo-o-terreno. Os pneus de estrada e de cidade são compatíveis apenas para asfalto ou para trilhos de gravilha. E como veremos adiante, existe ainda a questão do tamanho da roda.
Por que os pneus de bicicleta de estrada não são adequados para rodas de bicicleta de montanha
Existem várias diferenças entre as rodas de estrada e de montanha. Para começar, nas bicicletas de estrada o tamanho da roda é apresentado em milímetros, enquanto nas bicicletas de montanha é apresentado em polegadas. Mas a principal diferença reside na largura dos pneus.
Embora agora seja uma tendência ter rodas ligeiramente mais largas nas bicicletas de estrada, a grande maioria das bicicletas de montanha continua a usar rodas ainda mais largas. Até as bicicletas híbridas e urbanas que, geralmente, têm rodas mais largas do que as bicicletas de estrada, continuam a não ter largura suficiente para serem usadas numa bicicleta de montanha. O pneu pode saltar do aro e afetar a sua segurança durante a volta.
Saiba mais sobre a compatibilidade entre pneu/aro
As bicicletas de montanha têm aros mais largos para poderem montar pneus mais largos porque oferecem maior estabilidade, tração e manobrabilidade, que é necessária quando se pedala em terrenos acidentados. Mesmo que encontre um conjunto de pneus de estrada que consiga montar na sua bicicleta de montanha, a falta de aderência e fraca manobrabilidade que iria oferecer seria bastante dececionante, além de perigosa.
Se pretende usar a sua bicicleta de montanha em segurança na estrada e com uma melhor eficiência de rolamento, a melhor solução é adquirir outro conjunto de rodas com pneus de estrada e utilizá-las quando quiser usar a sua bicicleta de montanha nas voltas em estrada. Caso contrário, deverá optar por pneus de bicicleta de montanha que também são adequados para uma utilização em estrada.
Quais são os pneus de bicicleta de montanha adequados para estrada?
Os melhores pneus de bicicleta de montanha para usar em estrada são os que apresentam superfícies slick e menos secções com pequenos tacos. Por exemplo, os pneus MICHELIN das gamas Cross Country apresentam pneus de bicicleta de montanha para estrada e trilhos que permitirão aos ciclistas pedalar mais depressa em solos mais duros. Assim, se estiver a planear usar a sua bicicleta de montanha em estrada, deverá optar por este tipo de pneus. Além disso, continuarão a ter uma boa performance se percorrer trilhos em todo-o-terreno.
É possível equipar uma bicicleta de montanha com pneus mais largos?
É possível instalar pneus mais largos numa bicicleta de montanha se existir tolerância suficiente para isso. Depende das características do quadro. A largura máxima dos pneus é definida pelos construtores de bicicletas. Geralmente, não é complicado equipar pneus mais largos nas rodas de uma bicicleta de montanha, desde que compre o diâmetro correto.