Maximize a sua performance ao escolher os pneus de bicicleta adequados
Que performance deverá esperar quando escolher os seus pneus de bicicleta para aproveitar todo o seu potencial? Saiba tudo no nosso artigo.
Pneus de bicicleta adaptados para a sua utilização
Primeiro, é importante escolher um pneu de bicicleta adaptado à sua utilização (Estrada/Cross Country/All Mountain/Enduro/Downhill) e adaptado às condições habituais do piso (carcaça reforçada, padrão do piso).
Consoante a sua utilização, a performance que pretender obter não será necessariamente a mesma. Vejamos com atenção as principais características de performance a que deve prestar atenção na sua decisão.
Resistência ao rolamento da bicicleta
De uma forma simples, a resistência ao rolamento é a fricção gerada pelo pneu em contacto com o solo. Para além da resistência do ar e da gravidade, se estiver a subir, é um dos principais fatores que torna o pedalar mais difícil.
Por mais surpreendente que pareça, mesmo os pneus de bicicleta mais finos podem ter uma superfície de contacto maior, porque ficam mais deformados com a ação do peso exercido. Durante muitos anos, a largura de referência do pneu de uma bicicleta de estrada para uma performance ótima era 23 mm. O principal motivo não era a resistência ao rolamento da bicicleta, mas sim a resistência do ar. No entanto, atualmente, a maioria dos ciclistas usa pneus de 25 ou 28 mm. A maior resistência do ar é amplamente superada por uma melhor resistência ao rolamento da bicicleta, com melhorias na manobrabilidade e no nível de conforto. Por isso, a resistência ao rolamento é cuidadosamente compensada com base na largura e pressão de enchimento ideal do pneu de bicicleta e ainda pelas características do pneu (borracha, etc.).
Aderência dos pneus de bicicleta
Numa superfície uniforme e seca, a resistência ao rolamento da bicicleta é o fator com maior influência na performance, desde que circule apenas em linha reta. Então, o que acontece ao curvar? Seja em estrada ou em todo-o-terreno, a capacidade de curvar rapidamente também é fundamental para a performance. Em competição, ao curvar devagar o ciclista perde tempo e também necessitará de despender mais energia para recuperar o ritmo após de realizar a manobra.
Por isso, a aderência é muito importante ao curvar. Como se conjuga uma menor resistência ao rolamento da bicicleta nas retas com uma boa aderência nas curvas, incluindo em solo molhado? Esta é uma situação que a Michelin tem estado a trabalhar, como explica o nosso especialista neste vídeo. Uma pergunta para a qual os nossos engenheiros encontraram a resposta.
Michelin Bicycle - Wet performance
Quanto melhor for a aderência em curva, mais segurança e confiança transmite ao ciclista.
É por este motivo que a MICHELIN recorre a um teste de precisão para avaliar a aderência em curva com solo molhado. Uma pista circular é continuamente pulverizada com água para simular a condição de solo molhado. Em seguida, uma bicicleta motorizada percorre o circuito a uma velocidade cada vez maior até atingir o limiar de aderência. Isto permite determinar com precisão a velocidade e o ângulo de inclinação máximos em curva com solo molhado para cada pneu, para selecionar o pneu de bicicleta com a melhor performance.
Performance em todas as condições meteorológicas
O terreno e as condições meteorológicas são outro aspeto a considerar. Em solo seco, a melhor aderência com pneus para bicicleta de estrada pode ser obtida com pneus que apresentem um piso muito ligeiro e oferecem uma feliz combinação de baixa resistência ao rolamento da bicicleta e boa aderência. Os novos pneus de competição MICHELIN são um ótimo exemplo. Contudo, o solo molhado é uma condição demasiado comum e, neste caso, poderá ser necessário considerar o pneu MICHELIN Power All Season, que oferece maior aderência e uma impressionante resistência a furos.
Se utilizar a bicicleta fora de estrada, as condições de aderência serão ainda mais desafiantes. Neste caso, o aspeto central da performance não é a resistência ao rolamento da bicicleta, mas a segurança em curva com solo irregular ou lamacento, independentemente das condições meteorológicas.
Por exemplo, a melhor combinação para pneus de bicicleta de montanha apresenta um piso muito mais elevado e uma maior superfície de contacto, em comparação com as bicicletas de estrada. Estes pneus também precisam de conseguir resistir a pedras afiadas e outros perigos. Por isso, os melhores pneus para bicicleta de montanha devem ser resistentes a furos para que não pare de pedalar.
Os fabricantes de pneus mais rigorosos como a MICHELIN recorrem a vários procedimentos de teste para otimizar a performance. No centro de testes da MICHELIN, em Clermont-Ferrand, por exemplo, os pilotos completam voltas num grande circuito a uma potência constante e sujeitos a diferentes condições meteorológicas simuladas. Estes testes registaram melhorias de ritmo significativas com a nova gama Power da MICHELIN, face à gama anterior.
Resistência a furos dos pneus de bicicleta
Já abordámos a proteção contra furos, mas é importante reforçar a importância dos pneus de bicicleta resistentes a furos. São poucas as competições em estrada e ainda menos as competições em trilhos onde não exista risco de furos. Os pneus de bicicleta resistentes a furos, para as rodas 700c na competição em estrada bem como para as típicas rodas de bicicleta de montanha de 29 polegadas, incluem uma camada especial de material de proteção. Esta camada protege contra pregos, picos, pedras e outros objetos afiados e contribui para a capacidade de resistência a furos dos pneus das bicicletas de montanha. Nos últimos anos, a performance dos pneus de bicicleta mais resistentes a furos melhorou de forma considerável. Contudo, muitos ciclistas desejam um melhor compromisso em termos de sensação da estrada, conforto, aderência.
Melhor compromisso de performance da MICHELIN
Os pneus MICHELIN com Bi-Compound são uma excelente opção em termos de resistência aos furos e capacidade em curva com solo molhado. Os pneus apresentam uma faixa central com baixa resistência ao rolamento da bicicleta, elevada proteção contra furos e boa longevidade. Em curva, o ciclista inclina-se na curva e aqui é quando se destaca a importância dos bordos do pneu. Por esse motivo, os pneus com Bi-Compound também apresentam faixas laterais com uma fórmula de borracha com maior aderência, para curvar melhor em solo molhado.
Perguntas mais frequentes sobre performance
A resistência ao rolamento da bicicleta é fundamental para a performance?
É, sem dúvida, um dos fatores mais importantes, e nas competições em estrada e contrarrelógio será, provavelmente, o principal critério a ter em consideração. Contudo, uma boa aderência à estrada também é importante. Os pneus com boa aderência permitem curvar mais depressa e com maior segurança com toda a confiança. A resistência aos furos também reduz o risco de interrupções para trocar a câmara de ar. E o conforto nunca deve ser subestimado, em especial, nos trajetos mais longos.
Os pneus das bicicletas de estrada oferecem a melhor performance?
As características de performance variam de acordo com o tipo de bicicleta, o terreno e as condições meteorológicas. Em superfícies irregulares, os pneus com um piso elevado e robusto oferecem muito mais aderência. Da mesma forma, em dias de chuva, vai precisar de pneus com melhor piso ou com fórmulas que ofereçam maior aderência para obter uma boa performance.
Os pneus de bicicleta para piso molhado desgastam-se mais rapidamente?
Em alguns casos, sim, isso pode acontecer. As fórmulas de borracha com mais aderência vão aderir melhor à estrada, mas sendo mais macios, poderão não durar tanto tempo. Contudo, alguns pneus de bicicleta recorrem a uma abordagem dupla, combinando faixas centrais mais resistentes ao desgaste com painéis laterais de maior aderência para curvar. Assim, tem o melhor de dois mundos.
Devo sacrificar o conforto pela performance?
Não forçosamente. De uma forma geral, os pneus de bicicleta mais largos e com pressões um pouco abaixo dos valores máximos permitem uma utilização mais confortável. Geralmente, os pneus de bicicleta superduros apresentam uma melhor performance. Isso pode acontecer em pisos uniformes, mas no mundo real, não costuma ser assim. Os pneus de bicicleta duros oferecem menos proteção contra impactos, solavancos e superfícies irregulares. Isto pode diminuir a sua velocidade, além de ser desconfortável.