O guia de pressão dos pneus de bicicleta Michelin
Qual é a pressão dos pneus de bicicleta recomendada?
Seria demasiado simples e incorreto afirmar que existe um único valor de pressão indicado para todos os tipos de pneus, para todos os tipos de bicicletas, para todos os ciclistas e para todas as situações. Por exemplo, um ciclista de maior peso numa bicicleta de montanha pode precisar de mais pressão nos pneus da bicicleta do que um ciclista com menos peso numa bicicleta de estrada. Da mesma forma, a pressão recomendada para os pneus de uma bicicleta dobrável pode ser bem diferente da pressão recomendada para os pneus de uma bicicleta elétrica.
É crucial compreender que pneus com pressão insuficiente aumentam a resistência ao rolamento, logo é mais difícil pedalar, mas também aumentam o risco de furos, danos materiais e limitam a manobrabilidade.
Uma pressão dos pneus de bicicleta demasiado elevada também pode causar problemas. Contudo, podem existir algumas exceções para estas indicações, especialmente para os pneus de bicicleta de montanha. Por exemplo, reduzir a pressão em terrenos muito macios como areia e lama pode ajudar a ganhar alguma eficiência de rolamento.
Está a achar tudo isto um pouco confuso? Para começar, pode assistir o nosso vídeo “Como regular a pressão correta dos seus pneus”:
É preciso encontrar um equilíbrio ao encher os pneus da bicicleta. Para simplificar esta operação, a MICHELIN apresenta o intervalo de valores recomendado para a pressão dos pneus de bicicleta de todos os modelos de pneus.
Consulte os valores da MICHELIN para os pneus de bicicleta de estrada de competição, por exemplo. Concebidos especificamente para a eficácia de rolamento, estes pneus precisam de pressões diferentes para atingir a performance desejada, a respeito de outros pneus, tais como aqueles da gama de bicicletas urbanas. Antes de saír para um passeio, é essencial que os ciclistas comprovem que a pressão dos pneus está dentro dos valores recomendados.
A melhor forma de fazer isto é investir numa bomba de bicicleta com um manómetro de pressão. Quando encher os seus pneus, esta bomba vai apresentar a pressão de ar atual, seja em Bar ou PSI (libras por polegada quadrada). A Michelin dispõe de uma tabela de pressão dos pneus de bicicleta muito prática, que permite converter facilmente de PSI para Bar e vice-versa. Além disso, a nossa tabela de pressão dos pneus oferece mais informações sobre como ajustar a pressão dos pneus de bicicleta segundo o seu peso e o tipo de ciclismo que pratica.
Analisemos com mais atenção a importância da pressão dos pneus nas diferentes modalidades.
Pressão dos pneus de bicicleta de estrada
Primeiro, a pressão dos pneus da bicicleta de estrada é, geralmente, idêntica no pneu dianteiro e traseiro. A sua única exceção é quando se utilizam dois modelos de pneus diferentes, sendo fator relevante para pressão recomendada para cada um deles. Outro fator a considerar na pressão dos pneus da bicicleta de estrada é a largura da secção do pneu e, ainda mais importante, o peso do ciclista. Quanto mais pesado for o ciclista, maior deverá ser a pressão aplicada no pneu da bicicleta.
A utilização da bicicleta, o terreno que percorre e as condições meteorológicas também são parâmetros a considerar para determinar a pressão ideal. Não se esqueça, caso necessário, aconselhamos de consultar a tabela de pressão dos pneus MICHELIN de bicicleta para converter estes valores para PSI.
Vejamos como funciona:
Primeiro, identifique a pressão do pneu de bicicleta recomendada para o modelo de pneu instalado na sua bicicleta.
Em seguida, verifique as pressões indicadas no flanco do pneu*.
A Michelin recomenda encher o pneu até que o talão do pneu assente corretamente no aro (sem exceder a pressão máxima do pneu) e, em seguida, deixar sair algum ar ao tocar na válvula até o manómetro de pressão dos pneus de bicicleta indicar que o nível de pressão do pneu está dentro dos parâmetros recomendados (sem apresentar um valor abaixo do limite mínimo de pressão). Após realizar esta operação, perceberá imediatamente que ficou mais fácil de pedalar.
Para obter uma boa performance, o pneu deve apresentar uma área de contacto correta com o solo e uma rigidez adequada no flanco do pneu.
Se o pneu estiver demasiado duro e os flancos do pneu não se moverem com o peso do ciclista, diminua a pressão. Isso irá aumentar a área de contacto com a superfície e melhorar os níveis de conforto e aderência.
Se o pneu ficar demasiado macio com o peso do ciclista e o flanco do pneu sofrer uma grande deformação, ou se registar furos por mordedura com frequência: aumente a pressão. Isso vai melhorar a manobrabilidade e ajudar a evitar a ocorrência de furos.
Para obter uma boa performance, o pneu deve apresentar uma área de contacto correta no solo e uma rigidez adequada no flanco do pneu. Se o pneu estiver muito duro e os flancos do pneu não se moverem com o peso do ciclista: diminua a pressão. Isso vai aumentar a superfície da área de contacto e melhorar os níveis de conforto e aderência. Se o pneu ficar demasiado macio com o peso do ciclista e o flanco do pneu sofrer uma grande deformação, ou se registar furos por mordedura frequentes: aumente a pressão. Isso vai melhorar a manobrabilidade e ajudar a evitar a ocorrência de furos.
Pressão dos pneus de bicicleta de montanha
A pressão dos pneus de montanha pode ser encontrada na página de pressão recomendada.
Contudo, este guia é uma indicação aproximada do valor final, porque poderá necessitar de ajustar a pressão dos pneus da bicicleta de montanha conforme o terreno. Por exemplo, se o percurso apresentar muitas pedras, poderá necessitar de ajustar a pressão dos pneus.
Isto corresponde ao que é frequentemente exigido para a pressão dos pneus da bicicleta de gravel, com o objetivo de evitar furos.
Contudo, em superfícies mais toleráveis, a pressão dos pneus da bicicleta de montanha mais indicada deverá ser mais elevada, criando menos resistência ao rolamento, o que permite manter velocidades mais elevadas.
Além disso, tal como acontece com os valores da pressão dos pneus da bicicleta de estrada, o peso do ciclista da bicicleta de montanha também deve ser considerado. Os ciclistas mais pesados tendem a forçar os pneus da bicicleta a dilatar mais quando estão em contacto com o solo. Desta forma, é necessária uma maior pressão nos pneus da bicicleta de montanha para otimizar a sua manobrabilidade e performance na bicicleta.
Caso pretenda saber a pressão dos pneus da bicicleta de montanha conforme o seu peso, a nossa página com os valores de pressão tem em consideração este parâmetro, para disponibilizar valores recomendados segundo o seu modelo de pneu MICHELIN.
Tenha em mente que nas bicicletas de montanha, o pneu dianteiro deve estar sempre com uma pressão ligeiramente inferior (esta recomendação não se aplica a outros tipos de bicicletas).
Qual é a pressão dos pneus de bicicleta para outras modalidades?
As tabelas de pressão dos pneus MICHELIN também apresentam os valores de pressão recomendada para outras utilizações tais como lazer, enduro e trekking urbano.
Explicação dos TPI do pneu
TPI é a sigla inglesa de “Threads Per Inch” ou fios por polegada. De uma forma mais precisa, isto representa o número de fios na estrutura do composto de borracha do pneu para cada polegada da sua construção. É fácil confundir TPI e PSI, mas basta lembrar: TPI está relacionado com a densidade dos fios resistentes na carcaça do pneu, não está relacionado com a pressão dos pneus de bicicleta. Por exemplo, para uma utilização em estrada, um pneu com uma carcaça de 120 TPI será mais leve, mais macia e mais móvel em comparação com os pneus com valores inferiores, porque os fios são mais finos, tal como a carcaça do pneu. Este é um aspeto a ter em atenção pelos ciclistas que procuram pneus para competição e que pretendam usar pressões elevadas para atingir maior velocidade.
Tanto os ciclistas como os engenheiros de bicicletas podem realizar ligeiros ajustes na pressão dos pneus de bicicleta com base na classificação TPI dos pneus que estão a usar. Uma pressão ligeiramente superior para um pneu com TPI inferior pode ser adequada para estrada onde os furos são menos frequentes.
Porém, quando um pneu com um TPI elevado vai ser usado num terreno acidentado, uma ligeira redução da pressão, sempre dentro dos valores recomendados, pode ajudar a reduzir o risco de furos.
Contudo, estas preocupações tendem a afetar mais os ciclistas federados e profissionais. Não é uma questão que deva preocupar a maioria dos ciclistas recreativos, se a sua pressão dos pneus de bicicleta estiver sempre dentro dos limites recomendados.
*A Michelin não recomenda usar um pneu com uma pressão demasiado baixa para evitar um pneu furado ou danos no aro, e não recomenda exceder a pressão máxima para evitar danos durante o processo de enchimento.