Primeiro, a pressão dos pneus da bicicleta de estrada é, geralmente, idêntica no pneu dianteiro e traseiro. A sua única exceção é quando se utilizam dois modelos de pneus diferentes, sendo fator relevante para pressão recomendada para cada um deles. Outro fator a considerar na pressão dos pneus da bicicleta de estrada é a largura da secção do pneu e, ainda mais importante, o peso do ciclista. Quanto mais pesado for o ciclista, maior deverá ser a pressão aplicada no pneu da bicicleta.
A utilização da bicicleta, o terreno que percorre e as condições meteorológicas também são parâmetros a considerar para determinar a pressão ideal. Não se esqueça, caso necessário, aconselhamos de consultar a tabela de pressão dos pneus MICHELIN de bicicleta para converter estes valores para PSI.
Vejamos como funciona:
Primeiro, identifique a pressão do pneu de bicicleta recomendada para o modelo de pneu instalado na sua bicicleta.
Em seguida, verifique as pressões indicadas no flanco do pneu*.
A Michelin recomenda encher o pneu até que o talão do pneu assente corretamente no aro (sem exceder a pressão máxima do pneu) e, em seguida, deixar sair algum ar ao tocar na válvula até o manómetro de pressão dos pneus de bicicleta indicar que o nível de pressão do pneu está dentro dos parâmetros recomendados (sem apresentar um valor abaixo do limite mínimo de pressão). Após realizar esta operação, perceberá imediatamente que ficou mais fácil de pedalar.
Para obter uma boa performance, o pneu deve apresentar uma área de contacto correta com o solo e uma rigidez adequada no flanco do pneu.
Se o pneu estiver demasiado duro e os flancos do pneu não se moverem com o peso do ciclista, diminua a pressão. Isso irá aumentar a área de contacto com a superfície e melhorar os níveis de conforto e aderência.
Se o pneu ficar demasiado macio com o peso do ciclista e o flanco do pneu sofrer uma grande deformação, ou se registar furos por mordedura com frequência: aumente a pressão. Isso vai melhorar a manobrabilidade e ajudar a evitar a ocorrência de furos.
Para obter uma boa performance, o pneu deve apresentar uma área de contacto correta no solo e uma rigidez adequada no flanco do pneu. Se o pneu estiver muito duro e os flancos do pneu não se moverem com o peso do ciclista: diminua a pressão. Isso vai aumentar a superfície da área de contacto e melhorar os níveis de conforto e aderência. Se o pneu ficar demasiado macio com o peso do ciclista e o flanco do pneu sofrer uma grande deformação, ou se registar furos por mordedura frequentes: aumente a pressão. Isso vai melhorar a manobrabilidade e ajudar a evitar a ocorrência de furos.