Como reparar o furo num pneu de bicicleta

Como reparar o furo num pneu de bicicleta

Um furo num pneu de bicicleta não é uma situação divertida para um ciclista. Felizmente, para um ciclista experiente, reparar um pneu de bicicleta furado é uma tarefa bastante simples que pode ser feita de forma rápida e sem atrapalhar demasiado a sua volta. Quer saber como? Basta seguir o conselho dos nossos especialistas.

Caso surja alguma dúvida, não hesite em contactar um profissional certificado

É possível reparar o furo no pneu da sua bicicleta?

Este é o primeiro aspeto a esclarecer, porque nem sempre é possível reparar o furo num pneu de bicicleta.

De uma forma geral, se o seu pneu tiver sofrido um pequeno furo, provocado por um prego ou outro objeto pequeno, deverá conseguir reparar o furo com o kit de reparação de furos para bicicleta. Porém, se o pneu ou a câmara de ar apresentar um grande corte, o mais adequado é proceder à sua substituição.

Se for o caso, já sabe que a Michelin tem uma vasta gama de pneus de qualidade para todos os tipos de bicicletas.

Como encontrar o furo no pneu da bicicleta

Mesmo antes de pensar em reparar o furo do pneu da bicicleta, precisa de avaliar o que aconteceu. É fácil perceber que ocorreu um furo quando o pneu perde ar ou fica completamente vazio, mas é preciso saber onde se encontra o furo antes de poder fazer algo mais.

  • Comece por realizar uma simples inspeção visual dos seus pneus. Se o furo no pneu da bicicleta tiver sido provocado por algo significativo, como um prego ou pedaço de vidro, será fácil de identificar. Contudo, evite passar a mão à volta da roda para tentar encontrar o objeto aguçado. Não se esqueça, se é suficientemente afiado para perfurar os seus pneus de borracha, também consegue perfurar a sua pele!
  • Se não conseguir identificar a causa óbvia do furo, deverá retirar a roda. Se o seu pneu for tubeless, mantenha-o na roda; caso contrário, será necessário desmontar o pneu para retirar a câmara de ar.
  • Em seguida, vai precisar de detergente, como o que usa para lavar a loiça. Certifique-se de que o pneu está cheio (se o furo for tão grande que não seja possível encher o pneu, será fácil de identificar) e passe detergente nos flancos do pneu. Deverá procurar bolhas no detergente, que indicam a fuga de ar.
  • Se este método não resultar, vai precisar de um recipiente grande onde possa colocar água. Se estiver a inspecionar uma câmara de ar, o recipiente não precisa de ser muito grande, porque é possível dobrar a câmara de ar. Se estiver a verificar um pneu tubeless, o recipiente precisa de ter o tamanho necessário para permitir colocar uma parte da roda no seu interior. Por fim, encha o recipiente com água, apenas o suficiente para mergulhar uma parte do pneu ou da câmara de ar na água, e comece a rodar a câmara ou a roda para que todas as partes fiquem algum tempo debaixo de água. Mais uma vez, deve procurar bolhas de ar a escapar pelo furo. Não se esqueça de colocar também a válvula debaixo de água, porque também poderá ser a causa da perda de ar.
O furo de um pneu de bicicleta é sempre um momento difícil para os ciclistas

Como reparar o furo num pneu de bicicleta

Após identificar o furo, chega o momento de proceder à sua reparação. O processo de reparação do furo varia conforme ao tipo de pneu: num pneu de bicicleta tubeless, a reparação não é idêntica à de um pneu com câmara de ar.

Infelizmente, será necessário retirar o pneu da roda nas duas situações. Por isso, se não tiver a certeza do tipo de pneu que está a usar, desmonta o pneu e logo vai saber se tem, ou não, câmara de ar!

Passo 1: retirar a roda

O processo de reparação do furo da bicicleta requer a remoção da roda

Antes de proceder com qualquer reparação, precisa de tirar a roda. Este processo deve ser bastante semelhante na maioria das bicicletas, embora, em alguns casos, possa necessitar de consultar as instruções do fabricante da bicicleta. De uma forma geral, terá de desapertar os travões para conseguir retirar a roda. O processo exato dependerá do tipo de travões que usar na bicicleta.

Se o furo for na roda dianteira, deve conseguir retirar a roda ao desapertar as porcas que fixam a roda ao quadro. Algumas bicicletas têm mesmo alavancas de aperto rápido, o que possibilita realizar esta operação sem precisar de ferramentas. Se precisa de saber como reparar um furo no pneu traseiro da bicicleta, a situação fica um pouco mais complicada, porque esta roda é acionada pela corrente.

Se a sua bicicleta tiver mudanças, coloque a corrente na cremalheira mais pequena tanto do conjunto pedaleiro (as cremalheiras encontradas perto do meio da bicicleta) como na cassete traseira (as cremalheiras na roda traseira). Assim, a corrente vai ficar mais folgada e será mais fácil retirá-la assim que desmontar a roda. Em seguida, desaperte as porcas centrais e faça deslizar a roda para a retirar.

Passo 2: desmontar o pneu

Antes de conseguir retirar o pneu, precisa de o esvaziar, se já não estiver vazio devido ao furo. Para isso, retire a tampa de proteção da válvula e pressione o pino pequeno no centro para libertar o ar restante que ainda possa existir.

  • Primeiro, desencaixe os talões do aro
  • Pressione no canal do aro.
  • Retire o segundo talão com a mão

 
Se usar pneus Tubeless Ready, não se esqueça de recolher o vedante.
Sugestão: desmonte o seu pneu TLR num local que se possa sujar.
(Quando desmontar um pneu Tubeless Ready, as gotas de vedante podem pingar nas superfícies mais próximas).

Em seguida, use um par de alavancas para desmontar pneus e coloque-as debaixo do aro do pneu. Se o seu pneu usar uma câmara de ar (ou se não tiver a certeza), tenha cuidado para não forçar demasiado, porque poderá danificar ou rasgar a câmara de ar. Assim que conseguir retirar parte do flanco do pneu do aro, comece a percorrer todo o aro. Quando tiver retirado completamente um lado do pneu do aro, já deverá conseguir colocar a alavanca no outro flanco lateral do pneu e desmontar o pneu com as suas mãos. Tenha cuidado para não entalar os dedos. Quando o primeiro talão do pneu tiver passado o gancho do aro, faça o mesmo com o segundo talão.

Passo 3: efetuar a reparação

  • Como reparar furos no pneu de bicicleta tubeless: o seu kit de reparação de furos deve incluir instruções específicas, mas certifique-se de que a área a reparar se encontra limpa e seca antes de iniciar a reparação. Com um pneu tubeless, é frequente a reparação ser aplicada na parte interior do pneu. Respeite o tempo recomendado pelo kit de reparação de furos antes de voltar a proceder à montagem do pneu. Tenha em atenção que alguns danos não podem ser reparados e que podem afetar a sua segurança. Se tiver dúvidas com os pneus tubeless, a MICHELIN aconselha a contactar um profissional certificado.
     
  • Como remendar furos na câmara de ar: essencialmente, as instruções fornecidas sobre como reparar um furo num pneu de bicicleta sem câmara de ar também se aplicam aqui. Precisa de encher a câmara de ar com algum ar, até ganhar forma para não ficar dobrada. Não se esqueça de que a reparação é feita na parte exterior da câmara de ar, com o remendo virado para dentro. O restante procedimento é basicamente idêntico. Mais uma vez, certifique-se de que a área de reparação está limpa e respeite o tempo recomendado antes de voltar a proceder à montagem do pneu.

 

Kit de reparação de furo

Com o kit de reparação da MICHELIN, deve seguir estes passos:

  1. Após identificar o furo
  2. Limpe bem a zona do furo com lixa. ATENÇÃO: Tenha cuidado para não danificar a camada hermética na parte interior do pneu ou os cabos de reforço (para tubeless).
  3. Certifique-se de que a zona limpa é maior do que o remendo, para garantir uma boa aderência.
  4. Retire a película protetora do remendo, garantido que a parte do remendo que vai entrar em contacto com a câmara de ar (ou o pneu tubeless) não está contaminada. Encha ligeiramente a câmara de ar antes de aplicar o remendo.
  5. Aplique o remendo pressionando com força em toda a sua superfície, em especial nas extremidades. Aguarde entre 2 e 3 minutos até o remendo secar.
  6. Agora o furo está reparado.
     

Passo 4: testar

Antes de voltar a montar tudo, volte a fazer o teste da água no seu pneu, conforme descrito no passo anterior para encontrar o furo. A reparação do furo no pneu da bicicleta pode ser apenas um contratempo para um ciclista experiente, mas vale a pena despender mais alguns minutos a mergulhar o pneu reparado em água antes de voltar a montar a roda.

Passo 5: Encher novamente o pneu

Agora, volte a encher o seu pneu. Comprove que enche com a pressão correta para os seus pneus. Não se esqueça de levantar a roda do solo e colocá-la a rodar para comprovar que está tudo a funcionar corretamente.

Passo 6: voltar a montar tudo!

Após comprovar que a reparação foi bem sucedida, pode voltar a montar tudo na bicicleta. Este processo é, essencialmente, a operação inversa de tudo o que fez para retirar os pneus e as rodas.

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