Passo 2: desmontar o pneu
Antes de conseguir retirar o pneu, precisa de o esvaziar, se já não estiver vazio devido ao furo. Para isso, retire a tampa de proteção da válvula e pressione o pino pequeno no centro para libertar o ar restante que ainda possa existir.
- Primeiro, desencaixe os talões do aro
- Pressione no canal do aro.
- Retire o segundo talão com a mão
Se usar pneus Tubeless Ready, não se esqueça de recolher o vedante.
Sugestão: desmonte o seu pneu TLR num local que se possa sujar.
(Quando desmontar um pneu Tubeless Ready, as gotas de vedante podem pingar nas superfícies mais próximas).
Em seguida, use um par de alavancas para desmontar pneus e coloque-as debaixo do aro do pneu. Se o seu pneu usar uma câmara de ar (ou se não tiver a certeza), tenha cuidado para não forçar demasiado, porque poderá danificar ou rasgar a câmara de ar. Assim que conseguir retirar parte do flanco do pneu do aro, comece a percorrer todo o aro. Quando tiver retirado completamente um lado do pneu do aro, já deverá conseguir colocar a alavanca no outro flanco lateral do pneu e desmontar o pneu com as suas mãos. Tenha cuidado para não entalar os dedos. Quando o primeiro talão do pneu tiver passado o gancho do aro, faça o mesmo com o segundo talão.
Passo 3: efetuar a reparação
- Como reparar furos no pneu de bicicleta tubeless: o seu kit de reparação de furos deve incluir instruções específicas, mas certifique-se de que a área a reparar se encontra limpa e seca antes de iniciar a reparação. Com um pneu tubeless, é frequente a reparação ser aplicada na parte interior do pneu. Respeite o tempo recomendado pelo kit de reparação de furos antes de voltar a proceder à montagem do pneu. Tenha em atenção que alguns danos não podem ser reparados e que podem afetar a sua segurança. Se tiver dúvidas com os pneus tubeless, a MICHELIN aconselha a contactar um profissional certificado.
- Como remendar furos na câmara de ar: essencialmente, as instruções fornecidas sobre como reparar um furo num pneu de bicicleta sem câmara de ar também se aplicam aqui. Precisa de encher a câmara de ar com algum ar, até ganhar forma para não ficar dobrada. Não se esqueça de que a reparação é feita na parte exterior da câmara de ar, com o remendo virado para dentro. O restante procedimento é basicamente idêntico. Mais uma vez, certifique-se de que a área de reparação está limpa e respeite o tempo recomendado antes de voltar a proceder à montagem do pneu.
Kit de reparação de furo
Com o kit de reparação da MICHELIN, deve seguir estes passos:
- Após identificar o furo
- Limpe bem a zona do furo com lixa. ATENÇÃO: Tenha cuidado para não danificar a camada hermética na parte interior do pneu ou os cabos de reforço (para tubeless).
- Certifique-se de que a zona limpa é maior do que o remendo, para garantir uma boa aderência.
- Retire a película protetora do remendo, garantido que a parte do remendo que vai entrar em contacto com a câmara de ar (ou o pneu tubeless) não está contaminada. Encha ligeiramente a câmara de ar antes de aplicar o remendo.
- Aplique o remendo pressionando com força em toda a sua superfície, em especial nas extremidades. Aguarde entre 2 e 3 minutos até o remendo secar.
- Agora o furo está reparado.
Passo 4: testar
Antes de voltar a montar tudo, volte a fazer o teste da água no seu pneu, conforme descrito no passo anterior para encontrar o furo. A reparação do furo no pneu da bicicleta pode ser apenas um contratempo para um ciclista experiente, mas vale a pena despender mais alguns minutos a mergulhar o pneu reparado em água antes de voltar a montar a roda.
Passo 5: Encher novamente o pneu
Agora, volte a encher o seu pneu. Comprove que enche com a pressão correta para os seus pneus. Não se esqueça de levantar a roda do solo e colocá-la a rodar para comprovar que está tudo a funcionar corretamente.
Passo 6: voltar a montar tudo!
Após comprovar que a reparação foi bem sucedida, pode voltar a montar tudo na bicicleta. Este processo é, essencialmente, a operação inversa de tudo o que fez para retirar os pneus e as rodas.