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Como encher um pneu de bicicleta para obter uma performance otimizada

Ao encher os pneus da bicicleta adequadamente, terá a oportunidade de aproveitar todas as suas capacidades e desfrutar melhor o seu passeio. Como garantir uma boa ligação com a válvula da câmara de ar e manter a pressão certa? Leia para saber as respostas.

Como encher um pneu de bicicleta – passo a passo




A operação para encher os pneus de bicicleta é bastante simples, se seguir estes passos:


 

  1. Verifique a pressão recomendada para os seus pneus MICHELIN. Tenha em mente que as pressões máxima e mínima indicadas na flanco do pneu são válidas apenas para a montagem do mesmo.
     

  2. Retire a tampa da válvula da câmara de ar, mas deixe-a para poder ser colocada posterioramente.
     

  3. Verifique o tipo de válvula usada na câmara de ar: as válvulas Schrader são largas e planas, enquanto as válvulas Presta são finas e estreitas com uma ponta na extremidade. Também existem outros dois tipos de válvulas menos utilizadas: as Wood e Regina.

  1. Comprove que a sua bomba de ar tem o acessório correto para o tipo de válvula instalado, caso contrário não será possível encher o pneu. A maioria das bombas de ar de qualidade incluem acessórios para ambos os tipos de válvula.
     

  2. Se a válvula apresentar uma porca de bloqueio no seu veio, no caso das válvulas Presta, deverá desapertar a porca. Depois, toque na extremidade da válvula para confirmar que está a libertar ar. Isso também significa que a câmara de ar está pronta para voltar a ser enchida.
     

  3. Junte a bomba de ar à válvula. Algumas são ligadas diretamente, outras dispõem de uma tubagem flexível para esta operação. De qualquer forma, alinhe a bomba com cuidado sobre a válvula para que a ligação seja feito de forma correta. Não tente fazer a ligação com a bomba inclinada e desalinhada relativamente à válvula.
     

  4. Faça uma ligação estanque, encaixando a bomba com firmeza sobre a válvula. Agora pode começar a encher o pneu. Tenha o cuidado de manter o alinhamento enquanto enche o pneu, para evitar qualquer dano na válvula, em especial com as válvulas Presta.
     

  5. Acione a bomba para cima e para baixo ou para a frente e para trás, prestando atenção ao manómetro de pressão, até atingir a pressão pretendida. Tenha em mente que a agulha de pressão irá oscilar enquanto enche o pneu com ar. Verifique a leitura de pressão com a agulha em repouso.
     

  6. Retire a bomba assim que o pneu tiver alcançado o nível de pressão correto. Faça esta operação com cuidado, mas rapidamente, para minimizar qualquer perda de ar. Volte a colocar a porca de bloqueio, caso exista, e volte a colocar o tampão de válvula.
     

  7. Em seguida, pegue o outro pneu da bicicleta e repita a operação. Uma boa sugestão é voltar a confirmar, mais uma vez, a pressão do primeiro pneu. Qualquer diminuição da pressão pode indicar a presença de um furo lento, como um pequeno furo na câmara de ar, um vedante defeituoso ou a base do aro danificada. Isso indica que precisam de ser reparados ou substituídos.

Como encher um pneu de bicicleta sem uma bomba manual

De uma forma geral, as bombas manuais são ideais para os ciclistas porque são pequenas e fáceis de transportar nos passeios. Algumas até foram pensadas para serem fixadas no quadro da bicicleta, o que as torna ainda mais práticas. Contudo, poderá não ter uma bomba manual à disposição. Neste caso, que outras soluções existem para encher os pneus de bicicleta?

Encher o pneu de bicicleta na estação de serviço ou com um compressor

Poderá sempre encher o pneu de bicicleta numa estação de serviço ou com um compressor de ar. É preciso ter cautela ao escolher esta solução para encher o pneu de bicicleta. Como os pneus dos carros costumam ter válvulas Schrader, a bomba de ar disponível na estação de serviço poderá ser adequada, se a sua bicicleta também usar este tipo de válvula. As ligações da válvula Presta não estão disponíveis nestas bombas de ar. Contudo, encher os pneus de bicicleta com este tipo de equipamento pode debitar demasiada pressão e provocar o rebentamento da câmara de ar. Além disso, esta situação pode causar danos à sua bicicleta e ferimentos nas pessoas próximas. Se possível, a MICHELIN recomenda evitar as bombas de ar das estações de serviço, exceto quando disponibilizam configurações específicas para ciclistas.

Encher um pneu de bicicleta com uma bomba de pé

Atualmente, muitos ciclistas amadores preferrem a utilização de uma bomba de pé em vez de uma bomba de mão.

Como se enchem os pneus de bicicleta com uma bomba de pé?

O processo é bastante semelhante ao usado com uma bomba manual. A única diferença é que a bomba de pé fica assente no chão quando está ligada à válvula. Assim, em lugar do movimento para a frente e para trás associado à bomba de mão, enche os pneus exercendo uma pressão para baixo com o seu pé. Além disso, estas bombas também costumam apresentar um manómetro de grande dimensão e fácil de ler, que é outra característica muito útil. A única desvantagem é que as bombas de pé são mais pesadas e volumosas do que a maioria das bombas manuais.

Encher um pneu de bicicleta com um cartucho de CO₂

É possível usar cartuchos de CO₂, que são muito práticos em caso de emergência. Contudo, esta solução pode ser perigosa devido à alta pressão e ao arrefecimento imediato do cartucho quando é aberto. Por isso, o mais adequado é contactar um profissional certificado ou o fabricante para saber o que fazer.

Por que motivo é tão importante encher os pneus de bicicleta corretamente?

Encher os pneus da sua bicicleta com a pressão correta é importante por três razões, que serão explicadas posterioramente de maneira detalhada.

Melhor resistência ao rolamento

Pedalar numa bicicleta com um pneu vazio ou com pressão insuficiente é muito menos agradável e pode ser perigoso, especialmente em estrada ou na cidade, onde as superfícies são mais planas (em comparação com a utilização em todo-o-terreno onde existem muitos obstáculos). Essencialmente, está relacionado à resistência ao rolamento. Ou seja, quando os pneus de bicicleta apresentam uma pressão reduzida, um perfil mais retilíneo, o que resulta em uma maior fricção, obrigando o ciclista a esforçar-se mais. Esta situação dificulta muito mais o pedalar, mesmo em superfícies ótimas, como estradas de alcatrão recentemente repavimentadas. Assim, os pneus vazios resultam em menor velocidade, maior fadiga e muito menos diversão ao pedalar.

Contudo, esta afirmação tem de ser avaliada relativamente aos pneus das bicicletas de montanha, onde uma pressão mais reduzida pode ser vantajosa para o ciclista. De facto, uma pressão adequada conforme ao terreno e as suas inúmeras condicionantes (ou obstáculos) oferece um melhor compromisso entre aderência, resistência ao rolamento e performance em termos de velocidade.

Melhor performance

É ainda mais importante saber até que valor se devem encher os pneus das bicicletas de estrada quando a bicicleta é usada em competição. Sem o nível correto de pressão nos pneus, os ciclistas ficam com uma desvantagem considerável. Mesmo os ciclistas mais fortes, com uma pedalada muito potente, terão muito mais dificuldade em acelerar e manter a sua velocidade máxima se os pneus das suas bicicletas de competição não estão a pressão ideal.

Melhor manobrabilidade

Por fim, encher corretamente o pneu de uma bicicleta não implica apenas conseguir rodar mais depressa e mais longe. O enchimento excessivo ou insuficiente dos pneus dificulta bastante mais a manobrabilidade da bicicleta. Se deseja ter a melhor aderência no solo, deve prestar atenção que pneus de qualidade, como aqueles fabricados pela Michelin, devem ser enchidos com a pressão ideal para oferecer a melhor performance de manobrabilidade, especialmente em curva ou em travagem. Uma manobrabilidade melhorada também significa conseguir pedalar com mais segurança, o que é essencial, quer sejam bicicletas urbanas, bicicletas de crianças, bicicletas de montanha ou bicicletas de estrada.

Pode encontrar mais informações no nosso guia de pressão dos pneus.

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