Uma receita 100% sustentável...

Sustainable Materials - POR

... Mais complicada do que parece.

Quadro de pessoal:

Quase 130000 empregados em 170 países
Mais de 6000 pessoas dedicadas à I+D em 350 áreas de especialização

Ingredientes:

Mais de 200 componentes!

Meios:

7 centros de investigação e desenvolvimento no mundo
117 centros de produção em 26 países
10000 patentes que englobam o design e o fabrico dos pneus

Ingredientes

Um pneu Michelin é agora mais do que nunca um objeto de alta tecnologia em que intervêm mais de 200 ingredientes.

Perfeitamente doseados, interagem para conseguir um conjunto de performances, tanto em matéria de segurança e conforto como de redução do impacto ambiental. 

Entre as diversas famílias de materiais que constituem estes ingredientes podemos citar: o caucho natural, o caucho sintético, o metal, os cabos têxteis, as cargas de reforço (negro de carbono, sílica…), os plastificantes (resinas…) e outros elementos como o enxofre para a vulcanização.

vision durable produits

A Michelin tem o compromisso de que todos os componentes do pneu sejam sustentáveis. Para consegui-lo, o Grupo apoia-se na sua maturidade tecnológica avançada no âmbito dos materiais e na sua própria incubadora de novas tecnologias.

Por citar apenas um exemplo, a Michelin produzirá butadieno a partir de biomassa (resíduos de madeira, cascas de arroz, folhas e talos de milho) para substituir o butadieno procedente do petróleo. O butadieno é um dos componentes do caucho sintético, utilizado no fabrico de pneus.

Mas há muitos outros projetos em curso para reciclar plástico (PET), poliestireno ou recuperar o negro de carbono a partir de pneus usados. De igual modo, a Michelin lançou uma dinâmica cujo objetivo é utilizar a menor quantidade possível de matéria-prima nos pneus mantendo o máximo de rendimento e eficácia. A sua finalidade é limitar o impacto ambiental e influir favoravelmente na resistência ao rolamento do pneu, com a consequente redução das emissões de CO2.

Para conseguir o objetivo da Michelin de um pneu 100% sustentável, o caucho natural que continua a ser o ingrediente principal no fabrico do pneu, também deve proceder de uma produção responsável. A Michelin comprometeu-se desde o primeiro momento para que a sua produção fosse eco-responsável e benéfica para todas as partes interessadas.

Para além de inúmeros materiais, a excelência dos pneus Michelin baseia-se igualmente em processos de montagem complexos e de fabrico únicos.

Os Especialistas da Michelin

No mundo inteiro, mais de 6000 pessoas do Grupo (engenheiros, químicos e desenvolvedores) esforçam-se para atingir o objetivo que a Michelin determinou para que os seus pneus sejam 100% sustentáveis em 2050.

Além dos seus conhecimentos especializados e da sua experiência única, a Michelin é consciente de que a velocidade e a natureza das inovações requerem novas formas de colaboração. É por isso, o Grupo situa-se como elemento de coesão de parceiros tecnológicos inovadores e precursores, e não duvida em aproximar mundos muito distantes.

vision durable consortium 1600

Este vídeo faz referência explícita às tecnologias desenvolvidas com os nossos parceiros de inovação. 

Por ordem de aparecimento:

Axens e IFP Energies nouvelles (projeto BioButterfly)

Para a produção de butadieno a partir de biomassa (resíduos de madeira, cascas de arroz, folhas e talos de milho).

Pyrowave
 

Para produzir estireno reciclado a partir de resíduos plásticos de poliestireno (caixas de iogurte, bandejas alimentares, embalagens…)

Carbios

Para a produção de têxteis reciclados a partir de resíduos de PET (garrafas de plástico para água, sumos de fruta, óleos e azeites de cozinhar ou embalagens de detergente lava-loiça).

Enviro

Para produzir negro de carbono reciclado a partir de pneus usados.

Está a utilizar um navegador não suportado
Está a utilizar um navegador que não é suportado por este site. Isto significa que algumas funcionalidades podem não funcionar como pretendido, o que pode levar a comportamentos anormais quando estiver a navegar no site. Utilize ou atualize/instale um dos seguintes navegadores para tirar o melhor proveito deste site.
IE
firefox 66+
chrome 72+
edge 17+
safari 12+
opera 58+