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Alpine A290

Uma colaboração à medida com a Michelin

Para transpor a agilidade e o prazer de condução características do A110 para o próximo citadino elétrico A290, a Alpine Cars recorreu à Michelin para desenvolver os pneus do primeiro modelo "Dream Garage" da marca. Philippe Mérimée, Diretor de Condução e Manobrabilidade da Alpine, e Frédéric Brigaud, Technical Account Manager da Michelin para a Alpine, falam da associação quase fusional entre as duas empresas.

The tyres on the Alpine A290 are designed by Michelin | Renault Group

Sendo o único ponto de contacto entre um veículo e a estrada, os pneus desempenham um papel fundamental na determinação das qualidades dinâmicas de qualquer automóvel. São ainda mais críticos quando se trata de carros desportivos como o A110, e é por isso que a Alpine não hesitou em planear o próximo A290.

Uma longa associação baseada na inovação

A colaboração que existe atualmente entre as duas empresas é tanto mais justificada quanto segue uma longa tradição que remonta aos anos 60, altura em que a Michelin estava envolvida no desenvolvimento da tecnologia radial que revolucionava o mundo dos pneus. A montagem dos monolugares de Fórmula 3 da Alpine, com suspensão regulável, permitiu aperfeiçoar o conceito e eliminar o fenómeno de rotura a alta velocidade que dificultava o trabalho dos engenheiros da Michelin.

Partnership Alpine A290 electric city car

Os pneus para o veículo citadino 100% elétrico Alpine A290 foram desenvolvidos pela Michelin no âmbito de uma colaboração exclusiva.

Desde então, as duas empresas continuaram a trabalhar em estreita colaboração, tanto nos automóveis de produção como nos desportos motorizados. Foi precisamente com a Alpine que a Michelin introduziu os primeiros pneus de corrida slick, nas 24 Horas de Le Mans em 1967. A ideia foi imediatamente adotada pela Fórmula 1! Foi também com a Alpine e a Michelin que a tecnologia radial triunfou pela primeira vez no Campeonato do Mundo de Ralis (em 1973) e em Le Mans (1978).

Tendo em conta o sucesso mais recente do A110, havia todas as razões para alargar a parceria sob a forma de uma colaboração exclusiva. O valor da nossa associção  deve-se a ter lançado as bases de um verdadeiro projeto de desenvolvimento conjunto numa fase muito precoce, sublinha Philippe Mérimée, especialista em condução e comportamento da Alpine.

Futuro Alpine A290: Três pneus MICHELIN personalizados com marca exclusiva

Alpine A290: Uma gama com três pneus específicos de 19 polegadas

O A290 será equipado com uma gama de três pneus marcados nas suas jantes de 19 polegadas:

  • O pneu MICHELIN Pilot Sport EV: um pneu de verão desportivo com uma eficiência energética otimizada graças à sua baixa resistência ao rolamento, combinando aderência, durabilidade e autonomia.
  • O pneu MICHELIN Pilot Sport S5: o pneu de verão mais desportivo concebido para extrair todo o potencial do A290 em piso seco e molhado. Um pneu de alto desempenho disponível exclusivamente como equipamento de origem.
  • O pneu MICHELIN Pilot Alpin 5: um pneu de inverno que oferece um elevado nível de aderência para enfrentar todo o tipo de condições invernais, nomeadamente em tempo frio e em piso molhado ou coberto de neve.
Pneus MICHELIN para o novo Alpine A290

Equilíbrio perfeito e especificações para veículos elétricos: o desafio do A290

O desenvolvimento de um pneu é um verdadeiro desafio, ainda mais para um veículo elétrico. Deve garantir a sua autonomia e ter em conta uma nova distribuição de peso associada a um binário instantâneo elevado. Com 3,99 metros de comprimento, o Alpine A290 reúne características que lhe permitem atingir novos limites. A curta distância entre eixos aumenta a agilidade, enquanto a via mais larga aumenta a estabilidade, especialmente em travagem. As vias mais largas permitem também aumentar a secção transversal do piso em mais de 15%, para 225 mm de largura, aumentando assim a superfície de contacto com o solo.

Os pneus MICHELIN desenvolvidos em conjunto para o A290 têm em conta estes novos parâmetros para maximizar as prestações do veículo. Foram necessários nada menos que dois anos de desenvolvimento para encontrar a fórmula perfeita.

Marcação exclusiva "A29" desenvolvida pela Michelin para o Alpine A290

A marcação do pneu A290 será "A29". Isto significa que os clientes terão o mesmo desempenho quando substituírem os seus pneus: um equilíbrio perfeito entre segurança, autonomia, maneabilidade, durabilidade, conforto e acústica.

A dimensão dos pneus, uma decisão conjunta

"A dimensão dos pneus é essencial para atingir os níveis de desempenho dinâmico, de resistência, de massa, de autonomia e de eficiência energética exigidos", explica Frédéric Brigaud, responsável técnico da Michelin para a Alpine.

A escolha para o A290 acabou por recair sobre 225-40-R19, o que equivale a uma largura de piso de 225 mm, associada a uma altura de flanco que corresponde a uma relação altura/largura de 40% e a um diâmetro interior da roda de 19 polegadas.

Um projeto lançado em 2021

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O Alpine 290β prefigura o futuro automóvel citadino 100% elétrico Alpine A290, que será apresentado em junho de 2024.

"A cooperação técnica entre a Alpine e a Michelin para o A110 começou em 2012. A do A290 começou em 2021. "Nessa altura, não existia nada de concreto", diz Frédéric Brigaud, "mas pudemos trabalhar no caderno de encargos com os elementos que tínhamos virtualmente".

Posteriormente, as duas entidades puderam iniciar o processo de desenvolvimento propriamente dito, incluindo um programa de testes conjunto para avaliar as opções de pneus montados num carro de laboratório preparatório que prefigurava o modelo futuro. A maioria destes testes, que duram normalmente uma semana, foram realizados no campo de provas da Michelin em Ladoux, perto de Clermont-Ferrand, em França, onde é possível reproduzir um vasto espetro de condições, incluindo uma superfície molhada com uma profundidade de água constante. O último teste conjunto teve lugar no início de 2024, nas instalações da Indra, no sul de Espanha.

Os dados obtidos no decurso deste ciclo de desenvolvimento são valiosos para estabelecer a especificação final do pneu para o A290 antes do lançamento público do carro em junho de 2024.

(c) Diretor: Hervé CHERVY - Produtor: DPPI MEDIA

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