PRESSÃO DOS PNEUS DE BICICLETA
A PRESSÃO DOS PNEUS varia em função do peso do ciclista, mas outros parâmetros como a seção (largura) do pneu, a bicicleta (suspensões dianteiras ou totalmente suspensas em MTB) e utilização também são importantes na escolha final.
POR QUE OTIMIZAR A PRESSÃO DOS PNEUS DE BICICLETA?
A pressão dos pneus de bicicleta vai influenciar sobre a velocidade, sobre o esforço, o conforto do ciclista e também sobre o risco de perfuração.
O objetivo é obter a regulagem que lhe permitirá economizar suas forças (você gastará mais energia se você usar um pneu mal inflado) e melhorar sua velocidade enquanto você mantém o máximo conforto, sabendo que quanto mais o pneu for inflado, maior será a percepção de irregularidade do terreno. Um pneu muito inflado - ao contrário do que a maioria pensa - diminui os desempenhos na frenagem reduzindo a transmissão de energia sobre certas superfícies.
Os números indicados abaixo são referências preciosas para REGULAR A BOA PRESSÃO DO PNEU de acordo com seu peso e tipo de bicicleta que você usa (bicicleta de Estrada, MTB ou City Trekking / VTC). Mas não hesite em ajustá-los levemente de acordo com sua prática e, sobretudo, de acordo com a superfície que você percorre. Um bom ENCHIMENTO DE PNEU, é um enchimento sob medida!
COMO MENSURAR A PRESSÃO DOS PNEUS?
Simplesmente utilize um MANÔMETRO especialmente projetado para mensurar a pressão dos pneus. Em geral, o instrumento é usado para exibir a pressão em DIFERENTES UNIDADES DE MEDIDA, incluindo BAR e PSI.
AS DUAS PRINCIPAIS UNIDADES DE MEDIDA
A PRESSÃO MÍNIMA (chamada também de baixa pressão) e a PRESSÃO MÁXIMA (chamada também de alta pressão) são indicadas na maioria das vezes sobre os flancos dos pneus de Estrada, MTB ou City. Elas são expressas tanto em BAR quanto em PSI. O BAR é próximo da pressão atmosférica; o PSI é uma unidade anglo-saxônica significa « pound per square inch » (« libra por polegada quadrada»).