Dicas para conduzir na neve e no gelo

Desde estradas com gelo e noites escuras e nebulosas até tempestades de neve inesperadas, o inverno pode ser uma época do ano difícil nas estradas. Conduzir na neve e no gelo em segurança e viajar em condições difíceis exige uma abordagem muito mais paciente, bem como algumas preparações essenciais para garantir que se encontra na melhor posição possível para enfrentar os elementos durante a sua condução no inverno.

Prepare o seu carro para conduzir no inverno

Antes de mais, verifique se os seus pneus estão em boas condições, com a pressão adequada e com, pelo menos, a altura mínima do piso para poder conduzir no inverno - na maioria dos países, a medida mínima é de 1,6 mm.

Se, no local onde vive, enfrenta condições de inverno rigorosas e prolongadas, valerá a pena trocar os seus pneus de verão por pneus de inverno, tais como os pneus da gama MICHELIN Alpin, que oferecem uma grande melhoria da tração na neve e no gelo devido ao seu padrão do piso mais espaçado e profundo. Se não se sentir confortável com a condução numa estrada de montanha no inverno, considere investir em correntes de neve para usar nas estradas com neve, que vão melhorar a sua tração na estrada.

Se viver num local com invernos mais amenos e quedas de neve ocasionais, poderá ser uma boa alternativa equipar o seu carro com pneus all season que vão ajudar a garantir a sua segurança na estrada quando as temperaturas descerem.  

Não se esqueça de limpar a neve do seu veículo, repor o nível do anticongelante no líquido de limpeza do para-brisas e retirar o gelo do para-brisas antes de arrancar.

Os pneus de inverno tornam a condução mais segura na neve e no gelo

Tome algumas precauções ao conduzir com neve e gelo

A travagem pode ser mais difícil ao conduzir na neve e ao conduzir com gelo, por isso, circule devagar e aumente a distância de paragem habitual entre o seu carro e o carro da frente em, pelo menos, 10 vezes, especialmente nas estradas com muito gelo.
Evite derrapagens com travagens suaves e tenha precauções adicionais para conduzir apenas quando tiver recuperado do cansaço e estiver alerta. Permaneça na sua faixa, deixe espaço suficiente para os outros veículos e desative a velocidade de cruzeiro porque esta funcionalidade pode aumentar o risco de derrapagem. A não ser que tenham espalhado sal nas estradas, deve evitar conduzir diretamente nos trilhos criados pelos outros veículos quando conduzir na neve ou no gelo, porque é mais difícil obter aderência na neve compactada do que na neve fresca.
Se vai realizar uma viagem mais longa, será importante levar alguns mantimentos de emergência no carro, caso acabe por ficar retido pelas condições meteorológicas, tais como comida, roupa quente e uma lanterna. 

Conduzir um carro automático na neve

Se estiver a conduzir um carro automático na neve, poderá verificar que já dispõe de um “modo neve” que ajuda a conduzir com mais segurança e a reduzir a potencial derrapagem das rodas. Alguns carros automáticos podem ter 2 posições no seletor de velocidades, neste caso coloque na posição 2: são utilizadas apenas as 2 primeiras velocidades. A caixa de velocidades mantém uma condução a baixa velocidade, que é muito útil caso tenha de abordar uma inclinação acentuada, gelo ou neve. Também permite a utilização do travão-motor. Para os condutores com caixa manual, use uma mudança mais alta para melhor controlo.

Descubra as nossas gamas de pneus para todas as estações e inverno.

Está a utilizar um navegador não suportado
Está a utilizar um navegador que não é suportado por este site. Isto significa que algumas funcionalidades podem não funcionar como pretendido, o que pode levar a comportamentos anormais quando estiver a navegar no site. Utilize ou atualize/instale um dos seguintes navegadores para tirar o melhor proveito deste site.