
Como é que uma condução ecológica pode ajudar a poupar combustível?
Como é que uma condução ecológica pode ajudar a poupar combustível?
Atualmente, existe um interesse crescente nas técnicas de “condução ecológica” ou “condução verde”. Vamos analisar ao pormenor o que significa condução ecológica, e como alguns comportamentos de condução podem ajudar o ambiente e ainda poupar dinheiro no seu orçamento de combustível.
O conceito “ecológico” da condução ecológica representa dois princípios.
Deixamos 9 sugestões de condução ecológica para reduzir a sua pegada de carbono e poupar dinheiro.
Pneus com pressão insuficiente aumentam os consumos de combustível, para além de influenciarem o controlo do veículo. Por outro lado, os pneus com pressão excessiva reduzem os consumos de combustível mas aumentam as distâncias de travagem e reduzem a vida útil do pneu. Os níveis de pressão adequados costumam figurar no manual de manutenção do veículo, no porta-luvas, na porta ou na tampa do depósito de combustível.
Os pneus identificados como “consumo eficiente de combustível” foram concebidos para criar uma resistência ao rolamento reduzida que também ajuda a reduzir, de forma significativa, o consumo de combustível do carro. Um sistema de etiqueta pode ajudar a identificar o pneu mais eficiente: procure o pictograma com a “bomba de gasolina” na etiqueta e escolha os pneus com classificação A.
a etiqueta apresenta a eficiência de combustível do pneu, classificada de A a E (sendo A a mais eficiente).
Por exemplo, evite acelerar até ao semáforo para depois travar. Em vez disso, anteveja a situação e deixe a distância suficiente para o carro desacelerar suavemente.
Nem sempre é fácil nas zonas urbanas, mas as constantes paragens e arranques vão pesar nos seus consumos de combustível. Uma das formas de obter consumos mais baixos (litros por cada 100 km) na condução em cidade é descontrair! Não precisa de estar sempre a colar-se ao carro da frente. Felizmente, muitos dos carros modernos estão equipados com modos de condução urbana concebidos para reduzir o consumo de combustível.
Quanto mais depressar alterar a velocidade de um objeto, mais força vai necessitar. Um incremento repentino na velocidade vai exigir uma dose extra de energia e, por conseguinte, afetar o seu nível de combustível.
Não apenas por uma questão de segurança, os limites de velocidade ajudam a reduzir o consumo de combustível e das emissões poluentes.
Deixar o carro rolar com uma velocidade engrenada pode ser uma excelente forma de aumentar a autonomia. Por exemplo, ao aproximar-se de uma descida, deixe o carro rolar e a gravidade fará o resto do trabalho. Se depois se vai deparar com uma subida, comece a acelerar assim que chegar ao final da descida. E a utilização do Cruise Control? Embora prático na autoestrada, é melhor desativar este sistema em terrenos inclinados.
Tanto para a sua carteira como para o ambiente, evite deixar o carro a trabalhar sem necessidade. Isto inclui as paragens para fazer um telefonema, esperar no carro quando vai buscar as crianças ou, até mesmo, quando está preso em engarrafamentos.
Uma utilização desnecessária implica maior consumo de combustível e mais CO₂ na atmosfera. A baixa velocidade, opte pela ventilação ou por abrir as janelas.
Cyrille Roget, o Diretor de Comunicações Técnicas e Científicas da Michelin, sugere alguns exemplos específicos sobre como poupar combustível com as técnicas de condução ecológica.
Ele explica, “Acelere suavemente, aproveitando a potência do automóvel durante o arranque, por exemplo.” Não há necessidade de acelerar o mais rápido possível. Da mesma forma, em termos de velocidade: “respeite os limites de velocidade na autoestrada para poupar combustível. Não precisa de acelerar nas subidas, pode sempre deixar o carro abrandar um pouco nos planos inclinados.”
Nas zonas urbanas, Cyrille comenta, “a tentação é permanecer muito próximo do veículo que segue à nossa frente. Em algumas cidades, os condutores podem desenvolver uma condução brusca. Mas o segredo é manter o seu próprio ritmo, e antecipar as situações tanto quanto possível.”
E qual é um dos fatores mais importantes em termos de poupança de combustível para obter a média de consumo de combustível mais baixa? Os pneus! Cyrille explica que muita da energia “desperdiçada” (combustível que não é usado para movimentar as rodas do carro) se perde devido à resistência ao rolamento: “esta perda representa até 20%, ou seja, um depósito de combustível em cada cinco. E quando se considera a quantidade de combustível que gastamos no carro por ano, compreendemos que uma quantidade significativa.”
A solução para reduzir a resistência ao rolamento (sem perder a tração) é usar os pneus adequados. Veja, por exemplo, os novos pneus MICHELIN e.PRIMACY. Concebidos especificamente a pensar em todos os aspetos da condução ecológica, ajudam os condutores a poupar combustível e dinheiro devido à sua resistência ao rolamento extremamente baixa(1).
Com a melhor resistência ao rolamento face à média dos seus concorrentes premium (1), os MICHELIN e.PRIMACY oferecem 0,21 litros de combustível a cada 100 quilómetros e cerca de 80 € durante a vida útil do pneu (2,3). Num veículo elétrico, a autonomia aumenta em cerca de 7%, em comparação com outros pneus da sua categoria, o que representa 30 km, numa autonomia estimada de 400 km (4).
A indústria automóvel estar a dar passos significativos no sentido de melhorar o impacto dos veículos no ambiente, através de inovações como os pneus MICHELIN e.PRIMACY ou os pneus MICHELIN PILOT SPORT EV. Mas o condutor também tem um papel importante a desempenhar. Como pudemos ver, a condução ecológica não é apenas uma forma de poupar combustível, dinheiro e manter a segurança na estrada, mas a mentalidade da condução verde também é fundamental se seguirmos juntos com destino a um futuro verde.
Pneus para suv-4x4
Pneus para carro
Veículo elétrico ou híbrido
MICHELIN e.PRIMACY: para veículos elétricos, híbridos ou consumo eficiente de combustível.
Pneus para carro
Veículo elétrico ou híbrido
Controlo para desportivos elétricos concebido para durar.
Créditos fotográficos:
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Kiyoshi Hijiki / Getty
Legal mentions
(1) A categoria dos pneus MICHELIN e.PRIMACY é definida como um dos pneus de verão Premium, tais como os das marcas CONTINENTAL, GOODYEAR, BRIDGESTONE, PIRELLI, DUNLOP, e que não são dedicados a aplicações de Equipamento Original (ou seja, não são concebidos para atingir objetivos específicos de cada construtor automóvel), sendo pneus que podem ser adquiridos nos revendedores.
Teste de resistência ao rolamento - Testes de resistência ao rolamento, realizados em máquina pela Applus Idiada, a pedido da Michelin, em junho (em pneus novos) e agosto (com desgaste de 2 mm) de 2020, na dimensão 205/55 R16 91V, ao comparar os MICHELIN e.PRIMACY (novos: 5,58 kg/t e gastos: 5,13 kg/t) com os MICHELIN PRIMACY 4 (novos: 7,74 kg/t e gastos: 6,25kg/t); BRIDGESTONE TURANZA T005 (novos: 7,17 kg/t e gastos: 5,81 kg/t); CONTINENTAL ECOCONTACT 6 (novos: 6,39 kg/t e gastos: 5,49 kg/t); CONTINENTAL PREMIUM CONTACT 6 (novos: 8,93 kg/t e gastos: 6,94 kg/t); DUNLOP BLURESPONSE (novos: 7,97 kg/t e gastos: 5,54 kg/t); GOODYEAR EFFICIENT GRIP 2 (novos: 7,01 kg/t e gastos: 5,38 kg/t); PIRELLI CINTURATO P7 BLUE (novos: 6,96 kg/t e gastos: 6,30 kg/t); PIRELLI CINTURATO P7 (novos: 8,79 kg/t e gastos: 6,97 kg/t).
(2) Enquanto novos, os MICHELIN e.PRIMACY geram, em média, menos 2 kg/t de resistência ao rolamento do que os seus concorrentes, representando uma redução no consumo de combustível de até 0,21 l/100 km, equivalente a uma melhoria nas emissões de C02 de até 5 g com o VW Golf 7 1.5 TSI ou equivalente, e a uma melhoria de até 7% em autonomia com o VW e.Golf.
Durante a sua utilização, os MICHELIN e.PRIMACY geram, em média, menos 1,5 kg/t de resistência ao rolamento do que os seus concorrentes, representando uma melhoria equivalente a uma poupança de até 80 € em combustível. Esta melhoria é equivalente a uma redução de até 174 kg de C02. Os ganhos de utilização são estimados, tendo por base a média dos dados comparativos entre um pneu novo e um pneu com um desgaste de 2 mm, na sua performance de utilização em condições reais - Todos os ganhos são estimados numa base de 35 000 km e um preço de combustível de 1,46 €/l (https://ec.europa.eu/energy/data-analysis/weekly-oil-bulletin_en 06/01/2020 ponderado entre os 10 principais países com deslocações em veículos a combustão em território nacional e estrangeiro - https://ec.europa.eu/ eurostat/web/transport/data/database). Os preços de combustível e as poupanças associadas podem variar consoante os hábitos de condução, tipo de veículo ou pressão dos pneus.
(3) Aumento da autonomia da bateria dos veículos elétricos e redução de CO2. Enquanto novos, os MICHELIN e.PRIMACY geram, em média, menos 2 kg/t de resistência ao rolamento do que os seus concorrentes, representando uma redução no consumo de combustível de até 0,21 l/100 km, equivalente a uma melhoria nas emissões de CO2 de até 5 g com o VW Golf 7 1.5 TSI ou equivalente, e a uma melhoria de até 7% em autonomia com o VW e.Golf.