Ruído do carro: os automóveis elétricos são mais silenciosos do que os automóveis de combustão?

O ruído do tráfego provém do ruído do motor, ruído dos pneus, ruído da estrada e ruído sibilante. Mas os automóveis elétricos fazem menos ruído do que os automóveis de combustão? Encontra as respostas neste artigo. 

Ruídos dos carros de combustão: quais são os sons feitos pelos veículos de combustão interna?

Num motor de combustão interna, o principal ruído do automóvel que o condutor ouve (exceto se houver um problema com o veículo) é o motor. Este ruído do automóvel resulta da termodinâmica: dado que a energia térmica é transformada em energia mecânica para propulsar o veículo, os cilindros do motor produzem pulsações (sons) que são emitidos através da válvula de escape.

Ruídos dos automóveis elétricos: o que esperar?

4w rt tire michelin pilot sport ev en product in context 2 nosignature 16 slash 9

Os automóveis elétricos são mais silenciosos do que os automóveis de combustão?  Um veículo elétrico, na sua essência, não tem um motor. Em lugar disso, tem um sistema de motor acionado por uma bateria. Ao contrário da termodinâmica, o eletromagnetismo não provoca emissões de ruído. Desta forma, o motor é praticamente silencioso.

Talvez até demasiado silencioso! Os veículos elétricos são bastante mais silenciosos do que os veículos de combustão interna. A velocidades reduzidas (abaixo dos 30 km/h) são tão silenciosos que, para reduzir o risco de acidentes com os peões, a UE implementou um regulamento para veículos elétricos, obrigando a um ruído mínimo de 56 decibéis a velocidades reduzidas.

Isto é o equivalente ao ruído produzido por uma máquina de lavar, um computador de escritório ou o burburinho de um restaurante quase vazio... Em média, os automóveis com motor de combustão interna aproximam-se dos 65 decibéis, o que é equivalente a uma sala de aula em trabalho 

Ruído dos pneus durante a condução de um automóvel elétrico

Contudo, o ruído de um automóvel elétrico que vai ouvir, é o ruído dos pneus: o som dos pneus a rolar sobre a superfície da estrada (que é geralmente descrito com um rugido baixo no carro, um pouco como um ruído de fundo).

Os pneus para carros elétricos fazem mais ruído do que os dos veículos com motores de combustão interna? Não,
se ouvir mais o rolamento do pneu sobre a superfície da estrada, é porque o motor elétrico quase não faz ruído. Fica mais sensível a qualquer ruído adicional.

Este ruído dos pneus depende das condições da estrada que geram vibrações no habitáculo. Até mesmo em autoestrada, nem sempre encontra o mesmo tipo de superfície da estrada. É aqui que os fabricantes de pneus e de automóveis têm um verdadeiro desafio nas suas mãos. 

Som sibilante proveniente do automóvel

O ruído do pneu também depende da velocidade a que conduz. Quanto mais depressa conduzir, mais vai ouvir o som sibilante proveniente do automóvel.

Isto é algo em que a MICHELIN está a trabalhar muito para que os condutores possam desfrutar da condução de um veículo elétrico.

Para a Michelin, a solução para minimizar este ruído dos pneus é uma combinação complexa de padrão de piso e da tecnologia Acoustic® da marca, que reduz o ruído interior percecionado em até 20%. (1) 

Encontre os pneus Michelin perfeitos para si em segundos