Motorsport, um acelerador da inovação
PORQUE É QUE COMPETIMOS?
Ao longo de décadas orgulhamo-nos de ter demonstrado em todo o mundo o rendimento dos nossos pneus de competição. No entanto, hoje em dia a natureza de motorsport mudou.
O colossal desafio que enfrentamos é desenvolver pneus tudo sustentáveis para o mercado de massas, cujo design e produção tenham um impacto limitado sobre os recursos da Terra, a biodiversidade e as emissões de CO₂, sem diminuir as performances que tornaram a marca MICHELIN um êxito.
Por isso, mais que nunca, o mundo motorizado serve de inestimável campo de provas e acelerador da inovação tecnológica. As condições extremas inerentes ao automobilismo brindam-nos com a oportunidade de inovar, experimentar em tempo recorde, aprender, conceber novas soluções e acelerar o desenvolvimento de soluções sustentáveis que se tornem num benefício de todos.
COMPETIMOS POR UMA VIDA MELHOR EM MOVIMENTO
Dedicamo-nos à competição para oferecer aos nossos parceiros um rendimento que dure desde a saída até à meta. O nossos compromisso consigo é oferecer-lhe uma experiência de condução segura que dure desde o primeiro quilómetro até ao último quilómetro graças a pneus nos quais pode confiar até ao limite legal de desgaste.(1)
Continuamos a competir para superar novos desafios. Os nossos pneus contêm uma proporção cada vez maior de matérias-primas de origem biológico e recicláveis (2). Os materiais avançados que desenvolvemos nos desportos motorizados beneficiarão a todos os pneus MICHELIN a partir de 2025.
Corremos para encontrar respostas, simular, aprender da ciência de dados e superar-nos a nós mesmos. O nosso uso da engenharia de simulação no automobilismo está num processo de estender-se à produção de pneus, o que se traduz numa importante poupança de recursos e emissões de CO₂.
LE MANS: O NOSSO CENÁRIO FAVORITO PARA A INOVAÇÃO DESDE HÁ 100 ANOS
As 24 Horas de Le Mans disputadas em estradas normalmente abertas ao tráfego quotidiano, submetem os nossos pneus a limitações excecionais, desde a superfície irregular da pista até às mudanças repentinas de tempo temperatura. No entanto, os nossos pneus devem oferecer performances impecáveis e perfeitamente equilibradas, assim como, segurança, aderência e versatilidade desde o início da corrida até à linha de meta.
Inovação que mudaram a mobilidade:
1923 - 2023: Repetidas inovações a favor de performances duradouras
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Le Mans 2023: continuamos a inovar para um futuro sustentável
As 24 Horas de Le Mans do centenário não serão uma exceção no que respeita às inovações da Michelin:
Os últimos MICHELIN Pilot Sport Endurance Slicks e Wets concebidos para os emocionantes protótipos Hypercar de hoje foram concebidos de forma totalmente virtual utilizando tecnologia de simulador. O processo foi alargado ao desenvolvimento de pneus para o mercado de massas, o que se traduz numa importante poupança de recursos e de emissões de CO₂.
Este ano, apresentaremos um pneu de competição que contém 63% de materiais sustentáveis (materiais renováveis ou recicláveis de base biológica) para o protótipo de hidrogénio de GreenGT e ol Porsche GT4 ePerformance totalmente elétrico. Este sucesso foi possível graças ao nosso conhecimento dos materiais sustentáveis no contexto dos pneus, sem detrimento nem das suas performances, nem do impacto no meio ambiente global.
OS NOSSOS PNEUS ESTÃO CONCEBIDOS PARA VENCER
Somos o fabricante de pneus com mais vitórias nos principais campeonatos mundiais da FIA e FIM nos últimos 50 anos.
MICHELIN, PNEU OFICIAL MOTOGP™
AS 24 HORAS DE LE MANS
OS NOSSOS PARCEIROS CONFIAM EM NÓS
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Também confia nos pneus MICHELIN em circuito ou estrada
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Confie na MICHELIN para uma vida melhor em movimento
Os mais exigentes confiam nos nossos pneus: consumidores, construtores, atores do mundo motorizado e líderes de opinião chave pedem os nossos produtos.
Atuar para reduzir o impacto no meio ambiente
Lideramos o caminho até a uma mobilidade com um impacto no meio ambiente reduzido⁽³⁾ e inovamos investindo para além dos pneus.
A vanguarda da mobilidade elétrica
Estamos na vanguarda da mobilidade elétrica. Os nossos engenheiros trabalham em estreita colaboração com os construtores de carros, scooters e bicicletas para conceber pneus com performances que importam aos proprietários de veículos elétricos.
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(1) Entende-se por último quilómetro até à profundidade mínima legal do piso (1,6 mm na Europa). Consulte a profundidade mínima legal do piso no seu país. Encontrará mais informação em aqui
(2) Michelin considera que os materiais sustentáveis são materiais recicláveis ou materiais de origem biológico renováveis na escala de tempo de uma vida humana e que não competem com o setor alimentar. Michelin não considera sustentáveis os materiais naturais não renováveis ao longo da vida humana, como o petróleo. Por isso, alguns materiais, ainda que sejam de origem mineral natural, como a sílica, não são tidos em conta na definição de "material sustentável" da Michelin. Os materiais recicláveis são as matérias-primas geradas por qualquer operação de reciclagem mediante a qual os resíduos industriais ou pós-consumo se reprocessam em produtos, materiais ou substâncias. Exclui-se a reutilização energética e o reprocessamento de materiais para a sua utilização como energia. (Baseado na definição da Diretiva Europeia de Resíduos).
(3) Para mais informação aqui