Alinhamento e equilibragem das rodas: quando realizar?

Um alinhamento das rodas ou equilibragem das rodas incorreto pode ter consequências para a sua segurança e para a vida dos seus pneus, resultando em custos evitáveis. 
Neste artigo vamos analisar em pormenor o que é a equilibragem de rodas e quando deve ser realizada. Também vamos abordar as consequências de um alinhamento de rodas incorreto e como solucionar esta situação.  

Equilibragem das rodas

O que é a equilibragem das rodas?

Quando mencionamos a equilibragem das rodas, estamos a falar do conjunto pneu + jante. Uma roda pode estar desequilibrada quando uma zona do pneu ou da jante for mais pesada ou mais leve do que as outras. É esta massa distribuída de forma desigual que cria um desequilíbrio. 

A equilibragem das rodas é uma intervenção que pretende compensar a roda com uma massa para restaurar o seu equilíbrio e otimizar a rotação.

Como é que as rodas ficam desequilibradas?

Geralmente, quando os pneus estão montados, se existir um ligeiro desequilíbrio no pneu ou na roda, estes efeitos contribuem para amplificar o desequilíbrio dinâmico. Desta forma, o equilíbrio dinâmico deve ser realizado sistematicamente sempre que os pneus são substituídos ou voltam a ser montados.

O equilíbrio está associado à montagem. É realizado de forma sistemática pelo profissional sempre que procede à montagem dos pneus.

Porque é que a equilibragem das rodas é importante?

Se for suficientemente grande, qualquer desequilíbrio no conjunto da roda e do pneu pode gerar vibrações na suspensão e na estrutura do veículo a velocidades específicas. Essas vibrações, além de poderem tornar a condução desagradável, também podem acelerar o desgaste do piso dos seus pneus e dos componentes da suspensão no seu veículo. 

O desgaste prematuro leva a um aumento dos custos, porque vai obrigar a uma substituição precoce dos pneus.A equilibragem das rodas garante evitar o incómodo das vibrações desconfortáveis no carro e a despesa antecipada de substituir o pneu com um desgaste desigual.

Como posso saber se as minhas rodas estão desequilibradas?

O principal sinal é quando sente vibrações durante a condução, o que causa desconforto.Pode sentir estas vibrações no volante, no piso, no painel de instrumentos ou os bancos.

Por vezes, o desequilíbrio só é notado quando se atinge determinada velocidade que representa frequências de vibração naturais nos sistemas de suspensão e estrutura do veículo, por exemplo.

Quando devo realizar a equilibragem das rodas?

Sempre que é montada uma roda é necessário proceder à equilibragem.Se a roda tiver batido, por exemplo, numa berma, a jante pode ter ficado danificada e a roda pode necessitar de voltar a ser equilibrada. Se tiver dúvidas, consulte um profissional.

Como é realizada a equilibragem das rodas?

Os profissionais usam um calibrador para detetar as zonas desequilibradas do conjunto do pneu e da jante. Em seguida, coloca pesos no exterior ou no interior da jante, nos pontos detetados pela máquina, para compensar o desequilíbrio.
- Nas jantes de aço: o profissional fixa os pesos nas flanges da jante.
- Nas jantes de alumínio: o profissional coloca os pesos autocolantes atrás dos raios para evitar danificar a jante.

Equilibragem das rodas perto de mim

Se sentir uma vibração ou pretender trocar pneus, pode encontrar um profissional perto de si através do nosso Localizador de revendedor.

Alinhamento das rodas

O que é o alinhamento das rodas?

Ao contrário da equilibragem, que incide normalmente sobre o conjunto do pneu e da jante, o alinhamento influencia a suspensão do veículo.Alinhar a suspensão do veículo implica ajustar o ângulo das jantes de acordo com as especificações do construtor. Isto inclui ajustar o alinhamento e o sopé do veículo, como vamos analisar de forma mais pormenorizada.
Esta é uma operação complexa que deve ser realizada por um especialista.

Como posso saber se as minhas rodas estão desequilibradas?

Um desgaste desigual ou uma vida útil reduzida dos pneus são sinais que podem indicar um problema de alinhamento.

Se notar, por exemplo, que o ombro do pneu está mais gasto que o restante, é urgente verificar o alinhamento da suspensão do seu veículo e ajustar, se necessário.

Nestas imagens, estão indicadas as áreas do pneu afetadas:

worn tyre

Um desgaste desigual ou uma vida útil reduzida dos pneus são sinais que podem indicar um problema de alinhamento.

Se notar, por exemplo, que o ombro do pneu está mais gasto que o restante, é urgente verificar o alinhamento da suspensão do seu veículo e ajustar, se necessário.Nestas imagens, estão indicadas as áreas do pneu afetadas:

O desalinhamento pode originar:

•    alterações no comportamento do veículo, em especial, uma fraca aderência à estrada colocando em risco a segurança dos passageiros (o veículo tende a puxar para um lado da estrada).
•    desgaste prematuro dos seus pneus obrigando à sua substituição antecipada
•    consumo excessivo de combustível.

Como é que o alinhamento das rodas pode ser afetado?

O desalinhamento pode ser provocado depois de bater num lancil, passar por um buraco ou, em casos mais graves, resultantes de um acidente.

Qual a importância de ajustar o alinhamento das rodas?

O alinhamento correto das rodas ajuda a otimizar a manobrabilidade do veículo e a vida útil dos pneus.

Além disso, poupa dinheiro devido:

•    maior durabilidade dos pneus
•    menor consumo de combustível

Como ajusto o alinhamento das minhas rodas?

Esta operação deve ser realizada por um profissional equipado. Os ajustes necessários serão realizados de acordo com as recomendações do construtor para otimizar o comportamento do veículo.

Durante a verificação da geometria, são verificados vários ajustes, incluindo o paralelismo e o sopé, que têm um impacto direto na longevidade dos pneus.

1/ Alinhamento ou paralelismo

O alinhamento ou paralelismo é referente às rodas do mesmo eixo.

Esquerda: as rodas dianteiras têm um defeito de fecho: convergem para o interior.
Direita: as rodas dianteiras têm um defeito de abertura: estão viradas para fora.

wheel alignment

parallelisme

Esquerda:Nos países onde se conduz pela esquerda, ocorre o oposto. O condutor compensa a direção para a direita, desgastando prematuramente o pneu da direita. 

Direita:  Nos países onde se conduz pela direita, a inclinação da estrada puxa o carro para a direita. Desta forma, o condutor vira ligeiramente para a esquerda para compensar. Neste caso, o pneu da esquerda terá um desgaste maior.

2/ Sopé

O sopé é a inclinação vertical da roda em relação ao veículo quando visto de frente.

Esquerda: No lado esquerdo um sopé negativo.

Direita: No lado direito um sopé positivo.

camber

Se este ângulo for muito grande, o pneu terá um desgaste desigual.

- Sopé positivo é quando o topo da roda se afasta do veículo. Um sopé positivo em excesso desgasta o pneu na extremidade exterior.

- Sopé negativo é quando o topo da roda está inclinado para o interior do veículo. Um sopé negativo em excesso desgasta o pneu na extremidade interior.

O ângulo de sopé é estudado e ajustado para cada veículo, de forma a manter o pneu o mais plano possível no solo, tanto a direito como em curva. Se existir uma grande diferença nos ângulos de sopé entre as rodas dianteiras, o veículo tenderá a puxar de forma evidente para um lado.

Quando devo verificar o alinhamento das rodas?

Recomenda-se que verifique o alinhamento das rodas sempre que verificar um desgaste irregular dos pneus, se detetar qualquer alteração na manobrabilidade ou direção e quando coloca pneus novos.

O desgaste dos pneus é verificado durante a inspeção técnica ao veículo. Se o técnico identificar um desgaste anormal, também pode aconselhar a verificar o alinhamento.

microsoftteams image 10

Alinhamento das rodas perto de mim

Pode recorrer ao nosso seletor de revendedor: vai ajudar a encontrar o especialista de pneus mais próximo.

Encontre pontos de venda de pneus perto de si em segundos

Car
  • Car
  • Motorbike
Car
  • Car
  • Motorbike
Localizar-me

Cinco grandes cidades de Portugal

Está a utilizar um navegador não suportado
Está a utilizar um navegador que não é suportado por este site. Isto significa que algumas funcionalidades podem não funcionar como pretendido, o que pode levar a comportamentos anormais quando estiver a navegar no site. Utilize ou atualize/instale um dos seguintes navegadores para tirar o melhor proveito deste site.