O que pode provocar um desgaste excessivo ou irregular dos pneus?


É normal que após a sua utilização os pneus comecem a apresentar um desgaste progressivo ao longo do tempo. Mas, por vezes, devido a condições específicas de utilização, os pneus podem apresentar um desgaste anormal ou irregular, que pode reduzir o seu tempo de vida útil.  Eventualmente, algumas das causas do desgaste irregular dos pneus podem enfraquecer a estrutura reforçada do pneu, mas antes disso acontecer, podem ocorrer outras consequências menos óbvias, como o aumento no consumo de combustível.

Este artigo é sobre as causas do desgaste excessivo ou irregular dos pneus, como prevenir estas situações e como pode saber quando é tempo de substituir os seus pneus?

Causes of tyres wearing

1.º exemplo: pneus com desgaste no lado exterior (ambas os bordos) ou desgaste arredondado 

Desgaste dos pneus na zona central

Pneus com desgaste nos bordos exteriores ou piso parece arredondado.

Desgaste excessivo do pneu em ambos os bordos, provocando um efeito de piso arredondado em lugar de plano, pode indicar um enchimento insuficiente.  Quando o pneu não está suficientemente cheio, a carga na área de contacto com a superfície da estrada não é uniforme. A parte central da área de contacto não é devidamente apoiada e a carga é transferida para os bordos exteriores (também denominados ombros). Uma maior carga nos ombros origina um desgaste mais rápido dos pneus nos bordos exteriores.

Um pneu com enchimento insuficiente tende a uma maior flexibilidade e a funcionar a uma temperatura superior ao normal. Esta situação acelera o desgaste da borracha e aumenta a resistência ao rolamento o que, por sua vez, aumenta o consumo de combustível. 

Como evitar um desgaste excessivo dos pneus nos bordos exteriores?

Para evitar este desgaste anormal, o seu pneu deve utilizar a pressão de enchimento recomendada, através de um manómetro de pressão fiável e deve verificar a pressão, pelo menos, uma vez por mês com os pneus à temperatura ambiente.

Para saber qual a pressão recomendada, consulte o manual do proprietário do seu veículo ou o autocolante que se encontra no pilar da porta do condutor.

2.º exemplo: desgaste dos pneus na zona central

Desgaste dos pneus na zona central

Tyre wearing in the centre

Um desgaste dos pneus excessivo na parte central pode indicar um enchimento excessivo.

Se o pneu apresentar um enchimento excessivo, é a parte central do piso que vai suportar a maioria da carga, pelo que o desgaste será mais rápido do que nos ombros.

Um ligeiro sinal de desgaste na zona central dos pneus traseiros, por exemplo, pode resultar da forma como o construtor concebeu o seu veículo, mas é importante verificar.

Como evitar um desgaste excessivo na parte central?

Verifique a pressão dos pneus quando estão à temperatura ambiente, através de um manómetro de pressão fiável. Aplique a pressão que é recomendada pelo construtor do seu veículo.

Para saber qual a pressão recomendada, consulte o manual do veículo ou o autocolante que se encontra no pilar da porta do condutor.

3.º exemplo: desgaste dos pneus na parte exterior, desgaste dos pneus no interior (apenas um bordo) ou padrões de desgaste do pneu

Desgaste dos pneus na zona exterior ou interior

Desgaste dos pneus na zona exteriorDesgaste dos pneus na zona interior (um bordo)

tyre wear patterns

Padrões de desgaste dos pneus irregulares ou desiguais

O desgaste excessivo num dos lados do pneu, ou padrões de desgaste irregulares ou desiguais, pode indicar um problema na suspensão do veículo. Este tipo de desgaste pode ocorrer quando o alinhamento ou a geometria do sopé da roda é incorreto ou quando os componentes da suspensão como os casquilhos ou amortecedores não estão em condições.

Exemplo das escolhas de sopé e da geometria de alinhamento

camber

SOPÉ

alignment

ALINHAMENTO

Como corrigir o desalinhamento da suspensão?

Solicite uma avaliação da geometria do seu veículo a um profissional que poderá realizar as afinações necessárias dos diferentes ângulos e substituir eventuais componentes danificados ou desgastados.

Saiba mais sobre a geometria.

Como saber quando os pneus precisam de ser substituídos?

Existe legislação definida para a profundidade mínima do piso dos pneus. A profundidade mínima do piso para automóveis, comerciais e veículos 4x4 deve ser de, pelo menos, 1,6 mm através de uma banda contínua que inclua ¾ da parte central da largura do piso e à volta de toda a circunferência do pneu.

Assim que o desgaste se aproximar deste limite, os pneus precisam de ser substituídos.

Quando o desgaste dos pneus atinge um ponto em que os pneus precisam de ser substituídos

Mas tenha em atenção:

  • A pessoa que conduz tem a responsabilidade de verificar se os pneus estão em condições para circular.  Usar pneus não adequados para circular pode implicar multas para o condutor.
  • Contudo, se substituir os seus pneus antes de atingir a profundidade mínima do piso, aumenta os custos de propriedade do veículo, os resíduos e as emissões de CO2.


Felizmente, existe uma forma de determinar quando é que chegou o momento de substituir os seus pneus.

Os indicadores de desgaste do pneu no pneu

Indicador de desgaste do pneu

Um indicador de desgaste do pneu é uma pequena banda elevada, com 1,6 mm de altura, na base das ranhuras principais do piso, colocada a determinado intervalo à volta do piso do pneu.

Quando a altura do piso fica alinhada com os indicadores de desgaste do pneu, é o momento de substituir os seus pneus.

Nas zonas exteriores (ombros) podem não existir indicadores de desgaste do pneu. Neste caso, a restrição legal é não ter uma escultura slick.

zoom bibendum

Como localizar o indicador de desgaste do pneu?

Os indicadores de desgaste do pneu encontram-se à volta do pneu (geralmente, nas ranhuras principais) com vários intervalos à volta da circunferência do pneu.

Nos pneus MICHELIN, o pequeno logótipo do BIBENDUM no flanco facilita a identificação dos indicadores de desgaste do pneu.

Os seus indicadores de desgaste do pneu revelam que chegou o momento de substituir os seus pneus?

Identifique que pneu é mais adequado para o seu carro

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