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Quando devo verificar o alinhamento da direção?

Se notar que o seu veículo puxa significativamente para a esquerda ou para a direita enquanto conduz numa estrada reta e plana, com vento cruzado fraco, ou se os seus pneus tiverem um desgaste anormal, o alinhamento da direção pode precisar de ser ajustado. Deve. portanto, levar o seu veículo a um revendedor de pneus Michelin ou a uma oficina de confiança para verificar o alinhamento da direção. Este é um processo simples, que pode exigir um ligeiro ajuste dos componentes da suspensão dianteira e/ou traseira. Se as rodas do seu veículo não estiverem corretamente alinhadas, poderá ocorrer um desgaste anormal dos pneus.

O alinhamento da direção também pode ser chamado de alinhamento da suspensão.
Verifique sempre o alinhamento da direção do seu veículo quando:

  • O seu veículo bater em algo (por exemplo, um lancil ou numa grande irregularidade da estrada).
  • Reparar que os seus pneus têm um desgaste anormal ou irregular.
  • Sentir problemas na direção ou no comportamento, como:
    • o seu veículo puxa ou desloca-se para um lado;
    • o volante não se recentra facilmente após uma curva
    • o volante permanece virado ao conduzir em linha reta.
  • Compra um novo jogo de pneus e quer que eles durem o máximo possível.
  • Substituir componentes de suspensão ou direção.

 

Porque é que o alinhamento da direção é importante?

O alinhamento da direção pode afetar o desgaste que os pneus suportam. O alinhamento normal na maioria dos veículos tem como objetivo minimizar o desgaste e maximizar o conforto do condutor e do passageiro. O alinhamento correto das quatro rodas irá reduzir o desgaste dos pneus, aumentar a vida útil e o desempenho, e diminuir o consumo de combustível.  Também melhorará o comportamento e a segurança do veículo, reduzindo os problemas de direcionamento e estabilidade.

Alinhamento da direção versus equilibragem das rodas

Muita gente confunde o alinhamento da direção com a equilibragem das rodas. São duas coisas completamente diferentes. O alinhamento da direção, ou ajuste da geometria do eixo, como às vezes é chamado, consiste em ajustar os ângulos das rodas de modo a que elas fiquem com as especificações do fabricante do veículo. Por outro lado, a equilibragem das rodas permite que as rodas rodem sem gerar vibrações desnecessárias.

Porque é que a direção se desalinha?


A direção pode ficar desalinhada quando bate num lancil ou quando passa por cima de um buraco, ou em circunstâncias mais graves, como acidentes, que podem desalinhar a suspensão do seu veículo. O desalinhamento também pode ocorrer quando os componentes da suspensão se desgastam ou quando são substituídos. Quando a direção não está alinhada, os pneus podem desgastar-se mais rapidamente, especialmente nas extremidades, e o comportamento do veículo também pode ser afetado adversamente. Normalmente, não será necessário substituir os seus pneus antes do esperado.

Até mesmo um pequeno desalinhamento pode causar problemas


O objetivo do alinhamento correto da direção é proporcionar um comportamento ótimo do veículo e maximizar a vida útil dos pneus.
As principais razões para ter a direção corretamente alinhada são:

  • Economizar dinheiro, visto não ser necessário substituir os pneus com tanta frequência.
  • Maior duração dos pneus.
  • Melhor comportamento do veículo.
  • Uma condução mais suave com menos resistência ao rolamento dos pneus.

 

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Quanto tempo demora para alinhar a direção e quanto custa?

A maioria dos problemas de alinhamento dianteiro e traseiro pode ser resolvida em cerca de 30 minutos. Utilize o Localizador de revendedores Michelin para encontrar o revendedor mais próximo e informar-se sobre os custos de alinhamento da direção. O alinhamento da direção não é mais do que o ajustamento dos ângulos das rodas em relação ao veículo, de acordo com as especificações do fabricante do veículo. Mesmo que ouça expressões como convergência, divergência, sopé positivo ou negativo, o alinhamento da direção em si não é complexo. Na verdade, alinhar a direção é uma operação muito simples.

Como é feito o alinhamento da direção?

O alinhamento da direção envolve o ajuste dos ângulos das rodas, de modo a que elas tenham a convergência/divergência e o sopé especificados. Os três principais ajustes que podem ser feitos em termos de alinhamento são o sopé, o avanço e a convergência/divergência.

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Sopé

O sopé é o ângulo de inclinação vertical da roda em relação ao veículo quando vista da frente do veículo. Se a roda estiver muito inclinada, ocorrerá um desgaste irregular.

  • Sopé positivo é quando o topo da roda se afasta do automóvel. Um sopé muito positivo faz com que os pneus se desgastem no bordo externo.
  • Sopé negativo é quando o topo da roda se inclina em direção ao automóvel. Um sopé muito negativo faz com que os pneus se desgastem no bordo interno.

O ângulo de sopé é determinado e ajustado para cada veículo, de modo a otimizar o comportamento do pneu em linha reta e em curvas. Se existir uma grande diferença entre os ângulos de sopé das rodas dianteiras, o veículo tenderá a puxar para um lado.

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Convergência/divergência


A convergência/divergência identifica a direção em que os pneus estão a apontar em relação ao eixo longitudinal do veículo. A convergência/divergência é normalmente expressa como a diferença na distância entre a parte frontal das rodas e a parte traseira das rodas do mesmo eixo.


Os valores de convergência/divergência afetam o comportamento do veículo e a sua estabilidade em linha reta.

 

  • Convergência é quando a parte frontal das rodas de um eixo está mais próxima do que a parte traseira das rodas. Se a convergência for muito grande, o piso do pneu tenderá a ter um desgaste maior nos bordos externos. O piso terá também um desgaste irregular que pode ser sentido ao passar as mãos pelo piso do pneu.
  • Divergência é quando a parte traseira das rodas de um eixo está mais próxima do que a parte da frente das rodas. Se a divergência for muito grande, o piso do pneu tenderá a desgastar-se mais nos bordos internos. O piso terá também um desgaste irregular que pode ser sentido ao passar as mãos pelo piso do pneu.
Equilibragem de pneus: o que devo saber?

O que é isso?

  • Por vezes, quando os pneus são montados, a distribuição do peso do conjunto roda-pneu não é perfeitamente uniforme em todo o pneu.
  • Uma roda está desequilibrada quando uma zona é mais pesada ou mais leve que as outras. Daí resultam oscilações laterais e verticais, que podem diminuir a vida útil do piso do pneu, aumentar as vibrações e submeter o seu veículo a esforços mecânicos suplementares.
  • A equilibragem dos pneus compensa as diferenças de peso e garante que o peso do pneu está equilibrado. Um profissional irá adicionar pesos, quando necessário, para compensar o desequilíbrio dos pneus.


Quando devo equilibrar os meus pneus?

  • Quando um pneu é substituído.
  • Quando um peso de equilíbrio é movido ou removido.
  • Quando compra pneus novos.


Como é feita a equilibragem das rodas?

  1. Para equilibrar uma roda, o seu mecânico utiliza uma máquina de equilibragem para determinar onde estão os pontos mais pesados.
  2. Os pesos são então fixados ao exterior ou interior da roda para compensar as forças centrífugas que atuam nas zonas mais pesadas quando a roda está em movimento.


Algum conselho?

Se sentir oscilações laterais ou verticais, ou vibrações, consulte um profissional de pneus o mais depressa possível.