O que são pneus de alta capacidade de carga?

Descubra o que são os pneus de alta capacidade de carga, por que motivo a MICHELIN está a desenvolver estes pneus, e a principal tecnologia usada na sua conceção para obter a performance mais segura e eficiente.

O que são pneus de alta capacidade de carga?

Ao longo da última década, o presente e o futuro da tecnologia automóvel mudou drasticamente, em especial devido à chegada dos veículos elétricos e híbridos. Esta gama, geralmente limitada, obriga todos os condutores a garantir que as estações de carregamento estão no seu trajeto. Estas paragens regulares para recarregar podem aumentar, de forma considerável, o tempo da viagem. A solução é uma bateria maior e mais pesada que pode reter mais carga, permitindo desfrutar de maior autonomia antes de precisar de recarregar. Mas instalar baterias maiores significa um aumento inevitável no peso total do carro.

adobestock 225779830

Como a carga do carro é suportada pelos quatro pneus, precisamos de aumentar a dimensão dos pneus ou usar pneus que possam suportar mais peso, de forma segura. Contudo, muitas vezes, o design dos veículos (especialmente veículos desportivos) impossibilita adicionar pneus maiores, e os pneus de Carga Extra (XL ou EL) existentes no mercado não têm capacidade suficiente para suportar a carga mais pesada, apesar de serem mais fortes e mais robustos que os pneus convencionais. Devido a isso, a associação de fabricantes de pneus, ETRTO (European Tyre and Rim Technical Organisation) definiu um novo padrão de pneu capaz de transportar mais carga do que os pneus XL existentes. Estes pneus são conhecidos como os pneus convencionais de Alta capacidade de carga (HL).

Pneus HL para que tipo de veículos?

Os pneus de alta capacidade de carga são concebidos para suportar veículos mais pesados, como os veículos elétricos, híbridos e SUV. Os pneus HL, que apesar de serem do mesmo tamanho e serem cheios com a mesma pressão, oferecem uma maior capacidade de carga, exigida pelos veículos elétricos e híbridos com baterias de maior dimensão.

Como se pode reconhecer os pneus HL?

Os pneus HL são fáceis de reconhecer, com um prefixo que indica “HL” no flanco antes dos elementos da dimensão.

marquage pneu hl 2

Por que motivo a Michelin está a desenvolver pneus HL?

A necessidade de tecnologia adaptativa e novos designs de pneus ficou evidente com o crescimento e a adoção generalizada de veículos elétricos e híbridos.  É importante que os consumidores possam comprar pneus que sejam concebidos para as necessidades específicas destes veículos. Geralmente, inclui uma carga superior devido às baterias, bem como a capacidade de travagem regenerativa, resistência ao rolamento inferior, ao mesmo tempo que garante a redução ao máximo do ruído para viajar de forma mais silenciosa possível.

Por fim, mas não menos importante, a Michelin desenvolveu estes pneus regulamentares para respeitar as regras de segurança rodoviária e garantir que todos os carros que necessitem possam equipá-los.

Como é que a tecnologia Michelin suporta pneus HL?

A tecnologia usada para criar estes pneus é avançada, estando na linha da frente dos desenvolvimentos nos pneus modernos. Implica recorrer à experiência da Michelin para aumentar a capacidade de transporte de carga da carcaça, mantendo a resistência ao rolamento e o conforto através de uma combinação de compostos, perfil do molde e tipo de reforço. Isto significa adaptar a rigidez do composto do piso de forma a suportar mais carga sem afetar a performance de desgaste e manobrabilidade, bem como reforçar a carcaça do pneu na zona de forças máximas através da utilização de telas mais robustas e compostos mais duros. Por fim, o perfil é otimizado e adaptado para absorver a flexão adicional do pneu, devido ao aumento de peso, sem sacrificar o conforto do condutor e dos passageiros. 

Preciso de pneus HL no meu veículo elétrico?

Depende. Perante um carro com um peso acrescido, ou maior capacidade de carga, existem duas opções. Elas são:

  • Aumentar a dimensão do pneu, sempre que possível
  • Ou, em alternativa, usar o mesmo pneu da mesma dimensão, mas que tenha uma maior capacidade de transporte de carga (HL)


Tenha em atenção que se conduzir um veículo elétrico ou híbrido de grande dimensão e potente, é provável que necessite de pneus HL. Não se esqueça de que os veículos que usam pneus HL precisam de substituí-los por pneus HL novos, sempre que necessário.

Encontre os pneus Michelin perfeitos para si em segundos