Pode alterar a dimensão dos seus pneus?

Pretende alterar a dimensão dos seus pneus? É possível, mas existem algumas restrições. Neste artigo, abordamos estas situações.

Qual é a dimensão de um pneu?

Quando falamos da dimensão de um pneu, na prática, estamos a fazer referência às suas dimensões, que incluem os seguintes elementos encontrados no flanco do pneu:

tyre size
  • A largura (p. ex., 205) em milímetros.
  • O perfil (p. ex., 55) em percentagem. Esta é a relação entre a altura do flanco do pneu e a largura do pneu.
  • O tipo (p. ex., R para radial)
  • O diâmetro (p. ex., 17) em polegadas.
  • O índice de carga (p. ex., 91) Este número é um índice que corresponde à carga máxima que pode ser suportada por um único pneu. Consulte a tabela do índice de carga neste artigo.
  • O código de velocidade (p. ex., V) Esta letra é um índice que corresponde à velocidade máxima a que o pneu pode transportar a sua carga máxima. Consulte a tabela do código de velocidade neste artigo.

Que alterações de dimensão são possíveis?

Num veículo, existe uma dimensão standard proposta pelo fabricante, bem como dimensões opcionais, que oferecem várias alternativas aprovadas pelo fabricante.

Exemplo para um PEUGEOT 308 - 1.2 pure tech de 2021:

195/65 R15 91H
205/55 R16 91V
205/50 R17 93V
225/45 R17 91V
225/40 R18 92V

Por exemplo, é possível selecionar um diâmetro de pneu diferente, geralmente entre três opções. Um carro pode ter um diâmetro de jante aprovado de 15, 16 e 17 polegadas.

Alterar o diâmetro das rodas implica, como é evidente, substituir as jantes, que podem ser feitas de metal laminado, como as originais, ou de alumínio que são mais leves e atrativas.

Aprovações

As várias dimensões fornecidas pelo fabricante automóvel estão todas aprovadas para o veículo.
É muito fácil identificar quais são as dimensões aprovadas: estão geralmente indicadas no autocolante que se encontra na porta do condutor ou no manual do proprietário, podendo também estar no tampão do depósito de combustível.

Posso montar uma dimensão diferente das aprovadas?

É imperativo respeitar as dimensões aprovadas pelo fabricante. Em alguns países, são autorizadas exceções, desde que o diâmetro do pneu respeite um limite máximo, entre -2% e +1,5%.

Recomenda-se que as dimensões aprovadas sejam respeitadas para não comprometer a sua segurança, a dos seus passageiros e dos outros condutores. Ao optar por dimensões não aprovadas, poderá, por exemplo, montar pneus que sejam demasiado largos e ultrapassem de forma perigosa a largura do veículo. Ou pneus com um índice de carga insuficiente, por exemplo, para veículos comerciais cuja função implica o transporte frequente de carga.

Além disso, como o velocímetro tem em consideração o diâmetro das suas jantes, a velocidade apresentada no painel de instrumentos pode ser incorreta, bem como o número de quilómetros no odómetro.

122592729 m

Quais são as consequências se não respeitar a homologação?

Mesmo que seja permitida uma margem de tolerância em alguns países, o incumprimento das dimensões aprovadas implica determinados riscos:

  • Riscos de segurança
  • Multa em caso de verificação pela polícia
  • Recusa de inspeção do veículo
  • Exclusão da cobertura do seguro em caso de acidente
     

Por outro lado, se respeitar as dimensões aprovadas, beneficia de flexibilidade evitando todas estas inconveniências.

Quando tenho de alterar a dimensão dos meus pneus?

Se o seu veículo for importado de outro continente, é aconselhável garantir que os seus pneus cumprem a aprovação local fornecida pelo fabricante.
(Regulamentos R30 e R117 conforme indicado pela marcação E2 no flanco do pneu).

Por exemplo, se importar o seu veículo dos Estados Unidos para a Europa, tem a obrigação legal de realizar a adaptação às homologações europeias e alterar a dimensão dos pneus em conformidade.

Quando é que posso aumentar ou diminuir o índice de velocidade dos meus pneus?

Os pneus usados no inverno (pneus de inverno ou para todas as estações) devem ter aprovação M+S (lama e neve) e 3PMSF (3 Peaks Mountain Snow Flakes).

Se tiverem a etiqueta 3PMSF (certificados para a condução em estradas com neve ou piso molhado), é legalmente autorizado montar pneus de inverno com um índice de velocidade inferior ao recomendado.

Isto porque os condutores reduzem a sua velocidade média no inverno, quando conduzem em estradas com neve.

A única limitação é a necessidade de afixação de uma etiqueta no interior do veículo, visível pelo condutor, para relembrar a velocidade máxima a que pode conduzir. Contudo, se o pneu apresentar apenas marcação M+S, sem 3PMSF, não é permitido por lei reduzir o índice de velocidade, desde janeiro de 2020.

No verão, é possível optar por pneus com um índice de velocidade e/ou carga superior ao especificado pelo fabricante, mas nunca um índice inferior.

Quantos pneus devo trocar em simultâneo?

É imperativo que as alterações das dimensões sejam aplicadas nos quatro pneus, não apenas em dois pneus do mesmo eixo.

Agora que já dispõe de toda a informação que necessita para alterar a dimensão dos seus pneus, pode usar o nosso seletor de pneus abaixo para encontrar o pneu certo para si:

map search desktop

Encontre pontos de venda de pneus perto de si em segundos

Automóvel
  • Automóvel
  • Moto
Automóvel
  • Automóvel
  • Moto
Localizar-me

Encontre os pneus Michelin perfeitos para si em segundos