Pneus para carro elétrico: aumentar a autonomia, o conforto e o desempenho
Os pneus para carros elétricos ou híbridos são idênticos aos dos automóveis com motor de combustão?
Os veículos elétricos e os tradicionais motores de combustão interna (ICE) podem parecer iguais e, por vezes, podem até ser equipados com os mesmos pneus! Qualquer uma das nossas linhas de pneus é apta para os veículos elétricos, enquanto MICHELIN Pilot Sport EV e MICHELIN e-Primacy são especificamente concebidos para satisfazer as exigências dos novos fabricantes de automóveis para os seus veículos elétricos.
Num veículo elétrico equipado com pneus concebidos para essa utilização, a autonomia da bateria e a preservação do silêncio no seu interior são os aspetos mais evidentes. Além disso, assim que carrega no acelerador, tem acesso imediato a 100% da potência do veículo. Enquanto num veículo de combustão interna, a potência do motor é disponibilizada gradualmente. Isto significa que as transferências de peso são mais acentuadas do que num veículo de combustão interna.
Na Michelin, melhorámos continuamente a conceção dos nossos pneus para otimizar o desempenho dos veículos a gasolina e elétricos. A autonomia da bateria, o silêncio no habitáculo e a longevidade dos pneus são otimizados, mantendo um elevado nível de segurança e de prazer de condução do seu veículo elétrico.
Calcular a distância que o seu carro pode percorrer com o depósito cheio não é tão simples como pode parecer. Dois veículos podem começar com a mesma quantidade de combustível e percorrer a mesma distância, mas o seu consumo de combustível à chegada pode ser significativamente diferente devido a vários fatores. Este consumo é quantificado em milhas por galão (mpg), o que equivale a aproximadamente 4,55 litros de combustível. Quanto mais elevado for o número de mpg, mais eficiente é o veículo.
Não só um carro começa com uma classificação mpg, como a distância que o seu veículo pode percorrer varia em função de outros fatores, como o estilo de condução, os pneus e o terreno. É por isso que utilizamos frequentemente a expressão “economia de combustível” em termos de otimização da utilização do combustível pelo motor.
Os pneus para carros elétricos são idênticos para todos os tipos de automóveis?
Michelin concebe os pneus em função da utilização a que se destinam. Um pneu deve responder às diferentes exigências de condução, tal como acontece com todos os outros tipos de veículos.
Quem conduz um automóvel desportivo, por exemplo, tem expectativas bastante diferentes do seu veículo, face a um automóvel citadino. Este tipo de condutor pretende uma excelente precisão da direção. Compram um automóvel desportivo porque, ao virar o volante, sentem a resposta do veículo. Esta é a diversão de condução que procuram. Assim, os pneus para os automóveis desportivos elétricos devem combinar tanto as especificidades dos veículos elétricos como a precisão de condução.
Os desafios para o pneu de um carro desportivo elétrico
Um pneu macio e pouco reativo que não responde tão bem como o veículo afeta toda a experiência e o condutor perde muitos dos benefícios da natureza de alto desempenho do automóvel, daí a necessidade de um pneu de automóvel desportivo capaz de satisfazer os requisitos de um veículo elétrico.
Com esta quantidade de peso e potência, terá de ter um excelente controlo do carro e prestar atenção para preservar a capacidade da bateria, que será reduzida por esta carga adicional.
Como sabe que pneus deve equipar no seu carro elétrico ou híbrido?
A gama Pilot Sport já foi reconhecida por muitos fabricantes de automóveis para satisfazer os requisitos dos seus veículos elétricos, tanto no equipamento original como no mercado de substituição.
O pneu MICHELIN Pilot Sport EV foi concebido para satisfazer as características de desempenho muito específicas exigidas pelos veículos desportivos elétricos no mercado de equipamento original.
O MICHELIN Pilot Sport EV oferece também 60 km de autonomia suplementar(2) e reduz em 20% o nível de ruído percebido(3), para maximizar o seu prazer de condução, durante mais tempo.
Michelin também desenvolve pneus marcados com fabricantes de veículos elétricos como Mercedes-AMG, Porsche e Tesla. Um pneu marcado implica que todas as exigências do fabricante do veículo foram respeitadas, o que também se aplica aos pneus para veículos elétricos.
Para os automóveis citadinos e outros veículos médios e premium opte pelos pneus MICHELIN e·Primacy, os primeiros pneus com design ecológico da marca.
Os pneus MICHELIN e·Primacy marcam um passo importante na evolução dos pneus ambientais.
O pneu MICHELIN e·Primacy é o pneu premium com melhor classificação no mercado em termos de resistência ao rolamento. (4)(5)
Para os veículos elétricos, o pneu MICHELIN e·Primacy pode aumentar a autonomia da bateria até 7%(6). Para além de estas características, outros desempenhos como a aderência em piso molhado e a longevidade são de alto nível(7)(8), oferecendo um elevado nível de segurança.
Michelin adapta uma vasta gama de pneus aos construtores de automóveis elétricos. Reconhece-se pela marcação do pneu no flanco.
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MICHELIN Pilot Sport EV
(1) Estudo interno sobre rigidez em curva realizado em máquina em 10/2020, na dimensão 255/45 R19, que compara o MICHELIN Pilot Sport EV face ao MICHELIN Pilot Sport 4 SUV.
(2) melhor autonomia da bateria para veículos elétricos de alta performance - Estudo interno de resistência ao rolamento efetuado em 10/2020, na dimensão 255/45 R19, que compara o MICHELIN Pilot Sport EV (6,7 kg/t) face ao MICHELIN Pilot Sport 4 SUV (8,8 kg/t). Para um veículo elétrico com um peso total de 2151 kg, com uma autonomia de 540 km, esta diferença de 2,1kg/t resulta num aumento da autonomia em mais de 60 km, ou mais de 10% da autonomia inicial.
(3) - perturbação sonora - Medição de ruído interno, realizado em 2016, na dimensão 245/45 R19, com o KIA Cadenza. Nível de ruído medido na frequência “170-230Hz”. Os resultados podem variar de acordo com o veículo, gama e dimensão de pneus, velocidade e condições da estrada.
MICHELIN e·Primacy
(4) - Teste de resistência ao rolamento - Testes de resistência ao rolamento, realizados em máquina pela Applus Idiada, a pedido da Michelin, em junho (em pneus novos) e agosto (com desgaste de 2 mm) de 2020, na dimensão 205/55 R16 91V, ao comparar os MICHELIN e·PRIMACY (novos: 5,58 kg/t e gastos: 5,13 kg/t) com os MICHELIN PRIMACY 4 (novos: 7,74 kg/t e gastos: 6,25kg/t); BRIDGESTONE TURANZA T005 (novos: 7,17 kg/t e gastos: 5,81 kg/t); CONTINENTAL ECOCONTACT 6 (novos: 6,39 kg/t e gastos: 5,49 kg/t); CONTINENTAL PREMIUM CONTACT 6 (novos: 8,93 kg/t e gastos: 6,94 kg/t); DUNLOP BLURESPONSE (novos: 7,97 kg/t e gastos: 5,54 kg/t); GOODYEAR EFFICIENT GRIP 2 (novos: 7,01 kg/t e gastos: 5,38 kg/t); PIRELLI CINTURATO P7 BLUE (novos: 6,96 kg/t e gastos: 6,30 kg/t); PIRELLI CINTURATO P7 (novos: 8,79 kg/t e gastos: 6,97 kg/t).
(5) A categoria dos pneus MICHELIN e·PRIMACY é definida como um dos pneus de verão Premium, tais como os das marcas CONTINENTAL, GOODYEAR, BRIDGESTONE, PIRELLI, DUNLOP, e que não são dedicados a aplicações de Equipamento Original (ou seja, não são concebidos para atingir objetivos específicos de cada construtor automóvel), sendo pneus que podem ser adquiridos nos revendedores.
(6) Aumento da autonomia da bateria dos veículos elétricos e redução de CO₂ - Quando novos, os MICHELIN e·PRIMACY geram, em média, menos 2 kg/t de resistência ao rolamento do que os seus concorrentes, representando uma redução no consumo de combustível de até 0,21 l/100 km, equivalente a uma melhoria nas emissões de CO₂ de até 5 g com o VW Golf 7 1.5 TSI ou equivalente, e a uma melhoria de até 7% em autonomia com o VW e.Golf.
(7) - Longevidade - O teste de longevidade realizado pela DEKRA TEST CENTER, a pedido da Michelin, em junho-julho de 2020, na dimensão 205/55 R16 91V com o VW Golf 7 compara o MICHELIN e·PRIMACY (100%) face ao MICHELIN Primacy 4 (102,1%); Realização do teste de longevidade realizado com base numa média de utilização real (D50) com 14 460 km percorridos e longevidade extrapolada para 1,6 mm. Vencedor do teste ADAC verão 2020 235/55 R17, realizado pela ADAC com o Ford Kuga em 2020. Este teste foi realizado na dimensão 235/55 R17. O Michelin Primacy 4 é o melhor dos 12 pneus testados, de acordo com as propriedades avaliadas (piso seco e molhado, ruído, desgaste, consumo de combustível). O Michelin Primacy 4 é o vencedor do teste com os seguintes comentários: “Muito equilibrado, com excelente avaliação em piso molhado, desgaste reduzido excelente, muito bom em piso seco” - Classificação 1.0 em Desgaste.
(8) - Piso molhado - O MICHELIN e·PRIMACY tem marcação “B” na escala europeia de Aderência em piso molhado.