Tudo o que precisa de saber sobre vedante de pneus para automóveis

Lembre-se que o spray vedante de pneus para carro, tal como outras opções de reparação de furos, é uma solução temporária e não é recomendável conduzir durante grandes distâncias ou a velocidades elevadas (superiores a 80 km/h). O risco é que o pneu tenha ficado danificado durante o trajeto em que circulou furado ou com baixa pressão antes de o vedante reparar a fuga e restaurar a pressão.

Se os seus pneus estiverem danificados, procure uma avaliação profissional logo que possível.  

Aqui vamos analisar tudo o que precisa de saber sobre o spray vedante de pneu para carro, como usar, quais as suas vantagens, e até que distância e velocidade pode conduzir com o vedante.

O que é um spray vedante de pneus para carro?

Desde conduzir sobre um prego a uma fissura inesperada na borracha, é fácil confrontar-se com pneu do carro furado quando menos espera. Em vez de trocar o seu pneu por um sobressalente, sabia que existe uma forma fácil e imediata de reparar temporariamente o seu furo, sem necessidade de ferramentas, para que possa voltar à estrada e realizar o seu trajeto? 

O vedante de pneu, também conhecido por spray antifuga, é uma solução de reparação temporária de furos bastante popular, um spray para impedir as fugas e que é usado, frequentemente, pelos construtores automóveis que optam por esta solução em conjunto ou em substituição do pneu sobressalente.

Também deve saber que alguns fabricantes de pneus oferecem pneus com vedante pré-furo, injetados diretamente nos pneus, como a tecnologia Selfseal da Michelin . Repara os furos antes de acontecerem. Veda automaticamente o furo, impedindo a fuga de ar e mantendo a pressão de ar nos pneus para que possa continuar a conduzir. 

O vedante de pneus é entregue numa lata pressurizada e ajuda a vedar as fugas do pneu em caso de sofrer um furo. O spray vedante de pneus para carro foi concebido para ser usado depois de ter sofrido o furo. É injetado no pneu através da válvula e, depois de ter solidificado, pode continuar a conduzir. Contudo, depois de conduzir durante algum tempo, verifique a pressão dos pneus e, se necessário, reponha a pressão para os valores indicados.

Quem pode querer usar o spray vedante de pneus?

Sendo uma das formas mais fáceis e mais económicas de reparação de emergência de um pneu furado, este spray antifugas é um produto útil que todos devem ter no seu carro. É uma alternativa temporária prática, caso não tenha um pneu sobressalente disponível. Pode ajudar a conduzir o seu carro até um local seguro, após um furo, ou dirigir-se até à garagem mais próxima para uma avaliação profissional. 

Encontre pontos de venda de pneus perto de si em segundos

Car
  • Car
  • Motorbike
Car
  • Car
  • Motorbike
Localizar-me

Cinco grandes cidades de Portugal

Onde pode comprar o spray de vedante de pneus para carro?

O spray antifuga é extremamente acessível, sendo comercializado em diversos locais, incluindo oficinas e lojas online. 

Como usar um spray vedante de pneu para carro?

O spray antifugas costuma ser disponibilizado numa lata de aerossol pressurizado, sendo aplicado através da válvula do pneu. Para aplicar, siga as instruções apresentas na lata de spray.

Embora o spray antifugas para pneus seja bastante simples de usar, é importante encontrar um local seguro para a sua aplicação. Estacione o seu veículo num local seguro, afastado do trânsito e de outros potenciais perigos, e não se esqueça de vestir o colete refletor antes de colocar o triângulo de emergência, para avisar os outros automobilistas que o seu carro está estacionado à beira da estrada. Depois de o vedante tiver sido adicionado e solidificado, verifique a pressão dos pneus logo que possível. 

237a1702 tyre sealant

Que quantidade de vedante de pneus devo usar?


Uma lata de vedante serve para uma única aplicação e não pode ser reutilizada. Para obter o nível de pressão correta, o aerossol deve ser completamente esvaziado para o interior do pneu que pretende reparar. De forma geral, o líquido antifuro seca no tubo e torna a lata de spray inutilizável, mesmo que contenha algum líquido. 

Depois de usar, não se esqueça de substituir a sua lata de vedante, para uma situação futura, e verifique a data de validade se já tiver comprado a lata há algum tempo. 

A que velocidade se pode conduzir com o vedante de pneus?

Um spray antifugas é apenas uma solução temporária e não deve ser usada para percorrer grandes distâncias ou a altas velocidades acima dos 80 km/h sem que os pneus sejam previamente avaliados por um profissional.  

Devo substituir o meu pneu depois de usar o vedante de pneus para carro? 

Recomenda-se que o pneu seja avaliado por um profissional. Pode acabar por ficar danificado por circular com o pneu furado. O profissional poderá decidir se o pneu precisa de ser substituído. 

Quais são as outras soluções antifuros disponíveis? 

O spray antifugas é uma das várias soluções para solucionar um pneu furado. Aqui fica um breve resumo de algumas alternativas disponíveis:

- Substituir o pneu furado por um pneu sobressalente.
- Usar pneus Run-Flat, que foram especialmente concebidos para resistir aos efeitos de esvaziamento por furo, para que possa continuar a conduzir até uma garagem ou procurar ajuda de um profissional.
- Usar pneus com tecnologia vedante incorporada, como a MICHELIN Selfseal

Encontre os pneus Michelin perfeitos para si em segundos