Como montar um pneu sobressalente?

Ter de parar devido a um pneu furado é uma situação comum que, infelizmente, acontece a todos os condutores em algum momento. É por isso que é essencial saber exatamente como montar um pneu sobressalente quando isso acontecer – e garantir que tem todo o equipamento necessário para realizar uma troca rápida do pneu furado, para que possa voltar à estrada o mais rápido possível.

Trocar um pneu furado por um pneu sobressalente: um guia passo a passo

Felizmente, trocar um pneu não é muito difícil se souber o que precisa de fazer. Aqui vamos mostrar os passos simples que precisa de seguir para solucionar o furo, bem como dar resposta às perguntas mais frequentes sobre como trocar um pneu furado.

Antes de iniciar uma viagem, deve comprovar que leva tudo o que precisa para montar o pneu sobressalente. Deve encontrar tudo o que precisa no seu veículo, mas existem outros extras práticos que pode guardar no porta-luvas para diversas situações de potencial emergência, como uma lanterna ou um kit de reparação de furos para automóvel.

95335891 l

Equipamento essencial que precisa para trocar um pneu:

  • Macaco
  • Manual do proprietário do veículo
  • Pneu sobressalente totalmente cheio (verifique regularmente a pressão do pneu sobressalente!)
  • Chave de cruz


Extras práticos

  • Lanterna
  • Calço para roda
  • Kit de reparação de furo

Um guia passo a passo

Passo 1: sair da estrada e encontrar um local seguro

Assim que perceber que furou o pneu do carro, abrande a velocidade e evite movimentos abruptos. Procure um troço de estrada direito e nivelado, como um parque de estacionamento ou, se necessário, uma berma com espaço suficiente para poder manobrar em segurança à volta do carro.

Passo 2: estacionar o carro e ligar as luzes de emergência

Tenha em atenção que deverá trabalhar no seu veículo apenas num local seguro e autorizado, mantendo o veículo em terreno estável. Certifique-se de que os outros condutores são alertados para a sua operação de substituição do pneu, ligando as luzes de emergência, em especial se estiver perto de estradas com muito tráfego. Não se esqueça de vestir o seu colete refletor e caso tenha um triângulo de sinalização refletor deve colocá-lo a alguns metros de distância da traseira do carro.

Passo 3: colocar as cunhas das rodas em posição

Se tiver cunhas para as rodas, coloque-as à volta dos pneus no lado oposto ao furo, para evitar uma eventual deslocação do veículo (p. ex., se o pneu furado for na traseira, coloque as cunhas no pneu dianteiro). As rodas devem estar bloqueadas, o travão de estacionamento acionado e a mudança engrenada (ou em modo Park nos veículos automáticos), para evitar que o veículo se desloque.

Passo 4: comprovar que tem todo o equipamento necessário

Retire o macaco e a chave de cruz do carro e consulte o manual do veículo para qualquer informação essencial sobre o modelo do seu carro. Localize o seu pneu, que geralmente está no compartimento do piso da bagageira, e comprove que está totalmente cheio. Se existir um local seguro para colocar o pneu, como uma zona com vegetação perto do carro, retire o pneu e coloque-o aí.

Passo 5:  retirar a tampa do cubo ou o tampão da roda do pneu danificado

Se o seu pneu tiver uma tampa do cubo ou um tampão da roda que cubra as porcas, retire estes elementos com a parte plana da sua chave. Coloque estas peças de parte.

Passo 6: desapertar as porcas do pneu

Use a chave de cruz para desapertar as porcas, que podem estar escondidas debaixo da tampa do cubo. Geralmente, são redondas ou sextavadas e podem ser desapertadas ao aplicar pressão e rodar no sentido contrário dos ponteiros do relógio. Não as retire completamente, desaperte apenas ½-1/4 de volta para as desbloquear.

Passo 7: elevar o carro com o macaco

Coloque o macaco debaixo do chassis do veículo, perto do pneu furado. Irá certamente reparar que existe uma área de metal exposta, concebida especialmente para colocar um macaco. Consulte o manual do utilizador para obter mais pormenores e para evitar provocar mais danos.

Assim que tiver colocado o macaco na posição indicada, rode a manivela do macaco no sentido dos ponteiros do relógio até elevar o pneu furado alguns centímetros do solo. Coloque a manivela do macaco debaixo do carro para se manter nessa posição e nunca coloque qualquer parte do seu corpo debaixo do veículo enquanto está a ser suportado pelo macaco. 

Passo 8: retirar as porcas

Continue a desapertar as porcas até as retirar completamente e coloque-as de parte num local seguro.

Passo 9: retirar o pneu

Agarre o pneu e puxe-o do cubo com cuidado e, em seguida, coloque-o de parte em segurança para não rodar.

Passo 10: montar o pneu sobressalente

Pegue no seu pneu sobressalente e alinhe-o com as roscas dos parafusos. Empurre com cuidado até que as roscas tenham atravessado a jante. Volte a colocar as porcas e aperte-as todas à mão antes de verificar que estão todas apertadas.

Passo 11: baixar o carro até ficar a tocar no solo

Desça o macaco para que o novo pneu fique a tocar no chão, mas ainda sem suportar todo o peso do veículo. Aperte as porcas da roda com a chave o mais apertado que conseguir.

Passo 12: acabar de baixar o carro

Assente o carro totalmente no chão e retire o macaco, antes de voltar a verificar o aperto das porcas da roda.

Passo 13: substituir a tampa do cubo

Se for possível usar a tampa do cubo do seu pneu furado no pneu sobressalente, volte a colocá-la agora. Caso contrário, guarde-a.

Passo 14: guardar tudo

Volte a guardar o pneu furado no local onde se encontrava o pneu sobressalente, e comprove que não se esquece do seu equipamento durante a arrumação.

Passo 15: verificação final

Não se esqueça de que a pressão do pneu sobressalente deve ser suficiente para garantir que é seguro conduzir. Se tiver alguma preocupação imediata, contacte o reboque de assistência. Eles podem proceder à substituição do pneu sobressalente por si e garantir que o seu carro está seguro para ser levado até à oficina mais próxima para uma avaliação.

Perguntas mais frequentes

Durante quanto tempo pode usar um pneu sobressalente?

Depende do seu tipo de pneu sobressalente, mas não é habitual serem concebidos para realizar grandes distâncias, nem atingir velocidades elevadas. Alguns modelos de automóveis têm espaço apenas para pneus sobressalentes mais pequenos, que não devem ser conduzidos a mais de 80 km/h, porque oferecem menos tração e têm menos capacidade de manobrabilidade na estrada em condições meteorológicas adversas. Tenha em atenção que o seu pneu sobressalente também pode ser adequado para uma estação do ano diferente daquela que está a usar nos restantes pneus.

Assim que montar o pneu sobressalente, visite um especialista em pneus, logo que possível, para garantir que a roda está segura e para inspecionar o pneu danificado. Se o sobressalente é de Utilização temporária ou de Dimensão reduzida, deve respeitar as restrições indicadas ou descritas no manual do seu veículo. Por norma, visite a sua oficina, logo que possível, para uma avaliação completa e para trocar o pneu furado por um pneu novo.

Quando deve substituir os pneus?

Aconselha-se vivamente a trocar pneus após 10 anos. Contudo, se verificar que o seu pneu está danificado ou que atingiu o limite legal de desgaste do piso antes deste período, deve substituir os pneus.

De uma forma geral, os seus pneus devem ser verificados por um profissional a cada 5-6 anos.

Quanto tempo demora a colocar um pneu sobressalente no seu carro?

Dependendo da sua experiência, um pneu furado pode ser trocado por um pneu sobressalente em menos de 30 minutos, mas leve o tempo que precisar e realize todos os passos em segurança. Além disso, a pressão do pneu sobressalente deve estar no nível correto. É importante verificar regularmente a pressão do pneu sobressalente em cada verificação de segurança com um profissional. Se não se sentir muito confortável a trocar um pneu, pode ser uma boa ideia praticar num local seguro, com o veículo estacionado em casa, por exemplo.

Antes de iniciar uma viagem, deve comprovar que leva todas as ferramentas necessárias para trocar o pneu sobressalente, caso seja necessário. Deve encontrar tudo o que precisa no seu veículo, mas existem outros extras práticos que pode guardar no porta-luvas para diversas situações de potencial emergência, como uma lanterna ou um kit de reparação de furos para automóvel.

map search desktop

Encontre pontos de venda de pneus perto de si em segundos

Automóvel
  • Automóvel
  • Moto
Automóvel
  • Automóvel
  • Moto
Localizar-me

Encontre os pneus Michelin perfeitos para si em segundos