O que são pneus Runflat?

Runflat ou pneu runflat, pneu RFT, circular com pneu furado, pneu à prova de furos, pneu de rodagem sem pressão, pneu de mobilidade alargada, pneu com pressão zero, ZP, EMT, SST, ROF, BSR, ... Certamente, já se cruzou com algum destes termos sem saber realmente o que isso significa. Há já vários anos, que a tecnologia runflat tem sido usada, especialmente em veículos desportivos e premium, como solução contra o risco de acidentes provocados por um furo repentino.

Continue a ler para saber mais com a MICHELIN.

Como funcionam os pneus runflat?

Um pneu runflat foi concebido com flancos reforçados que ajudam a suportar o peso do automóvel e permite continuar viagem após a perda de pressão

 Isto permite que o pneu mantenha a estabilidade suficiente durante algum tempo, evitando que o condutor fique parado na estrada à espera de assistência e possa chegar à oficina mais próxima de forma autónoma.

Como reconhecer os pneus runflat?

Os condutores devem saber identificar se têm um conjunto de pneus runflat montados no seu automóvel, ao verificar o código no flanco dos pneus.

A marcação dos pneus runflat varia de acordo com o fabricante.

Os pneus runflat vendidos pela MICHELIN apresentam o código “ZP” ou “EMT”:
- ZP para Zero Pressão
- EMT para Extended Mobility Tyre, a abreviatura inglesa de pneu de mobilidade alargada

Ao adquirir pneus à prova de furo obtém mais conforto e tranquilidade. Na prática, deixa de precisar de substituir um pneu furado à beira da estrada. Contudo, é importante compreender que não pode ignorar o furo e continuar a conduzir durante muito tempo. É imperativo realizar uma visita à oficina ou centro de montagem de pneus, o mais breve possível.

O que fazer em caso de perda de pressão?

Os automobilistas equipados com pneus runflat podem continuar a sua viagem durante uma distância máxima de até 80 km. Além disso, os condutores podem continuar a circular a uma velocidade de até 80 km/h com pneus runflat.

Estes valores podem variar dependendo dos perfis e fabricantes de pneus. Em termos concretos, a sua autonomia de condução vai depender da carga do seu veículo, da temperatura exterior e da estrada.

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Os pneus runflat têm reparação?

Cada fabricante é livre de decidir se é possível ou não reparar os pneus runflat.

O serviço de reparação de pneus runflat é tecnicamente possível, mas não em todas as situações. Obtenha aconselhamento profissional!
 
Os pneus runflat MICHELIN podem ser reparados apenas uma vez, por um profissional, adotando as mesmas condições e seguindo os mesmos procedimentos de inspeção e reparação dos pneus não ZP. Isto com a exceção daqueles em que os flancos indicam explicitamente que não podem ser reparados. 

Os pneus runflat podem ser montados em casa?

Os pneus runflat podem ser montados em casa. Contudo, é importante que saiba bem o que está a fazer. Isso porque retirar qualquer pneu da jante e instalar corretamente um novo antes de proceder ao seu enchimento é um trabalho desafiante. A maioria dos proprietários automóveis devem tentar localizar um revendedor que possa realizar este trabalho. Os condutores podem facilmente pesquisar online por “pneus runflat perto de mim”.

Se o seu pneu sobressalente é um pneu runflat, pode ser trocado tal como um pneu convencional.

Vantagens dos pneus runflat

Segurança
- Controlo do veículo com total tranquilidade, mesmo em caso de perda de pressão ou furo
- Risco reduzido do pneu saltar da jante
- Dispensa a troca de pneus (sobressalente) que pode ser uma situação perigosa numa estrada movimentada
- Capacidade de continuar a viagem, sem necessidade de parar para trocar o pneu, a velocidade moderada até à oficina mais próxima

Conforto
- Sem substituição imediata do pneu furado à beira da estrada. Autonomia de condução de 80 km (velocidade limitada a 80 km/h)
- Ligeira poupança de espaço na bagageira do veículo, porque dispensa o pneu sobressalente. Isso também implica redução no peso do veículo.

Poupanças
- Dispensa o investimento num pneu sobressalente, ou em equipamento necessário para substituir uma roda.

Como é que sei se o meu veículo pode ser equipado com pneus runflat?

Os pneus runflat da MICHELIN só podem ser equipados em jantes com duplo perfil interior e em veículos em que o fabricante tenha aprovado a montagem de pneus de rodagem sem pressão.

A Michelin recomenda não equipar pneus de rodagem sem pressão em veículos que não estejam equipados de com estes pneus (como opcional ou de série) devido aos constrangimentos específicos de design (peso e rigidez).

O veículo deve estar equipado com um sistema de monitorização da pressão (TPMS) para alertar o condutor em caso de perda de pressão.

A Michelin recomenda equipar o veículo com 4 pneus MICHELIN ZP.

Onde posso comprar pneus runflat?

Use o seu localizador de revendedor para encontrar um pneu runflat perto de si.

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Quais são as outras soluções antifuros disponíveis? Quais são as alternativas?

Mesmo que queira equipar o seu veículo com pneus runflat, é importante conhecer as outras opções disponíveis:

- Usar um spray vedante de pneus para carro: este spray para impedir as fugas é a solução mais fácil para lidar com um pneu furado.
- Substituir o pneu furado por um pneu sobressalente.

- Usar pneus com uma tecnologia de vedante integrada, como a MICHELIN Selfseal.

Posso usar correntes de neve com os pneus runflat?

Ao usar correntes de neve, a Michelin aconselha o uso de correntes com tensores automáticos que se adaptam melhor ao pneu vazio.

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