Rotação dos pneus: como e quando deve fazer a rotação dos seus pneus?

Em termos simples, a rotação de pneus é o processo de troca de posições dos pneus do veículo. A ideia é otimizar o conjunto dos pneus do veículo. Uma rotação regular prolonga a vida dos seus pneus e melhora a sua performance. É importante salientar que nem todos os automobilistas podem fazer a rotação dos seus pneus. Leia para saber mais.

O que é a rotação de pneus?

Tal como mencionado, a manutenção com a rotação de pneus exige a troca de posição dos pneus no automóvel, da frente para trás ou de um lado para o outro.

O motivo básico da eficácia da rotação de pneus é que os pneus de todos os tipos têm tendência a desgastar a velocidades diferentes. Os pneus no eixo de transmissão desgastam-se mais depressa devido à transmissão, potência e binário. Isto aplica-se tanto para veículos com tração dianteira como traseira. Os pneus dianteiros são os mais afetados, porque a maioria dos veículos têm tração dianteira. Nos veículos com tração traseira, será ao contrário.

Nessas circunstâncias, pode ser vantajoso trocar as rodas traseiras para a frente. Assim, maximiza o seu potencial para que todos os pneus se desgastem de modo uniforme e durem mais tempo.

Quando deve rodar os seus pneus?

Os pneus devem ser assistidos periodicamente de acordo com os padrões de rotação indicados no manual de proprietário do automóvel.

Deve rodar os pneus, sensivelmente a cada 8000 km e 10 000 km. Em alguns casos, este período corresponde aos prazos de manutenção do veículo. Um momento adequado também pode ser durante a troca dos pneus de inverno pelos de verão. Ou simplesmente quando compra pneus novos.

Quando substitui apenas dois pneus, a Michelin recomenda que os pneus novos ou menos gastossejam instalados no eixo traseiro para melhorar e controlo e segurança do veículo. Este conselho aplica-se aos veículos com tração dianteira e traseira equipados com as mesmas dimensões de pneus à frente e atrás.

A pressão dos pneus deve ser reajustada de acordo com as recomendações do fabricante do veículo
ou do fabricante dos pneus.

Porque precisa de fazer a rotação de pneus?

Usar a rotação de pneus como manutenção preventiva vai ajudar a garantir o desgaste uniforme dos pneus.

Existem diferentes fatores que podem causar o desgaste dos pneus:

- a localização do motor no seu veículo: se estiver posicionado à frente, é provável que os pneus dianteiros suportem mais peso do que os pneus traseiros. Assim, os pneus dianteiros vão registar um desgaste mais rápido.
- Se costuma conduzir em estradas de gravilha ou pedregosas, os seus pneus vão ter um desgaste acelerado em comparação com a condução em ambiente urbano ou em autoestrada.
- Na maioria dos automóveis, a travagem é geralmente aplicada nos pneus dianteiros, o que causa um desgaste adicional em comparação com os pneus traseiros.
- Um alinhamento das rodas incorreto é outro motivo para um desgaste acelerado.

Outro motivo pode ser…conduzir à direita! Nos países onde se conduz à direita, as curvas à direita são geralmente mais apertadas do que as curvas à esquerda, e tal como um atleta em pista, o pneu do lado esquerdo, na parte exterior, cobre uma distância maior, o que provoca maior desgaste do que no lado direito! 

Como fazer a rotação dos seus pneus? 

Primeiro, o perfil de pneu vai definir as regras de rotação das rodas do veículo.

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Asymmetric, Symmetrical and Directional tread patterns

Os pneus com perfil assimétrico só podem ser usados num sentido de deslocação do veículo. Isto significa que só podem ser instalados numa posição. Isto está indicado no flanco do pneu através de uma seta e um dos flancos do pneu deverá apresentar a marcação “Outside” (exterior).

tire rotation

Para estes pneus, a rotação da roda tem de ser estritamente lateral. O pneu dianteiro esquerdo deve ser posicionado no mesmo lado, mas no eixo traseiro. O mesmo se aplica ao lado direito.

Por outro lado, os pneus simétricos não são afetados pela disposição da roda durante a rotação. Os pneus simétricos têm o mesmo padrão no lado esquerdo e no lado direito. Não têm sentido de montagem. Não têm qualquer problema a rodar em qualquer direção. Em conclusão, podem ser montados no lado esquerdo ou direito, à frente ou atrás.

Assim, a rotação de pneus terá de considerar o tipo de sistema de transmissão do veículo.

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PADRÕES PREFERIDOS DE ROTAÇÃO DE PNEUS

Passageiros e camião ligeiro de transmissão integral
Imagem A: veículos com transmissão traseira e integral
Imagem B: veículos com tração dianteira

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PADRÕES ALTERNATIVOS DE ROTAÇÃO DE PNEUS PARA TODOS OS VEÍCULOS

Passageiros e camião ligeiro de transmissão integral
Imagem A: veículos com transmissão traseira e integral
Imagem B: veículos com tração dianteira

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PADRÃO DE ROTAÇÃO DE DOIS PNEUS

Passageiros e camião ligeiro de transmissão integral
(Usar apenas na compra de dois pneus ou de pneus de dimensões diferentes entre os eixos dianteiro e traseiro)

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ROTAÇÃO ALTERNATIVA PARA PNEU DIRECIONAL QUANDO NÃO É PRÁTICO DESMONTAR O PNEU DA JANTE

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PADRÕES DE ROTAÇÃO DE DUAS RODAS

Rotação de pneus com pregos

O sentido de rolamento dos pneus com pregos nunca deve ser alterado.

Isto pode ser obtido ao rodar os pneus do eixo dianteiro para o eixo traseiro no mesmo lado do veículo.

Rotação de pneus: solicite aconselhamento de um profissional 

Procure sempre aconselhamento profissional! Pode solicitar a um profissional para efetuar a rotação dos seus pneus. Além disso, um técnico de pneus poderá inspecionar os pneus para identificar potenciais danos que possam existir. 

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