
Pneus para carros elétricos: essenciais para mobilidade elétrica
Pneus para carros elétricos: essenciais para mobilidade elétrica
Já todos reparámos: os veículos elétricos são mais silenciosos, mais pesados e aceleram notavelmente rápido. Posto isto, que pneus para carros elétricos devemos utilizar para maximizar o conforto na condução e a autonomia do nosso carro elétrico? Hoje em dia, a questão da performance dos pneus para carros elétricos é tão importante quanto a autonomia da bateria e a densidade da rede de pontos de carga.
A aceleração, a travagem, o binário, o nível de ruído... Conduzir um carro elétrico oferece uma experiência totalmente nova. Um simples test-drive e sentir-se-á num tapete voador, acompanhado apenas pelo som do vento e dos pneus para carros elétricos de fundo. Campeã da mobilidade sustentável tanto em estrada como em circuito, há muito que a Michelin explora as tecnologias de pneus para veículos elétricos, nomeadamente através da sua participação na Fórmula E, da qual é parceira desde a sua primeira temporada, em 2014. A competição elétrica de alto nível tem servido de laboratório de desenvolvimento e transferência de tecnologia, particularmente no campo da eficiência energética, para oferecer os melhores pneus possíveis para carros elétricos.
O futuro dos veículos elétricos depende, em parte, da sua autonomia, um fator decisivo para a sua adoção por parte do público. A autonomia pode ser aumentada adotando um estilo de condução mais eficiente e utilizando a travagem regenerativa sempre que possível. Mas só isto não basta. Por esta razão, os fabricantes de automóveis estão a investir fortemente em programas de investigação e desenvolvimento para criar baterias cada vez mais eficientes e densas em energia. A desvantagem, no entanto, é que as baterias se tornam cada vez mais pesadas, acelerando assim o desgaste dos pneus. Para os fabricantes de pneus, isto constitui um duplo desafio: os pneus para carros elétricos precisam de transportar cargas mais pesadas e oferecer ao mesmo tempo uma excelente longevidade. A Michelin conseguiu esta proeza ao desenvolver dois pneus: MICHELIN e.Primacy e MICHELIN Pilot Sport EV.
Com o seu elastómero com alta elasticidade, os pneus MICHELIN e.Primacy oferecem uma excelente performance na categoria de veículos elétricos, tanto em termos de longevidade como de resistência ao rolamento. A autonomia do carro elétrico é assim aumentada em 7%*(1), o que equivale a mais 30 km ao longo de uma viagem de 400 km. Isto será muito útil no final de uma viagem quando estiver à procura de uma estação de recarga. Os pneus MICHELIN Sport EV, concebidos para uma condução desportiva, oferecem uma resistência ao rolamento extremamente baixa graças ao Composto GreenPower, que resulta num aumento de autonomia de 60 km*(2). Para todos aqueles que querem maximizar o potencial do seu veículo, esta melhoria na eficiência energética do seu veículo - graças aos pneus para carros elétricos - pode realmente fazer a diferença.
Pneus para suv-4x4
Pneus para carro
Veículo elétrico ou híbrido
MICHELIN e.PRIMACY: para veículos elétricos, híbridos ou consumo eficiente de combustível.
Pneus para carro
Veículo elétrico ou híbrido
Controlo para desportivos elétricos concebido para durar.
Diz-se que a eletricidade viaja à velocidade da luz. Uma coisa é certa: a aceleração de um carro elétrico de alta performance pode ser explosiva com os pneus para carros elétricos adequados. Os MICHELIN Sport EV são pneus para carros elétricos concebidos para a condução desportiva e desenvolvidos com base na experiência da Michelin na Fórmula E. São capazes de suportar a aceleração extrema e distribuição de massas típicas destes veículos. O pneu MICHELIN Sport EV consegue tal proeza graças à tecnologia ElectricGrip CompoundTM, que faz uso de uma borracha com elevada rigidez. Adequado para a condução desportiva, quando os pneus são submetidos a grandes esforços, proporciona uma ótima aderência em piso seco e molhado. Desta forma, o pneu MICHELIN Pilot Sport EV oferece uma enorme diversão de condução ao mesmo tempo que garante performance e segurança.
Hoje em dia, 1 em cada 5 bicicletas vendidas é elétrica. A Michelin responde às necessidades dos ciclistas com a sua gama “Ready” de pneus para bicicletas elétricas. O modelo MICHELIN PROTEK apresenta uma excelente robustez e aderência, para se deslocar pela cidade em quaisquer condições meteorológicas. No caso das bicicletas elétricas, isto significa menos furos e melhor assistência elétrica.
Aviso legal
*(1) Maior autonomia e menos emissões de CO2 – Os novos pneus MICHELIN e-PRIMACY oferecem em média 2 kg/t menos resistência ao rolamento do que os produtos concorrentes, o que equivale a uma poupança de combustível de até 0,21L/100km. Isto corresponde a uma redução de 5 g nas emissões de CO2 para um VW Golf 7 1,5 TSI, e a um aumento de 7% na autonomia para um VW e.Golf. Testes de resistência ao rolamento realizados em máquina pela Applus Idiada, a pedido da Michelin, em junho (pneu novo) e agosto (com desgaste de 2 mm) de 2020, na dimensão 205/55 R16 91V.
*(2) Maior autonomia para veículos elétricos de alta performance - Estudo interno de resistência ao rolamento efetuado em 10/2020, na dimensão 255/45 R19, que compara o MICHELIN Pilot Sport EV (6,47 kg/t) face ao MICHELIN Pilot Sport 4 SUV (8,8 kg/t). Para um veículo elétrico com um peso total de 2151 kg, com uma autonomia de 540 km, esta diferença de 2,3 kg/t resulta num aumento da autonomia em mais de 60 km, ou mais de 10% da autonomia inicial.