tyres for electric cars

ESCOLHER OS PNEUS CERTOS PARA A MOBILIDADE ELÉTRICA

Sugestões e conselhos automóveis

Todos nós já reparámos: a mobilidade elétrica implica veículos mais silenciosos, mais pesados que aceleram de forma extremamente rápida. Então, que pneus deve utilizar para maximizar o conforto de condução e a autonomia do seu automóvel elétrico? 

Os pneus certos para uma melhor experiência

The range challenge of electric cars

A aceleração, a travagem, o binário, o nível de ruído... Conduzir um carro elétrico oferece uma experiência totalmente nova. Um simples test-drive e sentir-se-á num tapete voador, acompanhado apenas com o som do vento e dos pneus de fundo. Defensora da mobilidade sustentável, tanto na estrada como na pista, Michelin explora há muito tempo as tecnologias de pneus para veículos elétricos, nomeadamente através da sua participação na Fórmula E, da qual é parceira desde a sua primeira temporada em 2014 até 2022. A competição elétrica de alto nível serviu de laboratório de desenvolvimento e de transferência de tecnologia, especialmente em matéria de eficácia energética, para oferecer os melhores pneus adaptados aos veículos elétricos.


 

O desafio do peso da bateria

O futuro da mobilidade elétrica depende, em parte, da autonomia das baterias, que é um fator importante para a sua adoção pelo público. A autonomia pode ser aumentada optando por um estilo de condução mais eficiente em termos energéticos e utilizando a travagem regenerativa sempre que possível. Mas isso não é suficiente. Os construtores de automóveis investem fortemente em programas de Investigação & Futuro para criar baterias cada vez mais eficazes e mais densas em energia, entretanto o tamanho das baterias tende a aumentar e os veículos tornam-se mais pesados.
 
Felizmente, a vasta experiência de Michelin no desenvolvimento de pneus de alto rendimento permitiu responder a este desafio da mobilidade elétrica. E temos orgulho em dizer que todas as nossas gamas atuais estão perfeitamente adaptadas às necessidades dos veículos elétricos. A escolha do pneu depende do seu veículo, da sua utilização, das condições climáticas em que vive e dos desempenhos específicos que espera.

Melhoria da duração e da resistência ao rolamento

Como explicado anteriormente, todos os nossos pneus são adequados para veículo elétrico, dada a experiência de Michelin nas últimas décadas para melhorar a resistência ao rolamento. Esta prestação está levada em consideração em todas as nossas gamas, mas para ser mais concreto, destacamos dois exemplos:
 

  • O MICHELIN e·Primacy, por exemplo, com o seu elastómero de alta elasticidade, oferece um excelente desempenho na categoria VE, tanto em termos de duração como de resistência ao rolamento. Aumenta a autonomia de um veículo elétrico em 7%(1), o que equivale a 30 km suplementares numa viagem de 400 km. O que pode ser muito útil no final de uma viagem, quando é necessário chegar à estação de carregamento mais próxima.
  •  O MICHELIN Pilot Sport EV, concebido para uma condução mais desportiva, oferece uma resistência ao rolamento extremamente baixa graças à sua tecnologia GreenPower Compound, resultante de um aumento de autonomia de 60 km(2). Para os automobilistas que querem aproveitar ao máximo o potencial do seu veículo, esta melhoria da eficiência energética pode realmente fazer a diferença.

Pneus adaptados às suas condições climáticas

Outro fator importante na escolha dos seus pneus são as condições climáticas em que vive. Dependendo do facto se os invernos serem rigorosos ou amenos, algumas gamas de pneus irão satisfazer melhor as suas necessidades do que outras.
Para o ajudar a fazer a escolha certa, elaborámos este guia visual.

Árvore de decisão para escolher o pneu MICHELIN de verão, inverno e todas as estações

É um condutor desportivo?

Se assim for, os pneus da família MICHELIN Pilot Sport podem ser uma boa escolha para si.
 
Foi especialmente concebido para uma condução desportiva e desenvolvido com base na experiência de Michelin na Fórmula E (de 2014 a 2022). É capaz de suportar a aceleração extrema e a distribuição de massa típica destes veículos. Adequado para uma condução desportiva quando os pneus são muito trabalhados, proporciona uma aderência ótima tanto em piso seco como em piso molhado. Assim, os pneus da família MICHELIN Pilot Sport proporcionam muita diversão ao volante, garantindo desempenho e segurança.

Pneus recomendados pelo fabricante do veículo

Uma marcação OE (Equipamento Original) no seu pneu indica que este foi aprovado pelo fabricante do seu veículo para ser montado de série.
 
Escolher o mesmo pneu que o equipamento de origem é, portanto, uma forma sensata de equipar o seu veículo, uma vez que este pneu é o candidato ideal para garantir um bom comportamento em estrada, um conforto ótimo e uma resistência ao rolamento otimizada.

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Aviso legal

*(1) Maior autonomia e menos emissões de CO2 – Os novos pneus MICHELIN e-PRIMACY oferecem em média 2 kg/t menos resistência ao rolamento do que os produtos concorrentes, o que equivale a uma poupança de combustível de até 0,21L/100km. Isto corresponde a uma redução de 5 g nas emissões de CO2 para um VW Golf 7 1,5 TSI, e a um aumento de 7% na autonomia para um VW e.Golf. Testes de resistência ao rolamento realizados em máquina pela Applus Idiada, a pedido da Michelin, em junho (pneu novo) e agosto (com desgaste de 2 mm) de 2020, na dimensão 205/55 R16 91V.

 

*(2) Maior autonomia para veículos elétricos de alta performance - Estudo interno de resistência ao rolamento efetuado em 10/2020, na dimensão 255/45 R19, que compara o MICHELIN Pilot Sport EV (6,47 kg/t) face ao MICHELIN Pilot Sport 4 SUV (8,8 kg/t). Para um veículo elétrico com um peso total de 2151 kg, com uma autonomia de 540 km, esta diferença de 2,3 kg/t resulta num aumento da autonomia em mais de 60 km, ou mais de 10% da autonomia inicial.

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