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Como aumentar a autonomia de um automóvel elétrico?

Pretende melhorar a autonomia do seu automóvel elétrico? Descubra os desafios e as soluções para obter a máxima quilometragem do seu automóvel elétrico.

Como posso aumentar a autonomia do meu automóvel elétrico? 

Existem quatro formas essenciais que um condutor por aplicar para aumentar a autonomia do seu automóvel elétrico:

- estilo de condução
- manutenção do veículo
- carga e resistência aerodinâmica
- os pneus adequados para o carro elétrico

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Adote um estilo de condução suave e de antecipação

O fator mais importante que afeta a autonomia média de um automóvel elétrico pode ser conhecido como condução ecológica.

A condução ecológica é o principal estilo de condução para otimizar o consumo de energia, tanto nas fases de aceleração como de desaceleração. Aqueles que aceleram rapidamente quando abre o semáforo e travam de forma abrupta vão registar um decréscimo na autonomia, face a um estilo de condução mais suave.

A velocidade também é um fator. A autonomia depende se está a conduzir na cidade, nos subúrbios ou a autoestrada. Quanto maior a velocidade de condução, mais depressa esgotará a autonomia. 

Respeite os prazos de manutenção do veículo

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Um aspeto que não deve ser esquecido, é que a autonomia do automóvel elétrico está fortemente associada à sua manutenção geral. Isto não inclui apenas as verificações de manutenção regulares com um mecânico, também implica os cuidados sazonais e a monitorização da pressão dos pneus do seu automóvel elétrico.

Por exemplo, o inverno pode afetar diretamente a autonomia do seu automóvel elétrico: quando fica mais frio, a eficiência global da bateria e do motor tendem a diminuir. Com temperaturas negativas, a autonomia também pode ser afetada. É por isso que muitos fabricantes oferecem a possibilidade de aquecer o automóvel antes de iniciar a viagem.

A pressão dos pneus do seu automóvel elétrico também é um fator que afeta a distância média que um automóvel elétrico pode percorrer. Conduzir com pressão insuficiente nos pneus vai levar a um consumo desnecessário de eletricidade, porque os pneus vão exigir mais energia para rodar. Já para não mencionar que os pneus com pressão insuficiente podem originar um desgaste prematuro…

Eliminar carga e resistência aerodinâmica desnecessárias

A autonomia depende da carga que o veículo está a transportar: quanto mais peso o automóvel transportar, mais energia será necessária para se deslocar. Ocorre, inevitavelmente, uma perda de autonomia. Assim, verifique se não transporta peso desnecessário na sua bagageira!

A aerodinâmica também é importante nesta situação. Barras de tejadilho, barras de bicicleta, entre outros, vão aumentar a resistência aerodinâmica, aumentar o consumo de energia e reduzir a autonomia. Para otimizar a eficiência do automóvel elétrico, se não for viajar de férias, retire quaisquer acessórios externos para obter a máxima autonomia do automóvel elétrico.

Equipe o seu veículo com os pneus adequados para o carro elétrico

Equipar o seu automóvel com os pneus adequados para o veículo elétrico é essencial para obter a melhor eficiência do automóvel elétrico em termos de autonomia. Os pneus desempenham um papel fundamental, especialmente através do que denominamos a resistência ao rolamento. Quando se pretende que um pneu role, é necessário dissipar um pouco de energia, e esta pequena quantidade de energia dissipada afeta a autonomia da bateria. Para simplificar: quanto menor for a resistência ao rolamento, maior será o valor de autonomia do seu veículo elétrico.

Assim, na Michelin, a resistência ao rolamento está no centro do design dos nossos pneus para automóveis elétricos:

No mercado de pneus de substituição premium os MICHELIN e.Primacy, aumentam a sua autonomia em cerca de 7% ou 30 km, para um veículo com uma autonomia de 400 km face a outros pneus na sua categoria (1)(2). Para o seu veículo elétrico de elevada performance, os MICHELIN Pilot Sport EV oferecem mais 60 km de autonomia (3)

Como é que sabe quais são os pneus que oferecem a melhor resistência ao rolamento? 

Como pode encontrar os pneus para carros elétricos mais adequados para o seu veículo? Em alguns países, como na Europa (em breve na China), existe uma etiqueta específica – como aquela que encontra num frigorífico, por exemplo. Nesta etiqueta, “Classe A” significa a menor resistência ao rolamento. Assim, se comparar pneus de “Classe A” com pneus de “Classe C”, vai conseguir mais autonomia com os primeiros.

AVISOS LEGAIS:

(1) - A categoria dos pneus MICHELIN e.PRIMACY é definida como um dos pneus de verão Premium, tais como os das marcas CONTINENTAL, GOODYEAR, BRIDGESTONE, PIRELLI, DUNLOP, e que não são dedicados a aplicações de Equipamento Original (ou seja, não são concebidos para atingir objetivos específicos de cada construtor automóvel), sendo pneus que podem ser adquiridos nos revendedores.


(2) - Aumento da autonomia da bateria dos veículos elétricos e redução de CO2 - Quando novos, os MICHELIN e.PRIMACY geram, em média, menos 2 kg/t de resistência ao rolamento do que os seus concorrentes, representando uma redução no consumo de combustível de até 0,21 l/100 km, equivalente a uma melhoria nas emissões de CO2 de até 5 g com o VW Golf 7 1.5 TSI ou equivalente, e a uma melhoria de até 7% em autonomia com o VW e.Golf.


(3) - Estudo interno de resistência ao rolamento efetuado em 10/2020, na dimensão 255/45 R19, que compara os MICHELIN Pilot Sport EV (6,7 kg/t) face aos MICHELIN Pilot Sport 4 SUV (8,8 kg/t). Para um veículo elétrico com um peso total de 2151 kg, com uma autonomia de 540 km, esta diferença de 2,1kg/t resulta num aumento da autonomia em mais de 60 km, ou mais de 10% da autonomia inicial.

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