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Como aumentar a autonomia de um automóvel elétrico?

Sugestões e conselhos automóveis

Pretende melhorar a autonomia do seu automóvel elétrico? Descubra os desafios e as soluções para obter a máxima quilometragem do seu automóvel elétrico.

Como posso aumentar a autonomia do meu automóvel elétrico? 

Existem quatro pontos de otimização para melhorar a autonomia do seu automóvel elétrico:

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Adote um estilo de condução suave e de antecipação

O fator-chave que afeta a autonomia média de um automóvel elétrico pode ser conhecido como condução ecológica.

A condução ecológica é o principal estilo de condução para otimizar o consumo de energia, tanto nas fases de aceleração como de desaceleração. Aqueles que aceleram rapidamente quando abre o semáforo e travam de forma abrupta vão registar um decréscimo na autonomia, face a um estilo de condução mais suave.

A velocidade também é um fator. A autonomia depende se está a conduzir na cidade, nos subúrbios ou a autoestrada. Quanto maior a velocidade de condução, mais depressa esgotará a autonomia. 

Respeite os prazos de manutenção do veículo

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Se há uma coisa a lembrar, é que a autonomia do carro elétrico também envolve cuidados sazonais, mantendo um olho na pressão dos pneus e no alinhamento das rodas.

Por exemplo, o inverno pode afetar diretamente a autonomia do seu carro elétrico: quando fica frio, dependendo da química da sua bateria, a autonomia tende a diminuir. Abaixo dos zero graus, a autonomia pode ser afetada.

A pressão dos pneus do seu automóvel elétrico também é um fator que afeta a distância média que um automóvel elétrico pode percorrer. Conduzir com pressão insuficiente nos pneus vai levar a um consumo desnecessário de eletricidade, porque os pneus vão exigir mais energia para rodar. Já para não mencionar que os pneus com pressão insuficiente podem originar um desgaste prematuro…

Eliminar carga e resistência aerodinâmica desnecessárias

Para uma eficiência ótima do automóvel elétrico, retire todos os acessórios externos desnecessários para maximizar a autonomia do seu automóvel elétrico nas deslocações diárias.

Equipe o seu veículo com pneus adequados para o seu automóvel elétrico

Como em qualquer outro automóvel, a instalação de pneus adequados no seu veículo elétrico pode fazer a diferença em termos de autonomia da bateria. Por quê? Porque 

Em Michelin, a resistência ao rolamento está no centro da conceção dos nossos pneus de automóvel:

Por outras palavras, qualquer pneu Michelin com as dimensões adequadas ao seu veículo otimizará a resistência ao rolamento e, por conseguinte, melhorará a duração da sua bateria.

Se não sabe que pneu escolher, pergunte a si qual é o seu estilo de condução:

  • Se privilegia o conforto e a segurança, a gama MICHELIN Primacy será uma opção viável no seu caso. No mercado dos pneus de substituição premium, MICHELIN e-Primacy pode, por exemplo, aumentar a sua autonomia em cerca de 7%, ou seja, cerca de 30 km para um veículo com uma autonomia de 400 km em relação aos outros pneus da sua categoria(1)(2).
  • Para uma condução mais desportiva, a família MICHELIN Pilot Sport será uma escolha adequada. Para o seu veículo elétrico de alto rendimento, MICHELIN Pilot Sport EV pode proporcionar até 60 km de autonomia adicional(3)

Como sabe quais são os pneus que oferecem a melhor resistência ao rolamento? 

Como pode encontrar os pneus para carros elétricos mais adequados para o seu veículo? Em alguns países, como em Portugal, existe uma etiqueta específica – como aquela que encontra num frigorífico, por exemplo. Nesta etiqueta, “classificação A” significa a menor resistência ao rolamento. Assim, se comparar pneus de “classificação A” com pneus de “classificação C”, vai conseguir mais autonomia com os primeiros.

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AVISOS LEGAIS:

(1) - A categoria dos pneus MICHELIN e.PRIMACY é definida como um dos pneus de verão Premium, tais como os das marcas CONTINENTAL, GOODYEAR, BRIDGESTONE, PIRELLI, DUNLOP, e que não são dedicados a aplicações de Equipamento Original (ou seja, não são concebidos para atingir objetivos específicos de cada construtor automóvel), sendo pneus que podem ser adquiridos nos revendedores.


(2) - Aumento da autonomia da bateria dos veículos elétricos e redução de CO2 - Quando novos, os MICHELIN e.PRIMACY geram, em média, menos 2 kg/t de resistência ao rolamento do que os seus concorrentes, representando uma redução no consumo de combustível de até 0,21 l/100 km, equivalente a uma melhoria nas emissões de CO2 de até 5 g com o VW Golf 7 1.5 TSI ou equivalente, e a uma melhoria de até 7% em autonomia com o VW e.Golf.


(3) - Estudo interno de resistência ao rolamento efetuado em 10/2020, na dimensão 255/45 R19, que compara os MICHELIN Pilot Sport EV (6,7 kg/t) face aos MICHELIN Pilot Sport 4 SUV (8,8 kg/t). Para um veículo elétrico com um peso total de 2151 kg, com uma autonomia de 540 km, esta diferença de 2,1kg/t resulta num aumento da autonomia em mais de 60 km, ou mais de 10% da autonomia inicial.

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