Como aumentar a autonomia de um automóvel elétrico?
Como posso aumentar a autonomia do meu automóvel elétrico?
Existem quatro pontos de otimização para melhorar a autonomia do seu automóvel elétrico:
Adote um estilo de condução suave e de antecipação
O fator-chave que afeta a autonomia média de um automóvel elétrico pode ser conhecido como condução ecológica.
A condução ecológica é o principal estilo de condução para otimizar o consumo de energia, tanto nas fases de aceleração como de desaceleração. Aqueles que aceleram rapidamente quando abre o semáforo e travam de forma abrupta vão registar um decréscimo na autonomia, face a um estilo de condução mais suave.
A velocidade também é um fator. A autonomia depende se está a conduzir na cidade, nos subúrbios ou a autoestrada. Quanto maior a velocidade de condução, mais depressa esgotará a autonomia.
Respeite os prazos de manutenção do veículo
Se há uma coisa a lembrar, é que a autonomia do carro elétrico também envolve cuidados sazonais, mantendo um olho na pressão dos pneus e no alinhamento das rodas.
Por exemplo, o inverno pode afetar diretamente a autonomia do seu carro elétrico: quando fica frio, dependendo da química da sua bateria, a autonomia tende a diminuir. Abaixo dos zero graus, a autonomia pode ser afetada.
A pressão dos pneus do seu automóvel elétrico também é um fator que afeta a distância média que um automóvel elétrico pode percorrer. Conduzir com pressão insuficiente nos pneus vai levar a um consumo desnecessário de eletricidade, porque os pneus vão exigir mais energia para rodar. Já para não mencionar que os pneus com pressão insuficiente podem originar um desgaste prematuro…
Saiba mais sobre como e quando verificar a pressão dos pneus.
Eliminar carga e resistência aerodinâmica desnecessárias
Para uma eficiência ótima do automóvel elétrico, retire todos os acessórios externos desnecessários para maximizar a autonomia do seu automóvel elétrico nas deslocações diárias.
Equipe o seu veículo com pneus adequados para o seu automóvel elétrico
Como em qualquer outro automóvel, a instalação de pneus adequados no seu veículo elétrico pode fazer a diferença em termos de autonomia da bateria. Por quê? Porque
Em Michelin, a resistência ao rolamento está no centro da conceção dos nossos pneus de automóvel:
Por outras palavras, qualquer pneu Michelin com as dimensões adequadas ao seu veículo otimizará a resistência ao rolamento e, por conseguinte, melhorará a duração da sua bateria.
Se não sabe que pneu escolher, pergunte a si qual é o seu estilo de condução:
- Se privilegia o conforto e a segurança, a gama MICHELIN Primacy será uma opção viável no seu caso. No mercado dos pneus de substituição premium, MICHELIN e-Primacy pode, por exemplo, aumentar a sua autonomia em cerca de 7%, ou seja, cerca de 30 km para um veículo com uma autonomia de 400 km em relação aos outros pneus da sua categoria(1)(2).
- Para uma condução mais desportiva, a família MICHELIN Pilot Sport será uma escolha adequada. Para o seu veículo elétrico de alto rendimento, MICHELIN Pilot Sport EV pode proporcionar até 60 km de autonomia adicional(3)
Como sabe quais são os pneus que oferecem a melhor resistência ao rolamento?
Como pode encontrar os pneus para carros elétricos mais adequados para o seu veículo? Em alguns países, como em Portugal, existe uma etiqueta específica – como aquela que encontra num frigorífico, por exemplo. Nesta etiqueta, “classificação A” significa a menor resistência ao rolamento. Assim, se comparar pneus de “classificação A” com pneus de “classificação C”, vai conseguir mais autonomia com os primeiros.
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(1) - A categoria dos pneus MICHELIN e.PRIMACY é definida como um dos pneus de verão Premium, tais como os das marcas CONTINENTAL, GOODYEAR, BRIDGESTONE, PIRELLI, DUNLOP, e que não são dedicados a aplicações de Equipamento Original (ou seja, não são concebidos para atingir objetivos específicos de cada construtor automóvel), sendo pneus que podem ser adquiridos nos revendedores.
(2) - Aumento da autonomia da bateria dos veículos elétricos e redução de CO2 - Quando novos, os MICHELIN e.PRIMACY geram, em média, menos 2 kg/t de resistência ao rolamento do que os seus concorrentes, representando uma redução no consumo de combustível de até 0,21 l/100 km, equivalente a uma melhoria nas emissões de CO2 de até 5 g com o VW Golf 7 1.5 TSI ou equivalente, e a uma melhoria de até 7% em autonomia com o VW e.Golf.
(3) - Estudo interno de resistência ao rolamento efetuado em 10/2020, na dimensão 255/45 R19, que compara os MICHELIN Pilot Sport EV (6,7 kg/t) face aos MICHELIN Pilot Sport 4 SUV (8,8 kg/t). Para um veículo elétrico com um peso total de 2151 kg, com uma autonomia de 540 km, esta diferença de 2,1kg/t resulta num aumento da autonomia em mais de 60 km, ou mais de 10% da autonomia inicial.