michelin pilotroad

COMO ESCOLHER OS PNEUS ADEQUADOS PARA A SUA MOTO?

Os pneus para motos devem ser escolhidos de acordo com os critérios adequados, para garantir uma performance e segurança ótimas. Quais são esses critérios? Isso é o que lhe propomos descobrir no nosso guia.

Se tem uma scooter, consulte o nosso artigo sobre pneus para scooter.

Conteúdo do artigo:
1- Utilização e performance
2- Dimensões

1- Utilização e performance

Escolher os pneus adequados para a sua moto depende, acima de tudo, da sua utilização e, por conseguinte, da performance que espera obter. Por exemplo, as suas expectativas não são as mesmas para uma utilização nas deslocações diárias ou para motocross.

2 - Dimensões

Para além da utilização, são as dimensões que determinam a sua escolha. É obrigatório respeitar as dimensões recomendadas pelo fabricante:

  • se conduz na estrada, existe a obrigação legal de respeitar as dimensões homologadas.
  • se conduz em circuito ou em todo-o-terreno, as dimensões não estão sujeitas a uma obrigação legal. Se respeitar os limites de compatibilidade, quando fizer a sua escolha poderá dar prioridade à performance desejada.
     

Na parte seguinte deste artigo, vamos aprofundar um pouco mais para ajudar na sua decisão de quais serão os pneus perfeitos para a sua moto, de acordo com a sua utilização.

Clique na secção que considerar mais interessante:

Pneus para motos para deslocações diárias

tc michelin t max 13

Utiliza a sua moto/scooter para o seu trabalho ou para as deslocações entre a sua casa e o local de trabalho. O seu veículo sente os efeitos da vida na cidade: paragens frequentes nos semáforos, desviar de outros veículos, piso das estradas danificado… E conduz durante todo o ano, sejam quais forem as condições climatéricas. Os seus pneus precisam de ser resistentes e oferecer uma condução segura com a máxima durabilidade.

Tendo isto em consideração, a Michelin oferece duas categorias de gamas, consoante o seu estilo de condução.

1 – Motos desportivas

Para uma condução desportiva, onde o seu prazer assenta mais nas sensações, pode optar pelas gamas MICHELIN Pilot Street, nas dimensões recomendadas pelo seu fabricante.

p. ex.: MICHELIN Power 3 SC para scooters e MICHELIN Pilot Street Radial para motos. Pode encontrar estes pneus na nossa página para deslocações diárias.

commuting motorcycle

2 – Motos para deslocações diárias

Se utilizar apenas a sua moto para as deslocações diárias com um estilo de condução descontraída, provavelmente, encontrará os pneus adequados para a sua moto nestas gamas:  MICHELIN Pilot Street ou MICHELIN City Pro.  Se utiliza uma scooter para as deslocações diárias, nesse caso, recomendamos uma destas gamas:  MICHELIN Pilot Road 4 SC, MICHELIN City Grip, MICHELIN City Grip 2, MICHELIN City Grip Saver, MICHELIN City Extra ou MICHELIN City Pro

Pode encontrar estes pneus na nossa página para deslocações diárias.

Não se esqueça de verificar se disponibilizam as dimensões indicadas para a sua moto.

3 – Estradas e trilhos

Se utiliza a moto para as suas deslocações durante a semana de trabalho, mas também para passeios ocasionais em trilhos para uma escapela pela natureza, recomendamos que opte pela nossa gama MICHELIN Anakee Street.

Não se esqueça de verificar se disponibilizam as dimensões indicadas para a sua moto.

Pneus para motos para circuito

power performance cup

Procura sentir a adrenalina ao conduzir a sua moto?

Usadas e testadas em circuito, as nossas gamas de pneus para circuito recorrem a tecnologia avançada que já provou conseguir superar os circuitos mais desafiantes. Pneus de alta performance para maior aderência e segurança total.

É fácil diferenciar as duas categorias de pneus que disponibilizamos para circuito. A primeira gama é para uma utilização recreativa em circuito, especialmente para os “track days”, onde pode decidir participar, e a segunda gama destina-se à competição.

Pneus para “track days”

A escolha de pneus de moto para os “track days” depende do seu nível de condução. Ajudamos a que possa tomar a decisão adequada, no nosso artigo dedicado sobre os melhores pneus de moto para track days.

Pneus de competição

Se vai participar numa competição, a Michelin oferece uma gama de pneus adequados para pilotos amadores ou experientes e para todos os tipos de motos. O principal objetivo é conseguir que vença a corrida! Poderá encontrar os pneus ideais nas nossas gamas MICHELIN Power Performance, concebidas especialmente para resistência e velocidade (p. ex.: MICHELIN Power Performance 24 e MICHELIN Performance Slick), e MICHELIN Power Rain que oferece uma excelente aderência em piso molhado e com chuva.

Pode encontrar todos os nossos pneus de competição na nossa página dedicada. Clique aqui para encontrar os nossos pneus de competição.

Não se esqueça de verificar se disponibilizam as dimensões indicadas para a sua moto.

Pneus para motos para todo-o-terreno

michelin enduro

Os prazeres do todo-o-terreno apresentam-se de diversas formas. Cross, Enduro, Trial e Rally são atividades em todo-o-terreno que exigem pneus com uma excelente aderência e tração. A MICHELIN oferece uma gama completa de pneus testados em competição, adequados para as suas necessidades e para cada tipo de terreno (areia, misto, macio, duro...) que possa encontrar.

Pneus de Enduro

Para a condução de Enduro, é importante respeitar as dimensões aprovadas, para respeitar a legislação durante a condução em estrada.

Na nossa gama Enduro, pode optar entre as nossas gamas dedicadas ou compatíveis, para terreno duro, macio, arenoso ou misto.

p. ex.: MICHELIN Enduro Xtrem NHS, MICHELIN Enduro Medium, MICHELIN Enduro Hard e MICHELIN Tracker.

Pode encontrar todos os nossos pneus de Enduro na nossa página dedicada. Clique aqui para encontrar os nossos pneus de Enduro.

Não se esqueça de verificar se disponibilizam as dimensões indicadas para a sua moto.

Pneus de Motocross

Para a utilização em Motocross, é a motorização da sua moto que vai determinar as opções de pneus para a sua moto. Em seguida, procure os pneus que são concebidos especificamente para os tipos de terreno onde conduz. O nosso artigo sobre a escolha de pneus de Motocross vai orientar a sua escolha final.

Pode encontrar todos os nossos pneus de Motocross na nossa página dedicada. Clique aqui para encontrar os nossos pneus de Motocross.

Não se esqueça de verificar se disponibilizam as dimensões indicadas para a sua moto.

Pneus de Trial

Uma boa aderência é essencial para superar os obstáculos mais difíceis durante um trial. A nossa gama dedicada foi concebida, especificamente, para corresponder a esta necessidade.

O pneu MICHELIN Trial Light, o campeão desta categoria, oferece uma excelente aderência em superfície seca e molhada, mantendo a sua leveza e flexibilidade. E para uma manobrabilidade incomparável em terreno macio e duro, pode optar pelo MICHELIN Trial Competition, que tem sido reconhecido ao longo dos anos, nomeadamente pelos profissionais, pela sua aderência e robustez.

Pode encontrar os nossos pneus de Trial na nossa página de todo-o-terreno.

Não se esqueça de verificar se disponibilizam as dimensões indicadas para a sua moto.

Rally Raid

Se os rallys são o seu ambiente de diversão, o MICHELIN Desert Race é perfeito para trilhos sinuosas e o MICHELIN Desert Race Baja é o nosso especialista em trilhos arenosos. São dois excelentes companheiros para as suas aventuras. O primeiro oferece uma estabilidade otimizada a elevada velocidade e uma boa performance em curva. O último é muito robusto com os seus tacos reforçados, e pode ficar à prova de furos se for equipado com a nossa solução MICHELIN Bib Mousse.

Pode encontrar os nossos pneus de Rally Raid na nossa página dedicada. Clique aqui para encontrar os nossos pneus de Rally Raid.

Não se esqueça de verificar se disponibilizam as dimensões indicadas para a sua moto.

Pneus para motos para aventura e todo-o-terreno

michelin anakee wild

Uma bela estrada, curvas agradáveis, um sol maravilhoso, é o momento de se fazer à estrada! Com os pneus MICHELIN, não precisa de escolher entre a melhor condução e a segurança.

Equipar a sua moto com os pneus adequados, para passeios curtos ou longos em trilhos, é o primeiro passo para satisfazer o seu desejo de aventura e liberdade.

Oferecemos várias gamas que são perfeitas para este objetivo, com uma aderência melhorada e uma manobrabilidade e estabilidade impressionantes. P. ex.: gamas MICHELIN Anakee, MICHELIN Road 6 ou MICHELIN Scorcher Adventure. (Este último foi concebido especificamente para as motos Harley-Davidson).

Pode encontrar os nossos pneus para Aventura e todo-o-terreno na nossa página dedicada. Clique aqui para encontrar os nossos pneus de Aventura e todo-o-terreno.

Não se esqueça de verificar se disponibilizam as dimensões indicadas para a sua moto.

Pneus para motos para Touring e desportivas

michelin pilotroad

Procura uma aventura? Os nossos pneus vão ser a sua companhia nas estradas de alcatrão perfeitas ou em fora de estrada, à procura de novas experiências. O nosso objetivo: oferecer-lhe pneus duradouros e que cheguem a qualquer local com o máximo conforto e total segurança.

Touring

Não existe nada melhor que uma viagem estrada fora para fugir da rotina diária! A nossa vasta gama de pneus para esta utilização será capaz de satisfazer todas as necessidades, garantido os melhores níveis de segurança e conforto nas suas viagens. P. ex.: gamas MICHELIN Road e Pilot Road.

Pode encontrar os nossos pneus de Touring na nossa página dedicada. Clique aqui para encontrar os nossos pneus de Touring.

Não se esqueça de verificar se disponibilizam as dimensões indicadas para a sua moto.

Desportivas

Para quem procura um pouco mais de emoção com uma condução desportiva, as nossas gamas MICHELIN Power e MICHELIN Pilot Power vão corresponder às suas expectativas.

P. ex.: MICHELIN Power 6, MICHELIN Power GP2, MICHELIN Power Cup 2, MICHELIN Power Cup Evo, MICHELIN Power Slick 2 e MICHELIN Pilot Power 2 CT.

Pode encontrar os nossos pneus para Desportivas na nossa página dedicada. Clique aqui para encontrar os nossos pneus para Desportivas.

Não se esqueça de verificar se disponibilizam as dimensões indicadas para a sua moto.  

Pneus Custom

michelin commander iii florent giffard

A sua moto Custom permite-lhe sentir o doce aroma da liberdade quando percorre as longas estradas rodeadas por belas paisagens.

Os melhores pneus custom que pode escolher para a sua moto são os MICHELIN Commander, tais como MICHELIN Commander III Cruiser e MICHELIN Commander III Touring, ou a família MICHELIN Scorcher, se tem uma moto Harley-Davidson.

Pode encontrar os nossos pneus Custom na nossa página dedicada. Clique aqui para encontrar os nossos pneus Custom.

Não se esqueça de verificar se disponibilizam as dimensões indicadas para a sua moto.

Pneus de moto retro

michelin road classic

Para os entusiastas das motos vintage, a MICHELIN criou os pneus MICHELIN Road Classic, que oferecem tecnologias modernas para aproveitar todo o potencial da sua moto clássica, sem comprometer a estabilidade e aderência.

Descubra o pneu MICHELIN Road Classic.

Pneus radiais ou diagonais?

moto picto radial tyre help and advice

Com a construção radial, as fibras das lonas provêm do centro do pneu. Além disso, a coroa é feita a partir de camadas que formam uma cinta. Desta forma, a coroa e os flancos têm características específicas.

Devido aos seus flancos macios, as coroas dos pneus radiais estão sempre em contacto com a estrada. Com um piso mais curto, mas mais largo do que o do pneu diagonal, oferece maior aderência nas inclinações mais acentuadas em curva. A pressão do ar em contacto com a superfície do pneu é distribuída de forma mais eficiente com pneus radiais, o que resulta num desgaste mais uniforme ao longo do tempo.

Os pneus radiais também oferecem um nível de conforto superior a velocidades mais elevadas, uma vez mais resultante dos flancos macios, que absorvem o impacto das imperfeições na superfície da estrada.

moto picto bias tyre help and advice

A carcaça do pneu diagonal é feita com fibras de lonas dispostas entre si a um determinado ângulo. As camadas são colocadas de forma que as fibras criem um padrão cruzado. A estrutura é uniforme a toda a volta; a coroa e os flancos do pneu apresentam propriedades mecânicas semelhantes.

Os pneus de construção diagonal conseguem suportar mais peso porque os flancos são mais rígidos. A velocidades mais elevadas, os pneus diagonais podem ficar de tal forma deformados que a sua performance é afetada. Por fim, os pneus diagonais são indicados para veículos que viajam a velocidades moderadas, com motores de pequena a média cilindrada e ciclística flexível.

Existe uma versão de pneus diagonais, denominados diagonais cintados, onde foi adicionada uma cinta para endurecer a secção do pneu. Algumas motos mais pesadas estão homologadas pelo fabricante com pneus diagonais cintados, para garantir uma boa resistência.

Como se consegue diferenciar pneus diagonais de pneus diagonais cintados?
Um pneu diagonal cintado é identificado pela letra B nas dimensões do pneu.
Por exemplo: 180/65 B 16
Se for um pneu diagonal (não cintado), será apresentada uma barra em lugar da letra B.
Por exemplo: 180/65 - 16