Outras sugestões e conselhos
Sintoma: desgaste em ambos os bordos
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Diagnóstico: Pressão insuficiente
- Reduz a vida útil do piso devido ao aumento do desgaste do mesmo nos bordos externos (ou ombros) do pneu.
- Gera calor excessivo, o que reduz a durabilidade do pneu e pode provocar uma falha do pneu
- Aumenta o consumo de combustível devido ao aumento da resistência ao rolamento.
Solução:
Adicione ar ao pneu até atingir a pressão adequada (medida por um manómetro).
Para saber a pressão de ar correta, consulte o manual do proprietário do veículo ou veja a pressão recomendada na etiqueta existente na porta do veículo.
Sintoma: Desgaste no centro e desgaste excessivo
Diagnóstico: Pressão excessiva
- O centro do piso suporta a maior parte da carga e desgasta-se mais rapidamente que os bordos externos.
- Para evitar que tal ocorra, verifique sempre os pneus quando estão frios, antes de conduzir ou, no mínimo, três horas depois.
Solução:
Retire ar do pneu, utilizando um manómetro, até que a leitura da pressão do ar corresponda à pressão recomendada pelo fabricante do veículo.
Para saber a pressão de ar correta, consulte o manual do proprietário do veículo ou veja a pressão recomendada na etiqueta existente na porta do veículo.
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Sintoma: Desgaste irregular
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Diagnóstico 1: Alinhamento deficiente
O desgaste irregular dos pneus dianteiros ou traseiros significa que é necessário um alinhamento.
Solução:
Atualmente, muitos veículos estão equipados com suspensões traseiras que podem ser alinhadas. Se este for o caso, o seu veículo pode precisar de um alinhamento "dianteiro" ou um alinhamento das "quatro rodas", dependendo dos sintomas apresentados. Visite o seu revendedor de pneus para uma inspeção.
Diagnóstico 2: Pressão excessiva
- O centro do piso suporta a maior parte da carga e desgasta-se mais rapidamente que os bordos externos.
- Para evitar que tal ocorra, verifique sempre os pneus quando estão frios, antes de conduzir ou, no mínimo, três horas depois.
Solução:
Retire ar do pneu, utilizando um manómetro, até que a leitura da pressão do ar corresponda à pressão recomendada pelo fabricante do veículo. Para saber a pressão de ar correta, consulte o manual do proprietário do veículo ou veja a pressão recomendada na etiqueta existente na porta do veículo.
Sintoma: Desgaste em forma de ondas
Diagnóstico 1: Alinhamento deficiente
O desgaste irregular dos pneus dianteiros ou traseiros significa que é necessário um alinhamento.
Solução:
Atualmente, muitos veículos estão equipados com suspensões traseiras que podem ser alinhadas. Se este for o caso, o seu veículo pode precisar de um alinhamento "dianteiro" ou um alinhamento das "quatro rodas", dependendo dos sintomas apresentados. Visite o seu revendedor de pneus para uma inspeção.
Diagnóstico 2: Pressão excessiva
O centro do piso suporta a maior parte da carga e desgasta-se mais rapidamente que os bordos externos.
Para evitar que tal ocorra, verifique sempre os pneus quando estão frios, antes de conduzir ou, no mínimo, três horas depois.
Solução:
Retire ar do pneu, utilizando um manómetro, até que a leitura da pressão do ar corresponda à pressão recomendada pelo fabricante do veículo. Para saber a pressão de ar correta, consulte o manual do proprietário do veículo ou veja a pressão recomendada na etiqueta existente na porta do veículo.
A maioria dos furos de pregos ou cortes até 6 mm confinados ao piso podem ser reparados por um profissional de pneus através de procedimentos aprovados pela indústria.
Uma reparação feita apenas com um taco no pneu não é confiável e é perigosa, porque o interior do pneu deve ser inspecionado após um furo.
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Sintoma: Bordos com aspeto serrilhado ou irregular
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Diagnóstico: Desalinhamento
Se um veículo estiver desalinhado, os bordos do piso terão um aspeto serrilhado ou irregular. Isto é provocado por uma variação aleatória do atrito entre o pneu e a estrada.
Solução
Provavelmente, a direção do seu automóvel precisa de uma correção da convergência ou da divergência. Visite o seu profissional de pneus para uma inspeção.
Sintoma: Danos
Diagnóstico: Dano no pneu que requer reparação
- A maioria dos furos de pregos ou cortes até 6 mm confinados ao piso podem ser reparados por um profissional de pneus através de procedimentos aprovados pela indústria.
- Uma reparação feita apenas com um taco no pneu não é confiável e é perigosa, porque o interior do pneu deve ser inspecionado após um furo.
Solução
- A reparação adequada de um pneu radial (a maioria dos pneus) inclui a aplicação de um remendo de borracha no revestimento interno do pneu e um enchimento de borracha no orifício.
- Não tente reparar pneus com furos maiores do que 6 mm ou com furos no flanco. Além disso, não repare pneus cujo piso tenha menos de 1,6 mm de profundidade.
- Substitua o pneu danificado pelo pneu sobresselente, mas primeiro verifique o flanco do pneu sobresselente para saber a pressão de enchimento correta e as limitações de velocidade e quilometragem. Leve o seu veículo a um profissional de pneus para ser inspecionado.
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Sintoma: Desgaste transversal do piso
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Diagnóstico: Pneu desgastado
- Todos os pneus têm indicadores de desgaste do piso a uma profundidade de 1,6 mm
- Quando o piso tiver uma profundidade de 1,6 mm ou quando os indicadores de desgaste do piso forem visíveis em qualquer secção do pneu, o pneu está gasto e deve ser substituído.
Solução:
Leve o seu veículo a um profissional de pneus para uma inspeção e peça-lhe para medir o piso restante com um medidor de profundidade do piso.
Outras sugestões e conselhos