Extrema las precauciones al conducir por carreteras de montaña en invierno.

Leia as nossas 7 sugestões de segurança de condução no inverno

Sugestões e conselhos automóveis

Saiba como controlar o seu veículo com mau tempo com as nossas dicas para conduzir na neve e no gelo. Este guia prático irá informá-lo sobre os acessórios de inverno recomendados e como preparar os seus pneus para conduzir na neve.

Sugestão 1: Prepare sempre o seu veículo, especialmente os seus pneus!

Antes de partir, retire sempre o gelo e raspe o para-brisas para se certificar de que tem uma boa visão da estrada.

Quando a temperatura começa a descer abaixo de 7 °C, recomendamos a utilização de pneus com a marcação 3PMSF. Pode utilizar pneus de inverno (por vezes referidos como pneus de neve) da gama MICHELIN Alpin, ou pneus para todas as estações da gama MICHELIN CrossClimate.

Se tiver de colocar correntes de neve ao chegar a uma zona montanhosa, encoste num local seguro e coloque-as numa das áreas de montagem de correntes designadas, situadas no sopé das montanhas.

Automóvel Edito marquages m s et 3pmsf fiche 06 Sugestões e conselhos

Sugestão 2: Ajuste a pressão dos pneus

Em geral, recomenda-se verificar a pressão dos pneus pelo menos uma vez por mês e antes de uma longa viagem.

À medida que a temperatura baixa, a pressão dos pneus também diminui. Por isso, no inverno, deve ajustar a pressão dos seus pneus, uma vez que os pneus devidamente insuflados são mais seguros e mais eficientes em termos de consumo de combustível.

pressure bg
Qual é a pressão de ar correta para os meus pneus de inverno?

Sugestão 3: Como conduzir na neve

Conduzir na neve pode ser angustiante para os condutores que não estão habituados a isso. Deve manter o controlo do seu veículo, estar sempre atento à estrada e segurar o volante com ambas as mãos.

Bryan Bouffier, piloto francês e vencedor da edição centenária de 2011 do rali de Monte Carlo, diz: "O mais importante em estradas com neve é manter a calma, travar e acelerar suavemente, olhar em frente, aumentar a distância de paragem e, embora deva ser óbvio, reduzir a velocidade".

Não utilize o Cruise Control, pois não foi concebido para a condução em pisos escorregadios e pode fazer com que perca o controlo do seu veículo. 

Sugestão 4: Aprenda as técnicas de travagem adequadas para conduzir na neve

Primeiro, reduza a velocidade e aumente as distâncias de paragem. Lembre-se de que a distância de travagem é quatro vezes maior na neve, por isso mantenha a distância em relação ao veículo da frente, tanto em subidas como em descidas.

É importante verificar a sua capacidade de travagem assim que observar uma alteração nas condições da estrada (quer esteja seca, molhada, com neve ou gelo). Para isso, espere até que não se encontrem outros veículos nas proximidades e esteja a conduzir lentamente. Conduza em linha reta e comece a travar gradualmente. Se o seu veículo tiver dificuldade em abrandar, é porque a estrada está escorregadia. Prossiga mais cautelosamente e abrande.

Bryan Bouffier, piloto francês e vencedor da edição centenária de 2011 do rali de Monte Carlo, diz: "Ao travar, a regra de ouro é não fazer movimentos bruscos".

Michelin - Maîtriser le freinage

Sugestão 5: Mantenha o controlo ao conduzir em curvas

Michelin - Garder le contrôle en courbe

Tração dianteira

  • Largue o acelerador e trave suavemente, aproximando-se de cada curva como se fosse muito mais apertada do que parece, para que os pneus tenham mais hipóteses de manter a aderência quando estão virados.
  • Ao sair da curva, a redução das rpm facilitará a tração.


Tração traseira

  • Quando a traseira do veículo desliza para o lado oposto, tem de utilizar suavemente o acelerador e o travão, continuando a olhar na direção para onde pretende ir e virar o volante nessa mesma direção. 

Sugestão 6: Como lidar com arranques em subidas ao conduzir na neve

Em estradas com neve, é importante acelerar suavemente, largando gradualmente a embraiagem para evitar que as rodas dianteiras patinem.

Veículos 4x4

Os veículos com tração às 4 rodas têm uma tração mais eficaz. Em 90% dos casos, estes veículos conseguem lidar com subidas mesmo com pneus de verão. Mas pode ter problemas ao conduzir em descidas, uma vez que o peso do veículo está à frente. Por isso, é melhor utilizar pneus de inverno para conduzir na neve, mesmo com um 4x4. 

MICHELIN - Réussir son démarrage en côte

Sugestão 7: Conduzir na neve - A diferença entre veículos manuais e automáticos

A condução na neve deve ser abordada de diferentes maneiras, dependendo se está a conduzir um veículo manual ou automático. Com um manual, utilize uma mudança mais alta para evitar a perda de aderência. Alguns automáticos estão equipados com o modo de neve, uma funcionalidade muito útil. Pode ser útil desativar o ESP (Programa Eletrónico de Estabilidade) e desligar também o Cruise Control.

Automóvel Picto Bibendum - Reflexion Sugestões e conselhos

O que devo ter em mente quando conduzo no inverno?

Abaixo apresentamos um resumo das nossas melhores sugestões para uma condução segura no inverno:

  • Prepare o seu veículo limpando qualquer neve ou gelo do para-brisas;
  • Coloque pneus de neve no seu veículo;
  • Reduza a velocidade;
  • Trave devagar e suavemente;
  • Mantenha-se a uma distância de paragem segura;
  • Mantenha o controlo ao conduzir em curvas;
  • Saiba como lidar com arranques em subidas 

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