Automóveis Fundo perfect header Pneus

Escolher o pneu perfeito para SUV

Como a classe de veículos utilitários desportivos (SUV) continua a liderar as vendas de novos automóveis em todo o mundo, é fundamental compreender este segmento.

A partir de 2010, a popularidade dos SUV aumentou de forma significativa na Europa.

Todos nós temos um carro por diferentes motivos. A principal razão prende-se com as deslocações diárias para o trabalho. Muitas vezes é a viagem na hora de ponta que decide o carro que conduzimos, especialmente para aqueles que trabalham no centro ou arredores da cidade, dando primazia à eficiência de combustível e manobrabilidade como principais motivos para adquirir um novo automóvel. Independentemente daquilo que o motiva a usar o carro, ou devido ao seu estilo de condução único, todos têm um ponto em comum quando estão ao volante: a segurança.

Como é evidente, os veículos modernos estão equipados com muitas funcionalidades de segurança, desde tecnologias inteligentes como as funções de assistência ao condutor, até às características com mais de cem anos, como os travões. Contudo, a única parte do seu automóvel que está em contacto constante com o solo é o pneu. Por isso, utilizar o pneu adequado no seu veículo não só garante uma ótima experiência de condução, como também contribui em grande medida para a sua segurança. Não estamos à espera que consiga distinguir entre um CrossClimate e um Pilot Sport mas, na Michelin, temos uma longa tradição na criação de compostos de borracha líderes da indústria, para que possa viajar com toda a tranquilidade sabendo que está a usar pneus de elevada qualidade.

Este artigo vai conduzi-lo no caminho certo para a substituição dos pneus do seu SUV, tendo em consideração a utilização diária, o estilo de condução e o modelo do SUV.

Conhecer o seu pneu

Primeiro, vale a pena conhecer minimamente os tipos de pneus que existem. Para os SUV, as opções podem ser agrupadas de forma geral em três categorias principais, para não entrarmos em diversas subsecções mais específicas. O trio de alternativas divide-se em verão, inverno e todas as estações.

Automóveis Edito summer Pneus

summer

Os pneus de verão recorrem a compostos de borracha mais duros, com poucas ranhuras invertidas. A ausência de recortes significativos permite que os pneus fiquem mais macios com temperaturas mais elevadas, enquanto a forma das ranhuras também previne a ocorrência de hidroplanagem quando a borracha entra em contacto com grandes quantidades de água à superfície. Além disso, a dimensão e a profundidade do piso, cuidadosamente desenvolvidos, oferecem menos fricção do que as alternativas que dão prioridade à aderência, tornando os pneus de verão consideravelmente mais económicos, com uma maior eficiência de combustível. É sempre melhor quando temos de passar menos vezes pela estação de serviço!

Automóveis Edito winter Pneus

winter

Por outro lado, os pneus de inverno, são compostos por muitos recortes pequenos que ajudam a escoar melhor a água acumulada na superfície da estrada, como é habitual durante os meses de inverno. Estas características também revelam as suas vantagens em termos de aderência com a queda de neve e formação de gelo, porque os pneus compactam de forma eficiente a precipitação mais espessa, melhorando a tração. Os pneus para todas as estações reúnem as qualidades dos dois pneus anteriores e combinam tudo num composto abrangente para qualquer condição meteorológica, durante todo o ano. O CrossClimate é um excelente exemplo de um pneu SUV preparado para as condições meteorológicas de todo o ano.

A escolha dos entusiastas

O mais provável é que o entusiasta por automóveis que entra no segmento SUV conduza um SUV desportivo ou de luxo (SSUV). Neste subsegmento encontramos modelos como o Porsche Cayenne e o Range Rover Evoque que conjugam a performance, apenas disponível num carro desportivo, com o luxo expectável de uma limusina conduzida por um motorista.

Para estes automobilistas, conduzir é uma paixão e colocar as mãos nas patilhas da caixa de velocidades DSG resulta apenas numa escolha: modo desportivo. Garantidamente, potência sem restrições é um requisito essencial para estes condutores.

As fortes acelerações, travagens e curvas submetem os pneus a temperaturas bastante elevadas. Contudo, sugerimos que, de uma forma geral, evitem este tipo de condução porque vai desgastar o piso muito mais depressa. Para os automóveis que se enquadram mais na categoria desportiva, aconselhamos os pneus Pilot Sport, sendo os CrossClimate para SUV uma escolha mais adequada para conduzir durante todo o ano. Como as temperaturas em Portugal raramente descem para valores considerados extremamente baixos, o composto dos pneus para todas as estações é suficiente. Contudo, se está a considerar enfrentar condições de inverno mais extremas ao volante de um SUV desportivo, os pneus Latitude Alpin são líderes na sua categoria.

Automóveis Edito everyday vehicle Pneus

everyday vehicle

O veículo de utilização diária

Como referimos anteriormente, muitos automobilistas usam os seus carros apenas para as deslocações diárias para o trabalho e, depois de passarem tanto tempo no trânsito de segunda a sexta-feira, a última coisa que querem fazer no fim de semana é voltar a conduzir. Porém, esta deslocação não é diferente, exceto nas características da viagem que vão, de alguma forma, recorrer ao pneu mais adequado. O condutor diário que geralmente centra a sua atenção na redução dos consumos e características de segurança, irá provavelmente optar por um SUV compacto. O Renault Captur é um excelente exemplo de um SUV compacto, oferecendo excelentes consumos conjugados com espaço interior.

O condutor deste veículo pretende obter a melhor relação preço-qualidade. Este tipo de condutor pode ser prudente ao realizar a sua compra, mas o automóvel representa uma parte importante da sua vida. Geralmente, isto implica o dispêndio de um valor significativo. Para os que não optam por uma condução agressiva, o pneu Cross Climate+ apresenta-se como a escolha mais eficiente em termos de composto. Graças às ranhuras fluidas que se adaptam a uma gama de temperatura alargada, estes pneus duram, em média, mais de 17 000 quilómetros do que os modelos concorrentes. Além disso, continuam a surgir novos recortes quando as lamelas exteriores se começam a desgastar, para oferecer uma excelente aderência.

O automóvel versátil

 O encanto dos SUV é, como já referimos, a sua grande versatilidade, oferecendo oportunidades ilimitadas. Para aqueles que pretendem estar presentes nas reuniões de negócios durante a semana, antes de rebocar a rulote ao final da tarde de sexta-feira, um modelo como o Toyota Land Cruiser oferece estilo, elegância e potência. Durante os meses de verão, um SUV com sistema 4X4 deverá optar pelo pneu Latitude Cross, adequado para a utilização em estrada e todo-o-terreno, garantindo uma transição harmoniosa entre os diferentes pisos.

O Latitude Cross oferece aos condutores aderência durante todo o ano. Contudo, se existe a possibilidade de ocasionalmente conduzir com gelo ou neve,  talvez deva considerar o Latitude Alpin, que oferece melhor tração nestas condições. Além disso, a tecnologia inovadora StabiliGrip oferece uma maior resistência quando viaja a velocidades mais elevadas.

O veículo familiar

Como é evidente, cada carro no seu segmento tem diferentes utilizações e pode ser alterado para se adaptar às necessidades do condutor. Contudo, veículos como o Nissan Qashqai reúnem a preferência de muitas famílias graças aos seus consumos reduzidos e espaço interior abundante. Como o Qashqai apresenta capacidade para cadeiras de crianças, kits desportivos e sacos de compras, não é de estranhar que tenha consolidado a sua posição de favorito. Mas, para garantir a preferência por este SUV compacto é fundamental que também apresente um magnetismo invisível com a estrada.

Existem muitos tipos de pneus que podem ser usados com o Qashqai, já que este veículo se apresenta como um verdadeiro crossover. Em termos de pneus de verão, o Primacy 4, que apresenta o seu nível de elevada segurança inalterado mesmo com o piso gasto, é uma das opções, recorrendo a uma escultura inovadora para aumentar o espaço em 22% e escoar mais água. Em alternativa, o Pilot Sport 4 oferece uma melhoria da tração em piso molhado, graças aos seus recortes longitudinais largos e profundos.

Automóveis Edito family vehicle Pneus

family vehicle

Caso prefira um pneu para todas as estações, como já referimos anteriormente, o CrossClimate+ apresenta uma performance igualmente impressionante em todas as condições meteorológicas, oferecendo conforto e confiança desde o primeiro ao último quilómetro da sua viagem.

Para mais informações sobre a vasta gama de pneus não só para SUV, mas para todos os veículos, disponibilizados pela Michelin, contacte-nos hoje mesmo.

Está a utilizar um navegador não suportado
Está a utilizar um navegador que não é suportado por este site. Isto significa que algumas funcionalidades podem não funcionar como pretendido, o que pode levar a comportamentos anormais quando estiver a navegar no site. Utilize ou atualize/instale um dos seguintes navegadores para tirar o melhor proveito deste site.
IE
firefox 66+
chrome 72+
edge 17+
safari 12+
opera 58+