Como escolher pneus de inverno

Pretende comprar pneus para o inverno, mas não sabe como escolher entre as várias promoções de pneus disponíveis no mercado?
Quer precise de pneus de inverno ou de pneus para todas as estações, a Michelin está aqui para o ajudar a tomar a sua decisão!

As nossas sugestões para escolher os melhores pneus de inverno

À medida que o inverno se aproxima, pode estar com dúvidas sobre que pneus de inverno escolher. Com os vários modelos e linhas disponíveis, existem algumas questões importantes a ter em conta:

  • Ao contrário da marcação M+S, a marcação 3PMSF que pode ser encontrada no flanco, indica que os pneus cumprem as normas da UE e que passaram um teste normalizado, o que significa que será capaz de conduzir com segurança em condições meteorológicas de inverno.
  • A uma temperatura inferior a 7°C, a utilização de pneus adaptados às condições meteorológicas de inverno é fundamental. Antes de fazer uma compra, siga estas sugestões para saber que pneus utilizar no seu automóvel, dependendo do seu tipo de condução, da marca e do modelo do seu veículo e do tamanho dos pneus.

ck1u5fwih00k70pqpyhlzpjna cjzy8pb3z0vme0jmt05a1dc0e pn002567 max max

Sugestão n.º 1:

escolha os seus pneus de inverno com base no local onde vive e no seu tipo de condução habitual

Se viver numa região com invernos longos e rigorosos, a MICHELIN recomenda a utilização de pneus de inverno.

A gama MICHELIN ALPIN (por exemplo, os pneus MICHELIN Pilot Alpin 5, MICHELIN Pilot Alpin 5 SUV e MICHELIN Alpin 6) oferece uma experiência de condução segura, confortável e precisa mesmo nas condições meteorológicas mais extremas do inverno.

Se viver num local com tempo variável e queda de neve ocasional, os pneus para todas as estações MICHELIN CrossClimate são perfeitos para si. A gama MICHELIN CROSSCLIMATE oferece uma performance equilibrada que faz com que sejam adequados tanto para o verão como para o inverno, com elevados níveis de performances na neve.

Se viver numa zona com condições de inverno verdadeiramente extremas, a MICHELIN recomenda a utilização de pneus de inverno especiais, como as gamas Nordique MICHELIN X-ice ou MICHELIN X-ice North 4, com ou sem pregos.

Gostaria de saber mais sobre as diferenças entre os pneus de inverno e os pneus para todas as estações? Consulte o seguinte artigo: Pneus de inverno ou pneus para todas as estações: como escolher.

cjzjzkjb708490pnqeke1lt6a winterhighwayimagejpg 0 0 720 430 max

Sugestão n.º 2:

verifique a dimensão dos seus pneus

Para encontrar os pneus de inverno ou todas as estações adequados para o seu veículo, deve ter em consideração as medidas dos pneus.

Como encontro o tamanho do meu pneu ?

As dimensões do pneu incluem algumas informações diferentes :

  • largura,
  • altura,
  • diâmetro,
  • carregando índice,
  • Classificação de velocidade

4w edito tip1 tiresidewall help and advice

ck1u62p4m0e2i0jpk3erkr4c3 cjzk0hvav08dh0pnqdyzbi9lr dimensionpneu max max

dim poid

dim vitesse

Que significa cada número e letra na dimensão :

225: largura do pneu (em mm) 

45: perfil (em percentagem) da altura do pneu em relação à largura do pneu. Neste exemplo, 45 indica a altura do pneu e é igual a 45% da largura.

R ou ZR: estrutura radial

17: diâmetro interior, diâmetro do pneu em polegadas. 1 polegada = 2,54 cm. Isto corresponde ao diâmetro da roda para a qual o pneu foi concebido.

96: a carga máxima que pode ser suportada por cada pneu.

V: a capacidade de velocidade máxima do pneu. Neste exemplo, o V corresponde a 240 km/h

A dimensão dos pneus de inverno ou dos pneus para todas as estações deve corresponder ao dos pneus de verão, e o índice de carga deve ser o mesmo ou superior. Se optar por um conjunto Roda + Pneu, poderá poupar dinheiro ao escolher uma dimensão mais pequena, mas certifique-se de verificar se tal está aprovado para o seu veículo. Também pode escolher um código de velocidade ligeiramente inferior, que é mais adaptado para a condução no inverno e normalmente mais barato.

Agora que já sabe interpretar a dimensão dos pneus, utilize o nosso seletor de pneus para explorar a linha MICHELIN All Seasons.

Encontre os seus pneus MICHELIN All Seasons clicando em tyre selector

Posso escolher um pneu de inverno com um índice de velocidade inferior ao recomendado pelo fabricante ?

Sim. Se o veículo estiver equipado com pneus de inverno com a marcação (M+S e 3PMSF) e o índice de velocidade dos pneus for inferior à velocidade máxima do veículo, estes ainda podem ser instalados desde que um autocolante a indicar a nova velocidade máxima se encontre no campo de visão do condutor.

Por exemplo: um automóvel com uma velocidade máxima de 205 km/h seria normalmente equipado com pneus com um índice de velocidade H. Se, em vez disso, equipar o automóvel com pneus de inverno com a marcação M+S ou 3PMSF e com um índice de velocidade T, deverá utilizar um autocolante a indicar que a velocidade máxima para este automóvel é de 190 km/h.

Sugestão n.º 3:

escolha pneus que se adaptem aos seus hábitos de condução e às condições meteorológicas locais

Clique no vídeo e descubra os nossos conselhos que o vão ajudar a escolher os seus pneus de inverno :

Comparing the MICHELIN CrossClimate to MICHELIN Alpin 5

Artigos que lhe podem interessar

Está a utilizar um navegador não suportado
Está a utilizar um navegador que não é suportado por este site. Isto significa que algumas funcionalidades podem não funcionar como pretendido, o que pode levar a comportamentos anormais quando estiver a navegar no site. Utilize ou atualize/instale um dos seguintes navegadores para tirar o melhor proveito deste site.