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Tudo sobre o pneu

Resistência ao rolamento

Michelin 18 mai 2010

Resistência ao rolamento

O pneu é responsável de 20% do consumo total de combustível de um veículo. Mas o que é a resistência ao rolamento e como se pode reduzir?

O que é a resistência ao rolamento?

Em cada rotação, a zona do pneu que trabalha e entra em contacto com o solo (banda de rolamento, flanco, talões, etc.), abate, deforma-se e aquece, consumindo energia em forma de calor. Este fenómeno chama-se histerese e é a origem de 90% da "resistência ao rolamento" dos pneus.

É como subir constantemente uma encosta com uma pendente de 1%

Quanto maior for a resistência ao rolamento dos pneus, mais energia se requer para que o motor desloque o veículo. Se o motor tem de se esforçar mais para superar a resistência ao rolamento dos pneus, consumirá mais combustível. A resistência ao rolamento pode-se comparar com um veículo que tem de subir constantemente uma pendente de 1%. A resistência ao rolamento não se pode eliminar completamente, mas sim se pode reduzir.

Mais de 13.000 milhões de litros de combustível poupados desde 1992

Esta é a poupança mundial em consumo de combustível que a MICHELIN conseguiu com os seus pneus verdes MICHELIN EnergyTM. Estes pneus oferecem níveis excepcionais de resistência ao rolamento, desgaste, aderência e duração, com a máxima segurança.

Três em cada quatro pneus de Turismo Michelin vendidos na Europa actualmente são MICHELIN EnergyTM

400 milhões de pneus "verdes" Michelin de baixa resistência ao rolamento foram vendidos na Europa desde 1992.

Desde 1992, os pneus verdes MICHELIN contribuíram para reduzir em 30 milhões de toneladas as emissões de CO2 dos veículos. O CO2 é um dos principais gases de efeito estufa e cada litro de combustível utilizado emite cerca de 2,5 kg. de CO2 para a atmosfera.

Se todos os veículos da Europa levassem pneus MICHELIN Energy, pouparíamos cerca de 3.000 milhões de litros de combustível (equivalente a 100.000 cisternas) por ano.

Tendo em conta estes dados e os contínuos melhoramentos e inovações da Michelin neste segmento, a justificação meio-ambiental de utilizar os pneus de baixa resistência ao rolamento da Michelin é ainda mais convincente.

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