PneusPneus VER TODOS OS PNEUSVER TODOS OS PNEUS DISTRIBUIDORESDISTRIBUIDORES

Guia de condução

Conduzir no inverno

Michelin 18 mai 2010

Conduzir no inverno

Esteja atento, reduza a velocidade e não perca o controlo

São os três elementos chave para conduzir com segurança no Inverno. A condução no Inverno é um grande desafio. Conduza de acordo com as condições meteorológicas e da estrada, que podem ser imprevisíveis.

A segurança em primeiro

A condução no Inverno exige mais os seus pneus e das suas habilidades como condutor. Prepare-se para as condições invernosas.

Considere a possibilidade de utilizar pneus de Inverno

Os pneus de Inverno melhoram a segurança e a mobilidade, pois proporcionam mais tracção, travagem e controlo com água, orvalho, neve e especialmente com gelo. Se se montam quatro pneus de Inverno, a estabilidade e o controlo são maiores.

Seja consciente das suas limitações e das dos outros condutores

Concentre-se naquilo que o rodeia. Adapte a sua velocidade às condições existentes e mantenha a distância de segurança com o veículo da frente. Evite situações em que tenha de travar bruscamente numa superfície resvaladiça.

Travagem

É fundamental antecipar-se avaliando a distância de travagem necessária. Evite as travagens bruscas e viajar a grande velocidade. Não faça movimentos repentinos e não acelere a fundo (a aceleração deve ser gradual e progressiva, nunca de forma brusca). Tente travar suave e gradualmente para que as rodas não se bloqueiem. Se as rodas se bloqueiam, o veículo derrapará e ficará fora de controlo. Se tal ocorrer, solte o pedal do travão para recuperar a tracção e use o motor como travão, alternando-o com o pedal do travão. Para reduzir o risco de derrapar nas subidas use uma relação de mudanças mais alta daquela que utilizaria com tempo seco.

Arranque

Para não patinar quando se arranca sobre a neve é fundamental acelerar pouco a pouco. Se as rodas patinam, suba a uma velocidade superior para reduzir a força que se aplica às rodas. Assim o veículo arrancará bem.

Curvas

Antes de entrar na curva, reduza a velocidade em linha recta. Para não patinar e perder o controlo quando se entra numa curva, a direcção deve-se manter constante com um movimento fluido. Mantenha uma velocidade lenta e constante.

Perda de controlo com as rodas dianteiras

Para recuperar a aderência no caso de se perder o controlo do eixo dianteiro, reduza a velocidade levantando o pé do acelerador. Se for necessário pise levemente o travão sem bloquear as rodas.

ARTIGOS LIDOS RECENTEMENTE

Não há artigos vistos recentemente

  • TURISMO
  • 4X4 / SUV
  • VEÍCULOS COMERCIAIS
  • Primacy 4

    Segurança desde o primeiro até ao último quilómetro(1) VER MAIS

    Verão

    Primacy 4 NOVO
  • CrossClimate+

    Sempre preparado! Faça o tempo que fizer. VER MAIS

    tyre.attributes.genpoly

    CrossClimate+
  • Pilot Sport 4

    MICHELIN Pilot Sport 4. Simplesmente, uma experiência única. VER MAIS

    Verão

    Pilot Sport 4
  • Pilot Sport 4 S

    Pura paixão, pura precisão VER MAIS

    Verão Circuito

    Pilot Sport 4 S
  • Pilot Sport Cup 2

    Mais de 50% de voltas em circuito, e mais rápido(1) graças às tecnologias incorporadas da competição de resistência VER MAIS

    Verão Circuito

    Pilot Sport Cup 2
  • Alpin 6

    SEGURANÇA DESDE O PRIMEIRO ATÉ AO ÚLTIMO QUILÓMETRO(1), EM CONDIÇÕES INVERNOSAS DIFÍCEIS VER MAIS

    Inverno

    Alpin 6 NOVO
  • Pilot Alpin 5

    MAIOR CONTROLO, SEJAM QUAIS FOREM AS CONDIÇÕES VER MAIS

    Inverno

    Pilot Alpin 5 NOVO
  • Pilot Alpin PA4

    Mais controlo em todas as condições invernosas. VER MAIS

    Inverno

    Pilot Alpin PA4
Loader