4w 461 pneu michelin crossclimate 2 pneus toda estacao

PNEUS DE VERÃO VS PNEUS ALL SEASON: COMO ESCOLHER?

Sugestões e conselhos automóveis

Durante muito tempo a eleição de pneus era um processo simples: pneus de verão para o verão e pneus de inverno para o inverno.

Hoje em dia, contudo, os pneus all season oferecem toda uma nova gama de possibilidades, e nem sempre é fácil saber qual a melhor opção. Aqui é onde entra a Michelin. Portanto, se está a pensar em optar por pneus de verão como por pneus all season, estamos aqui para dar-lhe toda a informação que necessita para ajudar a tomar a decisão correta.

Pneus de verão

Concebidos para garantir umas performances ótimas a temperaturas superiores a 7°C, os pneus de verão rendem melhor em estradas secas e molhadas e são especialmente úteis em locais onde as temperaturas podem superar os 35°C durante períodos ocasionais ou inclusive prolongados.

comparativa distância de travagem pneus inverno e verao em molhado

(1) Diferença média entre a distância de travagem de um pneu de inverno e a de um pneu de verão. Distância de travagem em superfície molhada de 80 a 0 km/h. Provas TUV SUD 2013, com 205/55 R15, realizadas entre 4C e 6C.

O problema destes pneus é que a borracha se endurece uma vez que a temperatura começa a descer abaixo dos 7°C, o que os torna menos eficazes no inverno, especialmente sobre solo molhado.

Portanto, se conduz com pneus de verão em condições invernosas frias, está colocar-se em perigo. Tal é especialmente perigosos se conduz por neve com pneus de verão, já que a distância de travagem pode ser duas vezes maior do que se tem pneus de inverno homologados.

comparativa distância de travagem pneus inverno verao em neve

(2) Diferença média da distância de travagem de um pneu de inverno com respeito a um pneu de verão. Distância de travagem sobre uma superfície nevada de 80 a 0 mph. Provas TÜV SÜD 2013, com 205/55 R16, realizadas entre -4°C e -6°C.

Pneus all season

Os pneus para todas as estações, ou pneus all season como também são conhecidos, são pneus híbridos que se sentem tão cómodos conduzindo a -10°C como a 30°C. O seu segredo? Combinam as características dos pneus de verão e de inverno, permitindo conduzir com segurança em seco e em molhado, no inverno e no verão, assim como na neve.

Os pneus Michelin para todas as estações têm a certificação 3PMSF que lhes permite confirmar as suas boas performances no inverno, especialmente sobre neve.

Esta é a principal vantagem dos pneus all season com respeito aos pneus de verão, já que ainda não são tão eficazes como os pneus de inverno (que continuam a ser os pneus de neeve por excelência), os pneus all season garantem a mobilidade e a segurança na maioria das condições de neve. No entanto, esta vantagem tem um inconveniente. Quando as temperaturas superam os 7°C, inclusive os melhores pneus all season têm uma distância de travagem ligeramente superior, tanto em solo seco como molhado, aos dos pneus de verão.

MICHELIN CrossClimate 2

Performances relativas dos pneus MICHELIN de verão, inverno e all season

Relative performance of MICHELIN's summer and all season tyres

As pontuações refletem o nível de desempenho indicativo dos pneus comparados.

Pneus de verão

Os pneus de verão MICHELIN Primacy 4+ e MICHELIN Pilot Sport 5 oferecem as melhores performances em estradas secas e molhadas quando faz calor. Têm uma excelente vida útil, como se espera da marca MICHELIN.

Pneus all season

Os pneus MICHELIN CrossClimate 2 são uns pneus all season que rendem bem tanto no verão como no inverno, inclusive com neve. A sua duração é equiparável aos dos pneus de verão, o que os converte em líderes nesta categoria.

Pneus de verão VS pneus all season: que escolher?

A principal consideração no momento de comprar pneus novos é o tipo de condições de condução que é provável que encontre com o seu veículo.

Aqui tem um esquema que pode ajudar a escolher:

árvore de decisão pneus verão ou inverno

Se vives numa zona onde os invernos são amenos, as temperaturas raramente baixam dos 7°C e nunca se depara com estradas cubiertas de neve, então os pneus de verão são sem dúvida a melhor opção.

Se por contrário, vive numa região em que as temperaturas descem muitas vezes abaixo dos 7°C e em que cada inverno está ocasionalmente exposto a nevões e baixas temperaturas (nevões locai, viagens a estações de esqui, visitas ocasionais a familiares ou amigos em regiões montanhosas ou com neve, etc.), então os pneus para todas as estações serão a mejor opção.

Por último, se está habitualmente com estradas com neve, ou vive ou tem que viajar a zonas de difícil acesso no inverno (importantes e frequentes dias com neve, muitos dias com temperaturas muito baixas, pendentes pronunciadas, etc.), então a melhor opção será continuar a utilizar pneus de verão no verão e pneus de inverno no inverno.

Outros artigos relacionados

Está a utilizar um navegador não suportado
Está a utilizar um navegador que não é suportado por este site. Isto significa que algumas funcionalidades podem não funcionar como pretendido, o que pode levar a comportamentos anormais quando estiver a navegar no site. Utilize ou atualize/instale um dos seguintes navegadores para tirar o melhor proveito deste site.