Compreender o índice de carga e código de velocidade dos pneus

O que é o índice de carga do pneu e o código de velocidade do pneu? O índice e o código devem ser respeitados ao substituir os pneus? Neste artigo vai encontrar a resposta às suas dúvidas.

O que são os índices dos pneus?

O flanco do seu pneu apresenta várias marcações alfanuméricas que permitem compreender melhor algumas das suas características. (Aprenda a ler as marcações dos pneus)

Uma parte deste código é o índice de carga dos pneus e o código de velocidade dos pneus, que são indicados por um número e uma letra respetivamente.

O manual do utilizador do veículo ou um autocolante na porta do condutor pode apresentar as classificações do pneu.  Esta informação descreve os pneus recomendados pelo construtor do seu veículo.

Os índices dos pneus podem ser encontrados no autocolante colocado na porta do condutor

O que significam estes índices dos pneus? Tem de os respeitar quando substitui os seus pneus? Vamos abordar estas questões neste artigo.

Índice de carga do pneu

O que é o índice de carga do pneu?

O índice de carga do pneu é um código numérico que corresponde à carga máxima (em kg) que pode ser transportada por cada pneu.  O índice de carga e as cargas máximas correspondentes do pneu estão apresentadas numa tabela normalizada.

Para identificar a carga máxima que o seu pneu pode transportar, ou o índice de carga recomendado pelo construtor do veículo, basta fazer o seguinte:

1 - Identificar o índice de carga do pneu

No flanco do seu pneu, vai encontrar um conjunto de números e letras semelhante a isto:

Pode encontrar o índice de carga dos pneus no flanco do seu pneu

Também poderá encontrar esta informação no autocolante colocado na porta do condutor ou no manual do proprietário do seu veículo.

Estes números e estas letras podem variar de acordo com os diferentes pneus. Indicam as dimensões e o índice de carga e código de velocidade do pneu.

Vejamos o que estes códigos significam:

Largura do pneu

Altura do pneu

Diâmetro do pneu

Índice de carga do pneu

código de velocidade do pneu

205

55

R17

91

V

Tenha em atenção que pneus com a mesma dimensão podem ter diferentes índices de carga e velocidade. É por isso que é importante compreender a dimensão, código de velocidade e índice de carga do pneu antes de proceder à sua substituição.

Neste exemplo, o índice de carga do pneu é 91.

2 - Gráfico de índice de carga do pneu

Depois de identificar o índice de carga dos pneus, pode saber qual a capacidade de carga máxima de um pneu ao consultar esta tabela:

No nosso exemplo, verificamos que o índice de carga do pneu de 91 corresponde a uma carga do pneu máxima de 615 kg.

O que significa o XL nos pneus?

Alguns pneus também apresentam a marcação XL. Isto representa “Carga extra”.

Significa que o pneu foi reforçado para poder transportar cargas mais pesadas do que os pneus convencionais na mesma dimensão. Este tipo de pneu é geralmente usado em veículos mais pesados como, por exemplo, os SUV.

Posso mudar para um pneu com um índice de carga superior?

Como referido acima, os pneus da mesma dimensão podem apresentar índices de carga diferentes. Ao substituir os pneus usados, recomenda-se a montagem dos pneus com o índice de carga (e código de velocidade), bem como as dimensões originais indicadas pelo construtor.

Como é evidente, “quem pode o mais pode o menos”, pelo que é possível equipar o seu carro com pneus que apresentem um índice de carga superior às especificações do construtor. Contudo, apenas esse fator não permitirá transportar uma carga superior à especificação original do construtor, porque existe uma carga máxima permitida para o eixo do seu veículo, independente da capacidade de carga do pneu.

E em relação à dimensão? Pode ser alterada?
Encontra a resposta a esta questão no nosso artigo sobre como alterar a dimensão de um pneu.

Código de velocidade do pneu

O que é o código de velocidade do pneu?

O código de velocidade do pneu indica a velocidade máxima a que o pneu pode transportar a sua carga máxima. 

No flanco do pneu (ou autocolante na porta do condutor, ou manual do proprietário), o código de velocidade é definido por uma letra junto do índice de carga.

microsoftteams image 8

Neste caso, o índice de velocidade do pneu é V.

Tabela de índice de velocidade dos pneus

Para saber a que velocidade corresponde este índice, basta consultar a tabela abaixo com o índice de velocidade dos pneus:

Escolher um código de velocidade inferior para pneus de invernoPor exemplo, se o pneu tem um código de velocidade de V, então, a velocidade máxima suportada é de 240 km/h (149 mph).

Posso mudar para um pneu com um código de velocidade superior?

Quando os seus pneus estão gastos, é possível substituí-los por pneus com um índice de velocidade superior ao indicado nos pneus anteriores. Contudo, nunca deverá optar por pneus com um código de velocidade inferior, a não ser que sejam pneus com características de inverno ou pneus all season conforme mencionado abaixo.

Escolher um código de velocidade inferior para pneus de inverno

Se usar pneus com características de inverno (marcação 3PMSF: sejam pneus de inverno ou pneus all season), o código de velocidade poderá ser inferior ao apresentado nos pneus de verão ou nos pneus equipados de origem no seu veículo.

O que permite que isto aconteça? Os pneus com características de inverno são concebidos de forma diferente para a condução em condições climáticas adversas (estradas com neve, gelo, etc.) e podem não apresentar o mesmo código de velocidade. 

Contudo, no inverno é frequente conduzir a velocidades mais reduzidas, em comparação com a condução em estrada com piso seco e pneus de verão.  No Reino Unido, o código de velocidade dos pneus com características de inverno continua a exceder o limite de velocidade aplicado no país.  De qualquer forma, durante a condução, o veículo não deve exceder a velocidade máxima adequada ao pneu.

Pode escolher um código de velocidade inferior para pneus de inverno

Códigos de carga e velocidade dos pneus simplificados com a gama CrossClimate da MICHELIN

Perante uma oferta que se tornou cada vez mais complexa e diversificada, a Michelin optou por simplificar com a sua gama de pneus all season: os CrossClimate[Link to "CC2 TDP"]. Esta gama oferece apenas um índice de carga e código velocidade para cada dimensão do pneu, abrangendo todos os requisitos convencionais de índice de carga e código velocidade para esses pneus.

A gama CrossClimate oferece uma excelente performance tanto no inverno como no verão.

A gama CrossClimate da MICHELIN disponibiliza apenas um índice de carga e velocidade para cada dimensão de pneu

Encontre os pneus Michelin perfeitos para si em segundos