Como substituir uma válvula de pneu?
O que é uma válvula de pneu?
Uma válvula de pneu forma parte de cada pneu. Mantém o pneu vedado e evita que o ar se escape. Serve para injetar ar no pneu e manter a pressão correta.
Uma válvula consta de três partes
o corpo, feito de borracha e com ranhuras para enroscar o tampão,
o tampão,
o núcleo, que parece uma haste metálica e que está no centro do corpo (a parte encarnada é a junta).
Uma válvula deve ter sempre um tampão para evitar a perda de ar. Portanto, se vê que uma das suas válvulas não tem tampão, é imprescindível substituí-la.
Quando se deve substituir a válvula do pneu?
Há duas situações em que é necessário substituir a válvula.
1 - Ao substituir o pneu
A operação de substituição da válvula realiza-se sempre que se montar um pneu novo.
Se se trata de uma válvula de borracha, se corta e se substitui por uma nova.
Se se trata de uma válvula eletrónica TPMS (Tyre Pressure Monitoring System), quer dizer, com sensor de pressão, não se substitui toda a válvula, só a junta interior para manter a estanqueidade.
2 - Quando a válvula do pneu está porosa
Em caso de perda lenta de pressão, pode haver porosidade na própria válvula, ou no núcleo do interior da válvula. Isto não é habitual, mas pode ocorrer.
Esta porosidade compromete a estanqueidade, provoca uma perda anormal de ar e, portanto, requer a substituição da válvula, ainda que o pneu siga em bom estado.
Por que é isto sucede?
Parte da válvula é feita de borracha. À medida que envelhece, este material perde as suas propriedades de vedação. Por isso se recomenda mudar a válvula sempre que se substitua o pneu.
Mas pode ser necessário mudar a válvula antes que o pneu chegue ao final da sua vida vida útil. Por exemplo, se só se fazem trajetos curtos em cidade, o pneu se desgasta pouco com os anos, mas o envelhecimento da borracha da válvula pode tornar-se porosa com o passar dos anos. Neste caso, a válvula deve substituir antes de mudar de pneu para evitar a perda de pressão.
Como saber se a válvula do pneu está porosa?
Em qualquer caso, é essencial comprovar regularmente a pressão dos pneus.
Se não nota nenhuma perda de pressão anormal, a válvula segue em bom estado.
Se, pelo contrário, há uma perda anormal de pressão, a estanqueidade da válvula pode ser questionável (também pode haver outras razões, como um furo).
Neste segundo caso, haverá que verificar o pneu por um profissional. Se comprova que a válvula está porosa enquanto o pneu continua em bom estado, se limitará a substituir a válvula.
Um pequeno truque para saber se a válvula está porosa:
Assegure-se de que o tampão está bem enroscado e, a seguir, mova a válvula de um lado para outro. Se escuta pequenos ruídos de ar que se escapa, está porosa.
Também pode molhar a válvula com água com sabão antes de movê-la: se há uma fuga de ar, aparecerão pequenas borbulhas.
Como se substitui uma válvula de pneu?
O procedimento de substituição de uma válvula requer duas coisas (recomendado que seja feito por um profissional):
Saber como fazer,
Estar equipado com os acessórios e as máquinas que utilizam os profissionais para desmontar o pneu, substituir a válvula (ou a junta interior se se trata de uma válvula eletrónica), ajustar o equilíbrio da roda segundo a informação transmitida por uma máquina concebida para o efeito.
Sem estes conhecimentos e equipamento, substituir uma válvula pode ser arriscado e constituir um risco na estrada. Por isso, recomendamos -lhe que leve a substituição da válvula dos seus pneus a um profissional. Para encontrar um próximo de si, pode utilizar a nossa ferramenta a seguir: