Há duas situações em que é necessário substituir a válvula.
1 - Ao substituir o pneu
A operação de substituição da válvula realiza-se sempre que se montar um pneu novo.
- Se se trata de uma válvula de borracha, se corta e se substitui por uma nova.
- Se se trata de uma válvula eletrónica TPMS (Tyre Pressure Monitoring System), quer dizer, com sensor de pressão, não se substitui toda a válvula, só a junta interior para manter a estanqueidade.
2 - Quando a válvula do pneu está porosa
Em caso de perda lenta de pressão, pode haver porosidade na própria válvula, ou no núcleo do interior da válvula. Isto não é habitual, mas pode ocorrer.
Esta porosidade compromete a estanqueidade, provoca uma perda anormal de ar e, portanto, requer a substituição da válvula, ainda que o pneu siga em bom estado.
Por que é isto sucede?
Parte da válvula é feita de caucho. À medida que envelhece, este material perde as suas propriedades de vedação. Por isso se recomenda mudar a válvula sempre que se substitua o pneu.
Mas pode ser necessário mudar a válvula antes de que o pneu chegue ao final de sua vida útil. Por exemplo, se só se fazem trajetos curtos em cidade, o pneu se desgasta pouco com os anos, mas o envelhecimento da borracha da válvula pode tornar-se porosa com o passar dos anos. Neste caso, a válvula deve sustituir-se antes de mudar de pneu para evitar a perda de pressão.
Como saber se a válvula do pneu está porosa?
Em qualquer caso, é essencial comprovar regularmente a pressão dos pneus.
- Se não nota nenhuma perda de pressão anormal, a válvula segue em bom estado.
- Se, pelo contrário, há uma perda anormal de pressão, a estanqueidade da válvula pode ser questionável (também pode haver outras razões, como um furo).
Neste segundo caso, haverá que verificar o pneu por um profissional. Se comprova que a válvula está porosa enquanto o pneu continua em bom estado, se limitará a substituir a válvula.