O que são pneus reforçados?
O termo pode induzir a erro. Um poder-se-ia imaginar que os pneus reforçados são capazes de suportar as condições das estradas acidentadas e pedregosas para evitar os furos... Mas na realidade, é outra coisa!
Com efeito, os pneus reforçados não estão destinados a uso fora de estrada. São pneus com uma maior capacidade de carga. Permitem circular em boas condições suportando uma carga maior devido à massa do veículo.
Há várias formas de suportar a massa de um veículo:
- aumentando o tamanho do pneu: isto aumenta o volume de ar que suporta a carga,
- ou aumentando a sua pressão.
Para esta segunda opção foram concebidos os pneus reforçados.
Os pneus reforçados que antes tinham a inscrição REINF no flanco (por "reinforced"), agora denominam-se XL (Extra Load), em vez de SL (Standard Load).
O índice de carga do pneu (que está marcado no flanco do pneu) é maior num pneu XL que num pneu SL, o que significa que é capaz de suportar um veículo mais pesado.
Pneus reforçados para que tipo de veículos?
Os pneus reforçados estão concebidos para veículos com uma massa elevada, como os SUV.

Alguns exemplos:
BMW X2 M35i (4x4): Pneus reforçados XL, dimensão 225/45 R 19 96H
MERCEDES 1.3 L 109 (MPV): Pneus XL reforçados, dimensão 225/40 R 19 93H
RENAULT Koleos II1.8 dCi 150 (4x4): Pneus XL reforçados, dimensão 225/55 R 19 103V
SEAT Tarraco 1.9 TSI 190 (4x4) : Pneus reforçados XL, dimensão 235/45 R 20 100V
VOLVO XC 60 2.0 T6 320 (4x4): Pneus reforçados XL, dimensão 255/45 R 20 105H
Contrariamente ao que se podia pensar, os veículos utilitários como os comerciais que devem transportar cargas pesadas, não utilizam pneus XL. Os seus pneus têm a sua própria marcação específica designado pela letra C visível no flanco do pneu onde se indica a dimensão.
Qual é a diferença entre XL e HL?
Os pneus HL (Heavy Load) são uma norma mais recente, introduzida em 2021, para satisfazer a necessidade expressa pelos construtores de automóveis de pneus capazes de suportar cargas ainda maiores que os pneus XL.
Porquê? Simplesmente porque chegaram novos tipos de veículos ao mercado: veículos elétricos e híbridos.

As baterias elétricas adicionam uma massa extra que um novo tipo de pneu teria que ser capaz de suportar sem ter que aumentar o tamanho. Por isso, a indústria concordou com uma nova norma denominada HL que agora precede ao tradicional marcado de dimensão.
Exemplo: HL 225/45 17 XL 124V
No entanto, a norma HL não está necessariamente reservada aos veículos elétricos e híbridos. Alguns carros desportivos e pesados também estão equipados com pneus HL, como o Mercedes AMG Clase C Sport e outros veículos deste tamanho.
Posso montar pneus reforçados no meu veículo?
Se o seu veículo não necessita pneus XL pelo seu peso, não tem sentido utilizá-los.
Com efeito, um pneu reforçado é mais pesado que um pneu standard, o que implica uma maior rigidez com o inconveniente de uma condução algo menos confortável. O pneu reforçado é também mais pesado que um pneu standard, o que implica uma maior rigidez com o inconveniente de uma condução algo menos confortável.
Por outro lado, se o seu veículo requer pneus reforçados devido à sua grande massa, não é recomendável montar pneus standard. Com a mesma pressão, se esmagariam e não funcionariam corretamente em estrada. Para além disso, se desgastariam mais rápido.