O termo pode induzir a erro. Um poder-se-ia imaginar que os pneus reforçados são capazes de suportar as condições das estradas acidentadas e pedregosas para evitar os furos... Mas na realidade, é outra coisa!
Com efeito, os pneus reforçados não estão destinados a uso fora de estrada. São pneus com uma maior capacidade de carga. Permitem circular em boas condições suportando uma carga maior devido à massa do veículo.
Há várias formas de suportar a massa de um veículo:
- aumentando o tamanho do pneu: isto aumenta o volume de ar que suporta a carga,
- ou aumentando a sua pressão.
Para esta segunda opção foram concebidos os pneus reforçados.
Os pneus reforçados que antes tinham a inscrição REINF no flanco (por "reinforced"), agora denominam-se XL (Extra Load), em vez de SL (Standard Load).
O índice de carga do pneu (que está marcado no flanco do pneu) é maior num pneu XL que num pneu SL, o que significa que é capaz de suportar um veículo mais pesado.