
Danos no flanco do pneu: o que deve fazer?
Danos no flanco do pneu: o que deve fazer?
Em determinadas condições, o flanco do pneu pode ficar mais ou menos danificado. Que tipo de dano? Quando ocorre? O que fazer? Como pode ser evitado? Neste artigo, respondemos a estas perguntas.
Existem 6 principais categorias de danos no flanco do pneu:
Podem surgir arranhões no flanco dos seus pneus. Se foram vários e/ou bem evidentes, deve solicitar a um profissional que verifique os seus pneus.
Um corte no flanco do pneu pode ser mais ou menos profundo. A gravidade do corte vai depender disso. Mas é difícil para um não especialista avaliar a sua profundidade.
Tenha em atenção que este tipo de pneu deformado tanto pode ocorrer no flanco interior (invisível quando examina o seu veículo) como no flanco exterior do pneu.
Por este motivo, depois de conduzir sobre elementos afiados (p. ex., pedras afiadas), é recomendável mandar verificar os seus pneus para garantir que não apresentam cortes.
“Quando o seu veículo embate num lancil, seja de frente ou em ângulo, ou passa num buraco, pode surgir uma barriga no flanco do pneu.
É semelhante a uma bolha que se forma no flanco do pneu.
É provavelmente um dos sinais mais alarmantes, já que constituí um perigo real."
Passar sobre um buraco também pode causar uma barriga no flanco do seu pneu. Tente evitá-los quando surgirem na estrada!
Se atingir um lancil ou um buraco, deve solicitar a verificação dos seus pneus para comprovar se ficaram ou não danificados.
O surgimento de uma bolha no flanco do pneu significa que a lona da carcaça, atrás da borracha foi perfurada. Isto potencia uma perda rápida de pressão se a bolha rebentar. Se isto ocorrer a uma velocidade elevada, por exemplo, enquanto conduz na autoestrada, a perda repentina de ar no seu pneu, pode originar a perda de controlo do seu veículo e resultar num acidente.
Tal como acontece com os cortes, as barrigas tanto podem ocorrer na parte interior como exterior do pneu. Isto significa que poderá não estar visível quando examinar o seu veículo. Contudo, quando se forma uma barriga no pneu, é frequente sentir vibrações anormais. Este é um sinal que não deve ser ignorado, sendo de extrema urgência solicitar a verificação dos seus pneus por um profissional.
Não. Como incluem uma inclinação para subir e descer, podem danificar as suspensões, mas não o pneu.
As fissuras no flanco são um sinal de envelhecimento dos seus pneus, bem como da sua exposição ao sol e ao ozono.
Pode também ser resultante da limpeza do flanco dos pneus. Se utilizar químicos para deixar os pneus brilhantes, a sua ação pode remover os agentes de proteção, originando o aparecimento precoce de fissuras nos pneus.
O aparecimento de fissuras no flanco do pneu é um aviso de que o pneu está próximo do seu fim de vida útil e deve preparar a sua substituição. Pode consultar um profissional para aconselhamento.
É bastante normal verificar ligeiras deformações nos pneus radiais (a maioria dos pneus), mas isto não afeta a sua performance. O flanco dos seus pneus é feito de vários componentes, incluindo telas (têxteis ou metálicas).
É frequente notar-se uma ligeira deformação na posição onde as telas ficam sobrepostas.
Quando o piso do pneu (a parte que está em contacto com a superfície do solo) fica furado (por exemplo, por um prego), é reparável.
O orifício é enchido e assim que o pneu volta a ser montado, pode voltar a conduzir com a mesma performance.
Contudo, no caso do flanco do pneu é diferente. Se o flanco sofrer um furo ou um corte, é impossível reparar o pneu e recuperar as suas qualidades de deformação, necessárias para uma performance otimizada. Nestes casos, é necessário substituir o pneu.
Cinco grandes cidades de Portugal