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Danos no flanco do pneu: o que deve fazer?

Sugestões e conselhos automóveis

Em determinadas condições, o flanco do pneu pode ficar mais ou menos danificado. Que tipo de dano? Quando ocorre? O que fazer? Como pode ser evitado? Neste artigo, respondemos a estas perguntas. 

Que tipos de danos no flanco do pneu podem ocorrer?

Existem 6 principais categorias de danos no flanco do pneu:

1 - Cortes no flanco do pneu

tyre scratches & nicks

Podem surgir arranhões no flanco dos seus pneus. Se foram vários e/ou bem evidentes, deve solicitar a um profissional que verifique os seus pneus. 

2 - Arranhões e fendas no flanco do pneu

tyre cuts

Um corte no flanco do pneu pode ser mais ou menos profundo. A gravidade do corte vai depender disso. Mas é difícil para um não especialista avaliar a sua profundidade.

  • Se o corte for profundo, pode ter danificado a lona da carcaça que se encontra debaixo da borracha e ajuda a conter a pressão. Se a lona da carcaça estiver danificada, existe o risco de uma perda súbita de pressão. Neste caso, o pneu não é reparável e precisa de ser substituído.
  • Se o corte não for demasiado profundo, poderá não ser um perigo imediato, mas pode escalar e afetar a sua segurança.


Tenha em atenção que este tipo de pneu deformado tanto pode ocorrer no flanco interior (invisível quando examina o seu veículo) como no flanco exterior do pneu.

Por este motivo, depois de conduzir sobre elementos afiados (p. ex., pedras afiadas), é recomendável mandar verificar os seus pneus para garantir que não apresentam cortes.

3 - Barrigas e bolhas no flanco do pneu

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“Quando o seu veículo embate num lancil, seja de frente ou em ângulo, ou passa num buraco, pode surgir uma barriga no flanco do pneu.

É semelhante a uma bolha que se forma no flanco do pneu.

É provavelmente um dos sinais mais alarmantes, já que constituí um perigo real."

Verifique a robustez dos pneus durante a sua comparação
Pneu danificado por um buraco

Passar sobre um buraco também pode causar uma barriga no flanco do seu pneu. Tente evitá-los quando surgirem na estrada!

Se atingir um lancil ou um buraco, deve solicitar a verificação dos seus pneus para comprovar se ficaram ou não danificados.

Porque motivo a barriga no pneu é perigosa?

O surgimento de uma bolha no flanco do pneu significa que a lona da carcaça, atrás da borracha foi perfurada. Isto potencia uma perda rápida de pressão se a bolha rebentar. Se isto ocorrer a uma velocidade elevada, por exemplo, enquanto conduz na autoestrada, a perda repentina de ar no seu pneu, pode originar a perda de controlo do seu veículo e resultar num acidente.

Tal como acontece com os cortes, as barrigas tanto podem ocorrer na parte interior como exterior do pneu. Isto significa que poderá não estar visível quando examinar o seu veículo. Contudo, quando se forma uma barriga no pneu, é frequente sentir vibrações anormais. Este é um sinal que não deve ser ignorado, sendo de extrema urgência solicitar a verificação dos seus pneus por um profissional. 

As lombas de velocidade podem danificar os pneus e causar barrigas?

Não. Como incluem uma inclinação para subir e descer, podem danificar as suspensões, mas não o pneu.

4 - Fissuras no flanco do pneu

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As fissuras no flanco são um sinal de envelhecimento dos seus pneus, bem como da sua exposição ao sol e ao ozono.

Pode também ser resultante da limpeza do flanco dos pneus. Se utilizar químicos para deixar os pneus brilhantes, a sua ação pode remover os agentes de proteção, originando o aparecimento precoce de fissuras nos pneus.

O aparecimento de fissuras no flanco do pneu é um aviso de que o pneu está próximo do seu fim de vida útil e deve preparar a sua substituição. Pode consultar um profissional para aconselhamento. 

5 - Ligeira deformação do flanco do pneu

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É bastante normal verificar ligeiras deformações nos pneus radiais (a maioria dos pneus), mas isto não afeta a sua performance. O flanco dos seus pneus é feito de vários componentes, incluindo telas (têxteis ou metálicas).

É frequente notar-se uma ligeira deformação na posição onde as telas ficam sobrepostas.

6 - Furo no flanco do pneu

Quando o piso do pneu (a parte que está em contacto com a superfície do solo) fica furado (por exemplo, por um prego), é reparável.
O orifício é enchido e assim que o pneu volta a ser montado, pode voltar a conduzir com a mesma performance.

Contudo, no caso do flanco do pneu é diferente. Se o flanco sofrer um furo ou um corte, é impossível reparar o pneu e recuperar as suas qualidades de deformação, necessárias para uma performance otimizada. Nestes casos, é necessário substituir o pneu.

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Como prevenir danos no flanco do pneu

tyre sidewall damage
  • Comprove que os pneus têm a pressão de enchimento recomendada (geralmente, encontra esta informação no manual do seu veículo, ou num autocolante na porta do condutor)
  • Evite bater contra os lancis
  • Evite conduzir sobre os buracos
  • Inspecione os seus pneus regularmente, para verificar a existência de fissuras, cortes, rasgões ou barrigas
  • Evite limpar os flancos dos seus pneus com produtos de limpeza, em especial, os que contenham silicone.
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