Podem-se misturar pneus diferentes?
1 - Montar pneus diferentes dianteira e traseira
Pode haver diferentes níveis de desgaste nos pneus dianteiros e traseiros?
Os pneus de um carro desgastam-se de forma diferente à frente e atrás. Quando compra um carro novo ou substitui os quatros pneus ao mesmo tempo, os pneus de um carro com tração dianteira tendem a desgastar-se mais rápido que os traseiros. Portanto, é normal que existam diferenças na profundidade do piso entre os pneus dianteiros e traseiros. A lei não o proíbe enquanto não se alcança os indicadores de desgaste.
Substituição dos pneus novos: Deveria montá-los à frente ou atrás?
Os pneus com maior profundidade de escultura no eixo traseiro proporcionam uma melhor manobrabilidade, aderência em molhado e escoamento de água, ajudando assim a evitar a sobreviragem e a perda de estabilidade do veículo em superfícies molhadas.
Os pneus com maior profundidade de escultura no eixo dianteiro podem melhorar a travagem em linha reta sobre molhado a distância de travagem.
Se só substituem os pneus, MICHELIN recomenda que se instalem no eixo traseiro no caso de ausência de uma recomendação de um profissional do serviço de pneus ou de uma preferência do consumidor em caso contrário.
Podem-se montar pneus de marcas diferentes à frente e atrás?
Não há nenhuma lei que proíba. Por exemplo, podem-se montar pneus MICHELIN à frente e de outra marca atrás.
Podem-se montar pneus de marcas diferentes à frente e atrás?
Já vimos que é possível montar pneus de marcas diferentes à frente e atrás. Também é possível montar pneus da mesma marca com diferente piso na parte dianteira e traseira, mas desde que sejam iguais no mesmo eixo.
Podem-se misturar pneus de inverno e de verão. Podem-se misturar pneus de inverno e de verão à frente e atrás?
Legalmente não está proibido, mas não o que recomendam os especialistas da Michelin. Porquê? Porque as condições meteorológicas e da estrada podem fazer que os pneus se comportem de forma diferente.
Por exemplo, se monta pneus de verão à frente e pneus de inverno atrás: no inverno, os pneus traseiros terão uma boa aderência e não arriscará ter um pião.
Pelo contrário, no verão será o inverso: o pneu de verão terá melhor aderência em estradas secas e haverá risco de "sobreviragem" com os pneus de inverno atrás. A sobreviragem produz-se quando o carro gira mais do que se indica ao volante: é o princípio de um pião.
Portanto, não se recomenda montar pneus de temporada diferente à frente e atrás, mas se for o caso, é preferível montar pneus de verão à frente e pneus All Season ou de inverno atrás.
2 - Montar pneus diferentes no mesmo eixo
Podem-se montar pneus de marcas, pisos, profundidades ou temporadas diferentes no mesmo eixo?
No geral a lei não o proíbe.
Num mesmo eixo, os pneus devem ser iguais (marca, modelo, dimensão, índices de carga e código de velocidade). No entanto, existe uma tolerância se o uso é temporário. Por exemplo, se fura e se circula com a roda sobresselente. Neste caso, deve socorrer-se quanto antes a um profissional para que substitui o pneu.
Porque é que está proibido?
É uma questão de dimensões. Os distintos fabricantes de pneus procuram diâmetros diferentes nos diferentes modelos de pneus. Portanto, a circunferência pode variar se coloca um pneu diferente no mesmo eixo, o que pode provocar um mau funcionamento do ESP (Programa Eletrónico de Estabilidade), assim como medições indiretas da pressão de enchimento.
Se a circunferência à esquerda e à direita não é a mesma, haverá uma diferença na velocidade de rotação e o sensor, interpretando que um pneu está pouco insuflado, enviará uma advertência. Para além disso, isto pode fazer com que o veículo vá de um lado ao outro da estrada ou que tenha uma resposta diferente em estradas molhadas, segundo gire à esquerda ou à direita.
Profundidade diferente à esquerda e direita: devo substituir os dois pneus se tenho um furo?
Se tem um pneu furado, o seu mecânico o reparará se for possível ou o substituirá por um novo.
Se não há muita diferença entre a profundidade da banda de rolamento, só mudará o pneu furado. Caso contrário, recomendará substituir os dois pneus.
Misturar pneus em 4x4
O impacto das rodas sobre o diferencial
Nas curvas, a roda interior deve rodar mais devagar que a exterior. O diferencial compensa as diferenças de giro das rodas quando o veículo faz uma curva, evitando que a roda interior arraste, porque a magnitude dos dois círculos não é a mesma. Por isso, o diferencial regula e impede que as duas rodas circulem à mesma velocidade nas curvas.
O diferencial também gere a distribuição da potência força enviada à parte dianteira e traseira em função destas diferentes circunferências.
Quando um veículo 4x4 circula com tração às 4 rodas é muito importante que a relação de velocidade entre o eixo dianteiro e o traseiro seja a prevista pelo construtor. Caso contrário, podem-se produzir danos ou disfunções no veículo em função do tipo de transmissão que possua o veículo e do modo de utilização.
- Desgaste prematuro dos pneus por deslizamento elevado contra o solo.
- Rotura das transmissões ou da caixa de velocidade.
- Disfunção do ESP ou do controlo de tração
- Aquecimento com risco de incêndio do acoplamento viscoso
Se monta no seu 4x4 pneus de circunferências diferentes aquelas para as que estão desenhadas para o veículo, o diferencial se desajustará e deixará de poder regular. Portanto, é fundamental seguir as recomendações do fabricante de pneus para este tipo de veículos. Também aconselhamos que comprove as recomendações do construtor do veículo antes de montar pneus com diferente desgaste entre a parte dianteira e traseira num veículo 4x4.
Em caso de dúvida, consulte um profissional.