electric car winter tyres

Os carros elétricos precisam de pneus de inverno?

As especificidades dos veículos elétricos devem ser sempre tidas em consideração na hora de escolher os pneus. Mas isto aplica-se aos pneus de inverno? Os pneus de inverno são obrigatórios neste tipo de carros? Os carros elétricos precisam de pneus de inverno especiais? Quais são os melhores pneus de inverno para carros elétricos? Que pneus MICHELIN para veículos elétricos garantem a segurança, o respeito pelo ambiente e o conforto durante o inverno? Continue a ler e obtenha todas as respostas para as suas perguntas sobre pneus de inverno para carros elétricos.

Qual a diferença entre pneus para carros elétricos e pneus para carros não elétricos?

Quando concebemos pneus para veículos elétricos, temos de ter em consideração as diferenças entre os veículos elétricos e os veículos não elétricos (veículos com motores de combustão interna). Consoante o tipo de veículo, o comportamento de condução, o ambiente e as condições da estrada, a performance do pneu pode diferir de um veículo elétrico para um veículo não elétrico.
Os veículos elétricos têm um peso superior devido às suas baterias, por isso precisam de pneus que possam suportar o peso adicional. Enquanto a bateria de um veículo elétrico armazena a energia, é o motor elétrico que disponibiliza o binário instantâneo… E o silêncio! Num veículo elétrico, assim que carrega no acelerador, é imediatamente disponibilizada 100% da potência do veículo. Isto significa que as transferências de peso são mais acentuadas e mais intensas do que com um veículo de combustão interna, o que tem impacto no desgaste dos pneus.

O ruído é outro fator que exige com que os pneus para carros elétricos sejam diferentes dos pneus dos carros não elétricos. Sem o ruído de um motor de combustão, o som dos pneus na superfície da estrada é muito mais evidente num veículo elétrico. Assim, os fabricantes têm de criar pneus que sejam mais silenciosos. Desta forma, é possível reduzir o nível de ruído no interior do veículo.

No entanto, existem pneus que podem ser usados tanto em veículos elétricos como em veículos não elétricos.

Os carros elétricos precisam de pneus de inverno? 

Embora existam diferenças entre veículos elétricos e não elétricos, a necessidade dos pneus de inverno é indiscutível quando as temperaturas são inferiores a 7 graus celsius e permanecem baixas durante muito tempo. Além disso, os pneus de inverno devem ser considerados pela sua segurança e dos seus passageiros: os melhores pneus de inverno para carros elétricos conservam a flexibilidade e podem diminuir para mais do dobro a distância de travagem.

Se precisa de pneus de inverno de alta performance, os pneus MICHELIN Pilot Alpin 5, MICHELIN Pilot Alpin 5 SUV e MICHELIN Pilot Alpin PA4 são opções excelentes para o seu veículo elétrico no inverno. Estos pneus foram concebidos e aprovados por fabricantes de veículos de alta gama, proporcionado um controlo e uma aderência de alta duração em pisos secos, molhados e com neve. Foram desenhados para oferecer distâncias de travagem mais curtas em estradas de inverno, ao mesmo tempo que têm um impacto reduzido no consumo de combustível devido à menor resistência ao rolamento, oferecendo-lhe mais liberdade no seu veículo elétrico. Também têm em conta o peso mais elevado e o binário dos veículos elétricos, sendo concebidos para oferecer a maior longevidade(1) e os principais elementos de segurança.

Para veículos elétricos “mais pequenos”, como o BMW i3 ou o Renault Zoé, pode confiar no MICHELIN Alpin 6 se enfrenta condições de inverno rigorosas. Recebeu altas classificações por parte de entidades como a ADAC e contribuiu para o prémio de fabricante de pneumáticos de inverno atribuído à MICHELIN pela Autobild em 2021 e 2020. Proporcionar-lhe-á performances duradouras, em travagem e tração na neve (2).

Os veículos elétricos também podem ser equipados com o MICHELIN CrossClimate², o líder na categoria all-season na Europa (3). Com MICHELIN CrossClimate² poupa tempo e dinheiro e pode manter os mesmos pneus durante todo o ano para viajar com segurança em todas as condições meteorológicas. O modelo de segunda geração, MICHELIN CrossClimate² já esta homologado em veículos elétricos puros como o Volvo XC40. Também está disponível para Renault Zoé, BMW i3, Volkswagen ID4 e será lançado em 2022 para o Volkswagen ID3.

Em condições de inverno mais rigorosas, o pneu de inverno MICHELIN X-ICE ou o pneu de inverno com pregos MICHELIN X-Ice NORTH 4 são excelentes opções. O pneu MICHELIN X-Ice North 4 foi concebido para um controlo máximo sobre o gelo, uma vez que as tecnologias de pregos desta linha de pneus apresentam uma melhor performance de travagem e aderência sobre o gelo, e foi projetado para uma excelente travagem e aceleração sobre a neve e melhor resistência ao rolamento do que a geração anterior (4). Além disso, devido ao algoritmo matemático utilizado para estabelecer a localização dos pregos do pneu, os seus níveis de ruído são favoravelmente baixos para um pneu com pregos. Ainda assim, se o nível de ruído e o conforto constituírem uma preocupação, um pneu de inverno sem pregos pode ser a melhor opção. 

Porque escolher pneus de inverno para carros elétricos MICHELIN?

A Michelin concebe pneus de inverno com os mais elevados padrões para todos os veículos. Os veículos elétricos podem ser mais exigentes na performance dos pneus em 3 áreas-chave: desgaste, autonomia e ruído; e a Michelin tem uma vasta gama de pneus de inverno desenhados para satisfazer estas necessidades específicas ao mesmo tempo que proporciona mobilidade e segurança no inverno, oferecendo, assim, os melhores pneus de inverno para carros elétricos MICHELIN.

MICHELIN’s best winter tyres for electric cars
  • Desgaste. Os pneus de Inverno Michelin são conhecidos pela sua longa vida útil, o que também se aplica às nossas últimas ofertas: MICHELIN X-Ice Snow, MICHELIN X-Ice North, MICHELIN Pilot Alpin 5. Os veículos elétricos tendem a ser mais pesados, mas para a Michelin isto não constitui um problema: muitos tamanhos de pneus de inverno já foram concebidos para transportar uma carga mais pesada.
  • Autonomia. A Michelin é, há mais de 3 décadas, pioneira na tecnologia de baixa resistência ao rolamento. O MICHELIN GreenX, pneu pioneiro em economia de energia, foi introduzido em 1992. Desde então, a Michelin tem vindo a trabalhar continuamente para reduzir a resistência ao rolamento dos seus pneus. Isto inclui o MICHELIN X-Ice Snow, cuja resistência ao rolamento foi reduzida em 9% em comparação com a geração anterior de pneus (5).
  • Ruído. Os pneus de inverno MICHELIN incorporam a tecnologia Piano para um baixo nível de ruído. MICHELIN X-Ice Snow, MICHELIN X-Ice North 4, MICHELIN Pilot Alpin e MICHELIN Latitude Alpin oferecem níveis de ruído muito baixos. O que faz deles a escolha ideal para veículos elétricos.

 

Em suma, a Michelin conta com um forte portefólio de pneus de inverno para satisfazer as necessidades dos atuais veículos elétricos e dos consumidores. 

Como escolher os pneus de inverno adequados ao meu carro elétrico?

Ao escolher os melhores pneus de inverno para carros elétricos e pneus de inverno para veículos não elétricos, a lógica é a mesma. É preciso ter em conta a performance do pneu na neve e no gelo (isto é, tração e travagem), a disponibilidade do pneu, a garantia do pneu, o preço, etc. No entanto, na escolha de um pneu de inverno para um carro elétrico, há outros fatores a ter em conta: autonomia, binário e ruído, como já mencionado acima.

Se é um condutor de veículos elétricos que se preocupa com a gama geral do veículo, eleger um dos melhores pneus de inverno para carros elétricos MICHELIN com baixa resistência ao rolamento é uma excelente opção para si. Os veículos elétricos são mais pesados do que os não elétricos, o que significa que terá de escolher um pneu que possa transportar com segurança a carga extra do veículo. Pode encontrar esta informação no manual do proprietário do seu veículo ou na etiqueta de informações sobre pneus na porta do lado do condutor do seu veículo. Além disso, os veículos elétricos tendem a ter maior binário e maior potência de aceleração do que os veículos não elétricos, o que pode aumentar o desgaste dos seus pneus. Se quiser desfrutar da performance dos seus pneus de inverno durante muitas estações, escolha um dos pneus de inverno da Michelin que oferecem uma performance duradoura para o seu veículo elétrico.

Os pneus têm um impacto considerável na forma como os veículos se comportam, por isso é importante ter os melhores pneus de inverno para carros elétricos. Conduzir no inverno é não é fácil, independentemente do veículo que conduz. É importante escolher um pneu de inverno premium que proporcione uma excelente performance, segurança e mobilidade, mesmo no inverno. Os pneus de inverno são concebidos para oferecer uma melhor performance em diversas condições de inverno, nomeadamente piso molhado, lama, neve e gelo. Também melhoram a aderência e a performance do seu veículo nestas condições e diminuem as distâncias de travagem para uma melhor segurança. Em suma, os pneus de inverno adequados para um carro elétrico poderiam ser os mesmos que os pneus de inverno para um veículo não elétrico. 

Como é que protejo os pneus do meu carro elétrico?

Tal como acontece com outros pneus, existem duas formas de proteger os pneus para carros elétricos e, assim, otimizar a sua vida útil: manutenção e estilo de condução.

A manutenção dos pneus para carros elétricos implica a monitorização da pressão, o alinhamento e o desgaste.
A pressão dos pneus de inverno do seu carro elétrico é um fator que afeta a distância média que um automóvel elétrico pode percorrer. Conduzir com pressão insuficiente nos pneus de inverno vai levar a um consumo desnecessário de eletricidade, isto porque os pneus vão exigir mais energia para rodar. Já para não mencionar que os pneus de inverno com pressão insuficiente podem resultar num desgaste prematuro. Tenha em atenção que os veículos têm um autocolante do fabricante que indica a pressão recomendada para as dimensões específicas de cada pneu automóvel. Existem também recomendações consoante o automóvel esteja ou não carregado para verificar a pressão.

Nos dias que correm, condução ecológica é uma expressão que ouvimos cada vez mais e por bons motivos. Com o objetivo de reduzir o consumo de energia, o estilo de condução adequado não só maximiza a autonomia de um veículo elétrico, como também otimiza a qualidade e a performance dos pneus para carros elétricos.

Em resumo, o estilo de condução é particularmente importante. Aplique uma aceleração moderada e uma travagem regenerativa suave. Faça as curvas com cuidado. Esta é a melhor forma de aumentar a autonomia da bateria e a longevidade dos seus pneus para veículos elétricos. 

Alguma recomendação para conduzir no inverno com um carro elétrico? 

Drive safely in winter with the best winter tyres for electric cars

A primeira coisa a considerar é que, devido à bateria, os veículos elétricos são normalmente mais pesados do que os veículos de combustão. Dadas as mesmas condições de estrada e pneus utilizados, um veículo mais pesado demorará mais tempo a abrandar. Isto é especialmente verdade quando se conduz no inverno, em estradas que podem estar cobertas de gelo e neve. Os condutores de veículos elétricos devem aumentar as distâncias entre o carro à sua frente e dar a si próprios uma distância maior e mais tempo para travar. Claro que conduzir com alguns dos melhores pneus de inverno para carros elétricos, como o pneu MICHELIN® X-Ice SNOW, que são concebidos para melhorar as distâncias de paragem, pode ajudar.

Os veículos elétricos também oferecem maior binário, pelo que os pneus giram mais facilmente. Acelerar e manusear o volante suavemente ajudará a manter o carro sob controlo. Movimentos agressivos aumentarão a probabilidade de os seus pneus derraparem. Para manter ou até mesmo elevar a sua confiança a conduzir veículos elétricos no inverno, deverá praticar e dominar a aceleração e a direção suaves. 

A maioria das vezes, os carros elétricos têm diferentes possibilidades de travagem regenerativa. Quando se levanta o pé do pedal do acelerador, o carro abranda mais rapidamente e a bateria recarrega-se com a mesma rapidez. Pelo contrário, com uma desaceleração lenta, a bateria recarrega-se menos rapidamente. O modo regenerativo mais agressivo funciona da mesma forma que os travões. Em condições escorregadias, isto pode provocar uma perda de controlo se reduz a abruptamente a velocidade. É especialmente importante ter isto em conta a fazer uma curva ou a dobrar uma esquina. Deverá sempre reduzir a velocidade gradualmente e fazê-lo enquanto conduz em linha reta. Leia e descubra as nossas sugestões para uma condução segura no inverno para mais informações sobre como travar numa curva.

Onde posso fazer a revisão dos pneus de inverno para carros elétricos?

É recomendado entrar em contacto com o seu revendedor de pneus para garantir que tem à disposição técnicos especialistas em veículos elétricos, bem como o equipamento adequado. Qualquer revendedor Michelin ou o concessionário onde comprou o seu veículo elétrico pode ser uma opção viável.

Deparou-se com um pneu vazio? Embora montar um pneu em casa seja tecnicamente possível, é mais fácil, mais seguro e muito mais rápido deixar esta tarefa para um profissional. Ainda assim, certifique-se de que viaja com o equipamento de emergência adequado. 

map search desktop

Encontre pontos de venda de pneus perto de si em segundos

Procurar por
Endereço, Código Postal
Automóvel
  • Automóvel
  • Moto
Localizar-me
Procurar

Aviso legal

(1) Testes externos realizados pelo Centro de Testes DEKRA, a pedido da Michelin, com o Volkswagen Golf VII entre março e abril de 2018 na dimensão 225/40 R18 com CONTINENTAL WinterContact TS850P, DUNLOP WinterSport5, GOODYEAR UltraGrip Performance Gen 1, PIRELLI Winter SottoZero3 e Nokian WRA4, e testes externos realizados pelo Centro de Testes DEKRA, a pedido da Michelin, com o Volkswagen Passat entre fevereiro e março de 2019 na dimensão 235/45 R18 com CONTINENTAL WinterContact TS850P e CONTINENTAL WinterContact TS860S. Testes de resistência ao rolamento realizados em 2018 pela TÜV SÜD na dimensão 225/40 R18 92V XL, para comparar os pneus MICHELIN Pilot Alpin 5 e MICHELIN Pilot Alpin 4 e realizados internamente pela Michelin com o MICHELIN Pilot Alpin 5 adequado para regulamentação R117.
(2) Os testes de travagem em piso molhado e com neve realizados pela TÜV SÜD Product Service, a pedido da Michelin, entre dezembro de 2017 e janeiro de 2018, na dimensão 205/55 R16 91H com o Volkswagen Golf 7 numa comparação entre o pneu MICHELIN Alpin 6 e o pneu MICHELIN Alpin 5 novos e usados. Gasto significa desgastado em máquina (raspado) até à profundidade do Indicador de desgaste do piso, de acordo com a regulamentação europeia para o indicador de desgaste do pneu ECE R30r03f. Em qualquer caso, cumpra a legislação local para pneus de inverno.(3) - Equilíbrio da performance - Equilíbrio da performance comprovado pelos testes realizados em 2020 e 2021 na travagem em piso seco, travagem em piso molhado com pneus novos e usados, travagem na neve com pneus novos e usados, tração na neve com pneus novos e usados, resistência ao rolamento, longevidade - ver os detalhes de teste nos avisos legais a, b, c, d, e, f - o MICHELIN CrossClimate 2 conquista 6 posições de liderança nos 9 testes realizados.
(a) - Teste de travagem na neve - Testes de travagem na neve, realizados pela TÜV SÜD Product Service, a pedido da Michelin, em fevereiro de 2021, entre os 30 e 10 km/h (com pneus novos e usados com desgaste de 2 mm), na dimensão 205/55 R16 94V XL com o VW Golf 7 ao comparar o MICHELIN CrossClimate 2 (novo: 100%, gasto: 100%) face ao MICHELIN CrossClimate + (novo: 95%, gasto: 88,1%); BRIDGESTONE Weather Control A005 EVO (novo: 92,4%, gasto: 70,9%); CONTINENTAL AllSeasonContact (novo: 99,5%, gasto: 96,4%); GOODYEAR Vector 4Seasons Gen-3 (novo: 97,6%, gasto: 94,1%); PIRELLI Cinturato All Season Plus (novo: 81,9%, gasto: 77,0%).(b) - Teste de tração na neve - Testes de tração na neve, realizados pela TÜV SÜD Product Service, a pedido da Michelin, em fevereiro de 2021 (com pneus novos e usados com desgaste de 2 mm), na dimensão 205/55 R16 94V XL com o VW Golf 7 ao comparar o MICHELIN CrossClimate 2 (novo: 100%, gasto: 100%) face ao MICHELIN CrossClimate + (novo: 95,1%, gasto: 87,5%); BRIDGESTONE Weather Control A005 EVO (novo: 84,6%, gasto: 65,2%); CONTINENTAL AllSeasonContact (novo: 95,6%, gasto: 91,9%); GOODYEAR Vector 4Seasons Gen-3 (novo: 94,6%, gasto: 90,6%); PIRELLI Cinturato All Season Plus (novo: 72,0%, gasto: 54,2%).
(c) - Teste de travagem em piso molhado - Testes de travagem em piso molhado, realizados pela TÜV SÜD Product Service, a pedido da Michelin, entre outubro de 2020 e abril de 2021, entre os 80 e 20 km/h (gasto significa desgastado em máquina (raspado) até à profundidade do Indicador de desgaste do piso, de acordo com a regulamentação europeia: ECE R30r03f), na dimensão 205/55 R16 94V XL com o VW Golf 7 ao comparar o MICHELIN CrossClimate 2 (novo: 100%, gasto: 100%) face ao MICHELIN CrossClimate + (novo: 98,2%, gasto: 101,1%); BRIDGESTONE Weather Control A005 EVO (novo: 103,2%, gasto: 99,5%); CONTINENTAL AllSeasonContact (novo: 94,9%, gasto: 96,1%); GOODYEAR Vector 4Seasons Gen-3 (novo: 95%, gasto: 93,5%); PIRELLI Cinturato All Season Plus (novo: 96,7%, gasto: 89%).(d) - Teste de travagem em piso seco - Testes de travagem em piso seco, realizados pela TÜV SÜD Product Service, a pedido da Michelin, em fevereiro de 2021, entre os 100 e 0 km/h, na dimensão 205/55 R16 94V XL com o VW Golf 7 ao comparar o MICHELIN CrossClimate 2 (100%) face ao MICHELIN CrossClimate + (96,2%); BRIDGESTONE Weather Control A005 EVO (98,1%); CONTINENTAL AllSeasonContact (92,4%); GOODYEAR Vector 4Seasons Gen-3 (89,9%); PIRELLI Cinturato All Season Plus (89,4%).​​
(e) - Longevidade - Teste de longevidade realizado pela DEKRA TEST CENTER, a pedido da Michelin, em dezembro de 2020, na dimensão 205/55 R16 94V XL com o VW Golf 7 ao comparar o MICHELIN CrossClimate 2 (100%); CONTINENTAL AllSeasonContact (100,8%) e GOODYEAR Vector 4Seasons Gen-3 (108,4%); BRIDGESTONE Weather Control A005 EVO (69,7%); PIRELLI Cinturato All Season Plus (96,9%). Teste de longevidade realizado com uma utilização média real (D50) de 14,460 km e longevidade extrapolada para 1,6 mm.
(f) - Resistência ao rolamento - Testes de resistência ao rolamento, realizados em máquina pela Applus Idiada, a pedido da Michelin, em agosto de 2020, na dimensão 205/55 R16 94V XL, ao comparar o MICHELIN CrossClimate 2 (7,30 kg/t) face ao MICHELIN CrossClimate + (8,20 kg/t). Uma condução ecorresponsável depende, principalmente, dos hábitos de condução, tipo de veículo e pressão dos pneus.
Os resultados podem variar de acordo com as condições meteorológicas e da estrada.(4) Com base em estudos internos realizados no centro tecnológico Ladoux (Clermont-Ferrand) pela Michelin entre agosto de 2016 e novembro de 2017, nos pneus 205/55R16 X-Ice North 3 e 205/55R16 X-Ice North 4.

(5) 9% de redução na resistência ao rolamento com base em estudos internos realizados no Ladoux Technology Center (em Clermont-Ferrand, França) entre agosto de 2019 e janeiro de 2020, ao comparar os pneus MICHELIN X-Ice SNOW e os pneus MICHELIN X-ICE Xi3, na dimensão 195/65R15, com o método ISO 28580 a 80km/h.

Está a utilizar um navegador não suportado
Está a utilizar um navegador que não é suportado por este site. Isto significa que algumas funcionalidades podem não funcionar como pretendido, o que pode levar a comportamentos anormais quando estiver a navegar no site. Utilize ou atualize/instale um dos seguintes navegadores para tirar o melhor proveito deste site.