Preciso de pneus de inverno para o meu carro elétrico?
Automóveis elétricos: quando são necessários pneus de inverno
Os pneus de inverno não são apenas para as raras quedas de neve; são concebidos para enfrentar todas as condições de inverno, incluindo baixas temperaturas, chuva e neve. E, embora existam diferenças entre veículos elétricos e não elétricos, a necessidade de pneus de inverno é a mesma e deve ser considerada quando a temperatura desce abaixo dos 7 graus e começa a manter-se aí de forma consistente. Além disso, a necessidade de pneus de inverno deve ser considerada para a sua segurança e a dos seus passageiros, uma vez que os melhores pneus de inverno para carros elétricos mantêm a flexibilidade e podem diminuir a distância de paragem em mais do dobro.
Conforme a dimensão do seu pneu, se precisar de pneus de inverno de alto desempenho, os pneus MICHELIN Pilot Alpin 5, MICHELIN Pilot Alpin 5 SUV e MICHELIN Pilot Alpin PA4 são excelentes opções de inverno para o seu veículo elétrico. Estes pneus, várias vezes vencedores de testes (ver Prémios abaixo), foram concebidos e aprovados por fabricantes de veículos de qualidade superior, proporcionando um controlo e uma aderência duradouros na neve, em estradas molhadas e secas. Foram concebidos para reduzir as distâncias de travagem nas estradas de inverno, ao mesmo tempo que têm um impacto reduzido no consumo de combustível devido à menor resistência ao rolamento, dando-lhe mais liberdade no seu veículo elétrico. Também têm em conta o aumento do peso e do motor dos veículos elétricos e foram concebidos para terem a melhor longevidade de desgaste (1), com as principais características de segurança.
Para veículos elétricos “mais pequenos”, como o BMW i3 ou o Renault Zoé, pode confiar no MICHELIN Alpin 6 se enfrenta condições de inverno rigorosas. Recebeu altas classificações por parte de entidades como a ADAC e contribuiu para o prémio de fabricante de pneumáticos de inverno atribuído à MICHELIN pela Autobild em 2021 e 2020. Proporcionar-lhe-á performances duradouras, em travagem e tração na neve (2).
O veículo elétrico também pode ser equipado com MICHELIN CrossClimate², o mestre da categoria de todas as estações na Europa (3), concebido para uma utilização ocasional em condições difíceis. Com MICHELIN CrossClimate² poupa tempo e dinheiro e mantém o mesmo pneu durante todo o ano para se deslocar com segurança em qualquer lugar e em qualquer clima. A 2ª geração, MICHELIN CrossClimate², já está homologada em veículos puramente elétricos como o Volvo XC40. Também está disponível para o Renault Zoé, Tesla Model 3, BMW i3, Volkswagen ID4 e será lançado em 2022 para o Volkswagen ID3.
Por que escolher pneus de inverno MICHELIN para carros elétricos?
- O desgaste: Os pneus de inverno MICHELIN são conhecidos por oferecerem um desgaste duradouro, o que também se aplica às nossas últimas ofertas: a família MICHELIN Pilot Alpin 5. Como os veículos elétricos tendem a ser mais pesados, Michelin tem isso em conta, uma vez que muitos tamanhos de pneus de inverno já vêm com carga extra e carga elevada.
- Gama: Michelin é pioneiro na tecnologia de baixa resistência ao rolamento há mais de 3 décadas. Desde 1992, Michelin tem trabalhado continuamente para reduzir a resistência ao rolamento dos seus pneus.
- O ruído: Os pneus de inverno MICHELIN são concebidos com banda de rodagem que reduzem o ruído de rolamento. Os pneus MICHELIN Pilot Alpin e MICHELIN Latitude Alpin têm um nível de ruído muito baixo. Tornando-os a escolha ideal para veículos elétricos.
Em resumo, Michelin dispõe atualmente de uma forte carteira de pneus de inverno para responder às necessidades atuais dos veículos elétricos e dos consumidores.
Como escolher os pneus de inverno adequados ao meu carro elétrico?
Escolher os melhores pneus de inverno para automóveis elétricos é o mesmo que escolher um pneu de inverno para um veículo não elétrico. Em primeiro lugar, é necessário ter em conta a sua utilização e o seu veículo e, em seguida, escolher o pneu necessário em função das suas expectativas de desempenho na neve e no gelo (ou seja, tração, travagem), disponibilidade do pneu, garantia do pneu, preço, etc.
Se é um condutor de um veículo elétrico que se preocupa com a autonomia geral do veículo, então escolher um dos melhores pneus de inverno MICHELIN de baixa resistência ao rolamento para carros elétricos é uma excelente opção para si. Além disso, os veículos elétricos tendem a ter um binário maior, mais potência de aceleração, do que um veículo não elétrico, o que pode aumentar o desgaste dos seus pneus. Se quiser desfrutar do desempenho de inverno dos seus pneus durante muitas estações, escolha um dos pneus de inverno MICHELIN, que oferecem um desempenho duradouro para o seu veículo elétrico, graças à profundidade total dos nossos padrões de banda de rodagem, mesmo abaixo dos 4 mm.
Os pneus têm um impacto considerável no comportamento dos veículos, sendo importante ter os melhores pneus de inverno para carros elétricos. É verdade que um veículo com tração às 4 rodas oferece uma melhor tração, mas sem pneus adaptados às condições de inverno e às baixas temperaturas, isso não será suficiente porque os compostos dos pneus de verão endurecem com o frio e perdem muita aderência. Por conseguinte, é necessário escolher um pneu de inverno de qualidade superior que proporcione um excelente desempenho, segurança e mobilidade no inverno. Os pneus de inverno são concebidos para terem um melhor desempenho numa vasta gama de condições de inverno, como estradas molhadas, lama, neve e gelo. Também melhoram a aderência e o desempenho do veículo nestas condições e reduzem as distâncias de travagem para maior segurança. Em suma, num determinado contexto de inverno, os pneus de inverno adequados para um veículo elétrico podem ser os mesmos pneus de inverno para um veículo não elétrico.
Como protejo os pneus do meu carro elétrico?
Tal como acontece com outros pneus, existem duas formas de proteger os pneus para carros elétricos e, assim, otimizar a sua vida útil: manutenção e estilo de condução.
A manutenção dos pneus para carros elétricos implica a monitorização da pressão, o alinhamento e o desgaste.
A pressão dos pneus de inverno do seu automóvel elétrico é um fator significativo que afeta a distância média que um automóvel elétrico pode percorrer. Conduzir com os pneus de inverno com pressão insuficiente pode levar a uma série de riscos graves: segurança reduzida, distâncias de travagem mais longas, maior risco de aquaplanagem, maior consumo de energia, desgaste acelerado e consumo desnecessário de eletricidade, uma vez que os pneus necessitam de mais energia para rolar. Além disso, os pneus de inverno incorretamente cheios podem provocar um desgaste prematuro. Além disso, a descida da temperatura leva a uma descida da pressão interna dos pneus. Quando a 20°C um pneu está a 2,5 bares de pressão, a 0°C o mesmo pneu terá apenas uma pressão de 2,2 a 2,3 bares devido ao efeito da temperatura. Não se esqueça de que os veículos têm um autocolante do fabricante que indica a pressão recomendada para tamanhos específicos de pneus de automóvel. Existem também recomendações, consoante o veículo esteja carregado ou não, para verificar a pressão.
Aceleração moderada e travagem suave e regenerativa. Faça as curvas com cuidado e com uma ação suave no volante e nos pedais. Esta é a melhor forma de aumentar a autonomia da bateria e a longevidade dos pneus do seu automóvel elétrico.
Alguma recomendação para conduzir no inverno com um carro elétrico?
A primeira coisa a ter em consideração é que os veículos elétricos são normalmente mais pesados do que os veículos normais devido aos conjuntos de baterias (o peso adicional varia entre 200 kg e 300 kg em média). E quanto mais pesado for o veículo, mais energia cinética irá gerar. Isto aplica-se tanto à travagem como às curvas. Ao conduzir na mesma estrada com os mesmos pneus, o carro mais pesado demora mais tempo a abrandar. Isto é especialmente verdade quando se conduz em estradas invernosas que podem estar cobertas de gelo e neve. Os condutores de veículos elétricos devem aumentar as distâncias entre os veículos da frente e dar a si próprios uma distância maior e mais tempo para parar. Naturalmente, a condução com alguns dos melhores pneus de inverno para veículos elétricos, concebidos para melhorar as distâncias de paragem, deve ajudar.
Os veículos elétricos também têm muito motor, pelo que é fácil fazer rodar os pneus. Acelerar suavemente e manejar o volante com suavidade ajudá-lo-á a manter o carro sob controlo e permitirá que o pneu ofereça a máxima aderência. Os movimentos agressivos aumentam a probabilidade dos pneus deslizarem e impedem-nos de trabalhar eficazmente no solo. Para manter ou mesmo aumentar a sua confiança na condução de veículos elétricos no inverno, deve praticar e dominar a aceleração e a direção suaves.
Na maior parte das vezes, os automóveis elétricos têm diferentes possibilidades de travagem regenerativa. Quando levanta o acelerador, pode abrandar mais rapidamente e a bateria recarregará mais depressa, ou abrandar mais suavemente e a bateria não recarregará tão rapidamente. Se o modo regeneração for ajustável, considere aplicar uma definição de travagem regenerativa mais suave.
Quando se escolhe o modo regenerativo mais agressivo, este pode desestabilizar o veículo quando as condições são escorregadias e pode causar uma perda de controlo se abrandar de forma demasiado abrupta. É especialmente importante ter isto em conta quando se está a fazer uma curva ou um ângulo. Deve sempre abrandar gradualmente e fazê-lo enquanto conduz em linha reta. Leia e veja as nossas sugestões de inverno para uma condução segura para obter mais detalhes sobre a travagem numa curva.
Onde posso fazer a revisão dos pneus de inverno para carros elétricos?
É recomendado entrar em contacto com o seu revendedor de pneus para garantir que tem à disposição técnicos especialistas em veículos elétricos, bem como o equipamento adequado. Qualquer revendedor Michelin ou o concessionário onde comprou o seu veículo elétrico pode ser uma opção viável.
Deparou-se com um pneu vazio? Embora montar um pneu em casa seja tecnicamente possível, é mais fácil, mais seguro e muito mais rápido deixar esta tarefa para um profissional. Ainda assim, certifique-se de que viaja com o equipamento de emergência adequado.
(1) Testes externos realizados pelo Centro de Testes DEKRA, a pedido da Michelin, com o Volkswagen Golf VII entre março e abril de 2018 na dimensão 225/40 R18 com CONTINENTAL WinterContact TS850P, DUNLOP WinterSport5, GOODYEAR UltraGrip Performance Gen 1, PIRELLI Winter SottoZero3 e Nokian WRA4, e testes externos realizados pelo Centro de Testes DEKRA, a pedido da Michelin, com o Volkswagen Passat entre fevereiro e março de 2019 na dimensão 235/45 R18 com CONTINENTAL WinterContact TS850P e CONTINENTAL WinterContact TS860S. Testes de resistência ao rolamento realizados em 2018 pela TÜV SÜD na dimensão 225/40 R18 92V XL, para comparar os pneus MICHELIN Pilot Alpin 5 e MICHELIN Pilot Alpin 4 e realizados internamente pela Michelin com o MICHELIN Pilot Alpin 5 adequado para regulamentação R117.
(2) Os testes de travagem em piso molhado e com neve realizados pela TÜV SÜD Product Service, a pedido da Michelin, entre dezembro de 2017 e janeiro de 2018, na dimensão 205/55 R16 91H com o Volkswagen Golf 7 numa comparação entre o pneu MICHELIN Alpin 6 e o pneu MICHELIN Alpin 5 novos e usados. Gasto significa desgastado em máquina (raspado) até à profundidade do Indicador de desgaste do piso, de acordo com a regulamentação europeia para o indicador de desgaste do pneu ECE R30r03f. Em qualquer caso, cumpra a legislação local para pneus de inverno.(3) - Equilíbrio da performance - Equilíbrio da performance comprovado pelos testes realizados em 2020 e 2021 na travagem em piso seco, travagem em piso molhado com pneus novos e usados, travagem na neve com pneus novos e usados, tração na neve com pneus novos e usados, resistência ao rolamento, longevidade - ver os detalhes de teste nos avisos legais a, b, c, d, e, f - o MICHELIN CrossClimate 2 conquista 6 posições de liderança nos 9 testes realizados.
(a) - Teste de travagem na neve - Testes de travagem na neve, realizados pela TÜV SÜD Product Service, a pedido da Michelin, em fevereiro de 2021, entre os 30 e 10 km/h (com pneus novos e usados com desgaste de 2 mm), na dimensão 205/55 R16 94V XL com o VW Golf 7 ao comparar o MICHELIN CrossClimate 2 (novo: 100%, gasto: 100%) face ao MICHELIN CrossClimate + (novo: 95%, gasto: 88,1%); BRIDGESTONE Weather Control A005 EVO (novo: 92,4%, gasto: 70,9%); CONTINENTAL AllSeasonContact (novo: 99,5%, gasto: 96,4%); GOODYEAR Vector 4Seasons Gen-3 (novo: 97,6%, gasto: 94,1%); PIRELLI Cinturato All Season Plus (novo: 81,9%, gasto: 77,0%).(b) - Teste de tração na neve - Testes de tração na neve, realizados pela TÜV SÜD Product Service, a pedido da Michelin, em fevereiro de 2021 (com pneus novos e usados com desgaste de 2 mm), na dimensão 205/55 R16 94V XL com o VW Golf 7 ao comparar o MICHELIN CrossClimate 2 (novo: 100%, gasto: 100%) face ao MICHELIN CrossClimate + (novo: 95,1%, gasto: 87,5%); BRIDGESTONE Weather Control A005 EVO (novo: 84,6%, gasto: 65,2%); CONTINENTAL AllSeasonContact (novo: 95,6%, gasto: 91,9%); GOODYEAR Vector 4Seasons Gen-3 (novo: 94,6%, gasto: 90,6%); PIRELLI Cinturato All Season Plus (novo: 72,0%, gasto: 54,2%).
(c) - Teste de travagem em piso molhado - Testes de travagem em piso molhado, realizados pela TÜV SÜD Product Service, a pedido da Michelin, entre outubro de 2020 e abril de 2021, entre os 80 e 20 km/h (gasto significa desgastado em máquina (raspado) até à profundidade do Indicador de desgaste do piso, de acordo com a regulamentação europeia: ECE R30r03f), na dimensão 205/55 R16 94V XL com o VW Golf 7 ao comparar o MICHELIN CrossClimate 2 (novo: 100%, gasto: 100%) face ao MICHELIN CrossClimate + (novo: 98,2%, gasto: 101,1%); BRIDGESTONE Weather Control A005 EVO (novo: 103,2%, gasto: 99,5%); CONTINENTAL AllSeasonContact (novo: 94,9%, gasto: 96,1%); GOODYEAR Vector 4Seasons Gen-3 (novo: 95%, gasto: 93,5%); PIRELLI Cinturato All Season Plus (novo: 96,7%, gasto: 89%).(d) - Teste de travagem em piso seco - Testes de travagem em piso seco, realizados pela TÜV SÜD Product Service, a pedido da Michelin, em fevereiro de 2021, entre os 100 e 0 km/h, na dimensão 205/55 R16 94V XL com o VW Golf 7 ao comparar o MICHELIN CrossClimate 2 (100%) face ao MICHELIN CrossClimate + (96,2%); BRIDGESTONE Weather Control A005 EVO (98,1%); CONTINENTAL AllSeasonContact (92,4%); GOODYEAR Vector 4Seasons Gen-3 (89,9%); PIRELLI Cinturato All Season Plus (89,4%).
(e) - Longevidade - Teste de longevidade realizado pela DEKRA TEST CENTER, a pedido da Michelin, em dezembro de 2020, na dimensão 205/55 R16 94V XL com o VW Golf 7 ao comparar o MICHELIN CrossClimate 2 (100%); CONTINENTAL AllSeasonContact (100,8%) e GOODYEAR Vector 4Seasons Gen-3 (108,4%); BRIDGESTONE Weather Control A005 EVO (69,7%); PIRELLI Cinturato All Season Plus (96,9%). Teste de longevidade realizado com uma utilização média real (D50) de 14,460 km e longevidade extrapolada para 1,6 mm.
(f) - Resistência ao rolamento - Testes de resistência ao rolamento, realizados em máquina pela Applus Idiada, a pedido da Michelin, em agosto de 2020, na dimensão 205/55 R16 94V XL, ao comparar o MICHELIN CrossClimate 2 (7,30 kg/t) face ao MICHELIN CrossClimate + (8,20 kg/t). Uma condução ecorresponsável depende, principalmente, dos hábitos de condução, tipo de veículo e pressão dos pneus.
Os resultados podem variar de acordo com as condições meteorológicas e da estrada.(4) Com base em estudos internos realizados no centro tecnológico Ladoux (Clermont-Ferrand) pela Michelin entre agosto de 2016 e novembro de 2017, nos pneus 205/55R16 X-Ice North 3 e 205/55R16 X-Ice North 4.
(5) 9% de redução na resistência ao rolamento com base em estudos internos realizados no Ladoux Technology Center (em Clermont-Ferrand, França) entre agosto de 2019 e janeiro de 2020, ao comparar os pneus MICHELIN X-Ice SNOW e os pneus MICHELIN X-ICE Xi3, na dimensão 195/65R15, com o método ISO 28580 a 80km/h.