(1) Testes externos realizados pelo Centro de Testes DEKRA, a pedido da Michelin, com o Volkswagen Golf VII entre março e abril de 2018 na dimensão 225/40 R18 com CONTINENTAL WinterContact TS850P, DUNLOP WinterSport5, GOODYEAR UltraGrip Performance Gen 1, PIRELLI Winter SottoZero3 e Nokian WRA4, e testes externos realizados pelo Centro de Testes DEKRA, a pedido da Michelin, com o Volkswagen Passat entre fevereiro e março de 2019 na dimensão 235/45 R18 com CONTINENTAL WinterContact TS850P e CONTINENTAL WinterContact TS860S. Testes de resistência ao rolamento realizados em 2018 pela TÜV SÜD na dimensão 225/40 R18 92V XL, para comparar os pneus MICHELIN Pilot Alpin 5 e MICHELIN Pilot Alpin 4 e realizados internamente pela Michelin com o MICHELIN Pilot Alpin 5 adequado para regulamentação R117.
(2) Os testes de travagem em piso molhado e com neve realizados pela TÜV SÜD Product Service, a pedido da Michelin, entre dezembro de 2017 e janeiro de 2018, na dimensão 205/55 R16 91H com o Volkswagen Golf 7 numa comparação entre o pneu MICHELIN Alpin 6 e o pneu MICHELIN Alpin 5 novos e usados. Gasto significa desgastado em máquina (raspado) até à profundidade do Indicador de desgaste do piso, de acordo com a regulamentação europeia para o indicador de desgaste do pneu ECE R30r03f. Em qualquer caso, cumpra a legislação local para pneus de inverno.(3) - Equilíbrio da performance - Equilíbrio da performance comprovado pelos testes realizados em 2020 e 2021 na travagem em piso seco, travagem em piso molhado com pneus novos e usados, travagem na neve com pneus novos e usados, tração na neve com pneus novos e usados, resistência ao rolamento, longevidade - ver os detalhes de teste nos avisos legais a, b, c, d, e, f - o MICHELIN CrossClimate 2 conquista 6 posições de liderança nos 9 testes realizados.
(a) - Teste de travagem na neve - Testes de travagem na neve, realizados pela TÜV SÜD Product Service, a pedido da Michelin, em fevereiro de 2021, entre os 30 e 10 km/h (com pneus novos e usados com desgaste de 2 mm), na dimensão 205/55 R16 94V XL com o VW Golf 7 ao comparar o MICHELIN CrossClimate 2 (novo: 100%, gasto: 100%) face ao MICHELIN CrossClimate + (novo: 95%, gasto: 88,1%); BRIDGESTONE Weather Control A005 EVO (novo: 92,4%, gasto: 70,9%); CONTINENTAL AllSeasonContact (novo: 99,5%, gasto: 96,4%); GOODYEAR Vector 4Seasons Gen-3 (novo: 97,6%, gasto: 94,1%); PIRELLI Cinturato All Season Plus (novo: 81,9%, gasto: 77,0%).(b) - Teste de tração na neve - Testes de tração na neve, realizados pela TÜV SÜD Product Service, a pedido da Michelin, em fevereiro de 2021 (com pneus novos e usados com desgaste de 2 mm), na dimensão 205/55 R16 94V XL com o VW Golf 7 ao comparar o MICHELIN CrossClimate 2 (novo: 100%, gasto: 100%) face ao MICHELIN CrossClimate + (novo: 95,1%, gasto: 87,5%); BRIDGESTONE Weather Control A005 EVO (novo: 84,6%, gasto: 65,2%); CONTINENTAL AllSeasonContact (novo: 95,6%, gasto: 91,9%); GOODYEAR Vector 4Seasons Gen-3 (novo: 94,6%, gasto: 90,6%); PIRELLI Cinturato All Season Plus (novo: 72,0%, gasto: 54,2%).
(c) - Teste de travagem em piso molhado - Testes de travagem em piso molhado, realizados pela TÜV SÜD Product Service, a pedido da Michelin, entre outubro de 2020 e abril de 2021, entre os 80 e 20 km/h (gasto significa desgastado em máquina (raspado) até à profundidade do Indicador de desgaste do piso, de acordo com a regulamentação europeia: ECE R30r03f), na dimensão 205/55 R16 94V XL com o VW Golf 7 ao comparar o MICHELIN CrossClimate 2 (novo: 100%, gasto: 100%) face ao MICHELIN CrossClimate + (novo: 98,2%, gasto: 101,1%); BRIDGESTONE Weather Control A005 EVO (novo: 103,2%, gasto: 99,5%); CONTINENTAL AllSeasonContact (novo: 94,9%, gasto: 96,1%); GOODYEAR Vector 4Seasons Gen-3 (novo: 95%, gasto: 93,5%); PIRELLI Cinturato All Season Plus (novo: 96,7%, gasto: 89%).(d) - Teste de travagem em piso seco - Testes de travagem em piso seco, realizados pela TÜV SÜD Product Service, a pedido da Michelin, em fevereiro de 2021, entre os 100 e 0 km/h, na dimensão 205/55 R16 94V XL com o VW Golf 7 ao comparar o MICHELIN CrossClimate 2 (100%) face ao MICHELIN CrossClimate + (96,2%); BRIDGESTONE Weather Control A005 EVO (98,1%); CONTINENTAL AllSeasonContact (92,4%); GOODYEAR Vector 4Seasons Gen-3 (89,9%); PIRELLI Cinturato All Season Plus (89,4%).
(e) - Longevidade - Teste de longevidade realizado pela DEKRA TEST CENTER, a pedido da Michelin, em dezembro de 2020, na dimensão 205/55 R16 94V XL com o VW Golf 7 ao comparar o MICHELIN CrossClimate 2 (100%); CONTINENTAL AllSeasonContact (100,8%) e GOODYEAR Vector 4Seasons Gen-3 (108,4%); BRIDGESTONE Weather Control A005 EVO (69,7%); PIRELLI Cinturato All Season Plus (96,9%). Teste de longevidade realizado com uma utilização média real (D50) de 14,460 km e longevidade extrapolada para 1,6 mm.
(f) - Resistência ao rolamento - Testes de resistência ao rolamento, realizados em máquina pela Applus Idiada, a pedido da Michelin, em agosto de 2020, na dimensão 205/55 R16 94V XL, ao comparar o MICHELIN CrossClimate 2 (7,30 kg/t) face ao MICHELIN CrossClimate + (8,20 kg/t). Uma condução ecorresponsável depende, principalmente, dos hábitos de condução, tipo de veículo e pressão dos pneus.
Os resultados podem variar de acordo com as condições meteorológicas e da estrada.(4) Com base em estudos internos realizados no centro tecnológico Ladoux (Clermont-Ferrand) pela Michelin entre agosto de 2016 e novembro de 2017, nos pneus 205/55R16 X-Ice North 3 e 205/55R16 X-Ice North 4.
(5) 9% de redução na resistência ao rolamento com base em estudos internos realizados no Ladoux Technology Center (em Clermont-Ferrand, França) entre agosto de 2019 e janeiro de 2020, ao comparar os pneus MICHELIN X-Ice SNOW e os pneus MICHELIN X-ICE Xi3, na dimensão 195/65R15, com o método ISO 28580 a 80km/h.