A capacidade da sua bateria diminui com o tempo
A bateria do seu carro elétrico tem uma autonomia máxima que é relativa à sua capacidade. Mas nem toda a gente sabe que esta capacidade decai com o tempo. Esta caída pode ser mais ou menos importante em função da marca e modelo do seu carro.
A boa notícia é que se pode atrasar evitando o uso diário da carga rápida ou evitando, dentro do possível, expor o veículo ao calor ou ao frio durante demasiado tempo.
A temperatura exterior afeta a autonomia dos carros elétricos
Circular com calor ou frio é um fator que afeta a autonomia do seu carro elétrico. Porquê? Porque manter a bateria e ao condutor a uma temperatura ótima consome energia.
Quando faz frio, a energia se utiliza para aquecer o habitáculo, mas também para evitar que a bateria funcione mal devido às baixas temperaturas.
Quando faz calor, o ar condicionado para refrescar-lhe também consome energia. O mesmo ocorre com a refrigeração da bateria para que não se sobreaqueça.

A velocidade afeta a autonomia do seu veículo elétrico
Felizmente que se avançou no design dos veículos elétricos que agora são mais aerodinâmicos e, portanto, geram menos resistência. Contudo, os construtores continuam a otimizar os seus desenhos para que os seus veículos sejam menos pesados.
A resistência ao rolamento pode reduzir a autonomia dos carros elétricos
A resistência ao rolamento é um elemento essencial para os veículos elétricos. Quando o pneu roda sobre uma superfície, a fricção é uma resistência que requer energia para superá-la. Quanto maior é a resistência, mais energia é necessária e, portanto, afeta a autonomia do seu carro elétrico. Por isso, um pneu otimizado para reduzir esta resistência pode melhorar a autonomia do seu veículo elétrico.
Resistência ao rolamento e travagem regenerativa
Os carros elétricos têm a particularidade de poder recuperar energia ao travar graças ao sistema de travagem regenerativo. Funciona como um dínamo de bicicleta: as rodas fazem girar o motor e a rotação desta recarrega a bateria.
Mas se a resistência ao rolamento é mais alta, o pneu absorve parte desta energia que deveria transmitir-se à bateria para recarregá-la. Daí a importância de que um VE disponha de pneus com uma resistência ao rolamento otimizada.
Escolha pneus que aumentem a autonomia dos carros elétricos
Graças aos nossos muitos anos de inovação, todas as nossas gamas de pneus são adequadas para VE com uma resistência ao rolamento otimizada. A escolha da gama deve ser feita em função da sua utilização. Se deseja dar prioridade à autonomia do seu carro elétrico, disporemos de pneus de baixo consumo energético especialmente concebidos e adaptados para este fim: MICHELIN e.Primacy e MICHELIN Pilot Sport EV (pneus de verão).
Se procura um pneu para todo o tipo de clima, o nosso MICHELIN CrossClimate 2 é o mais adequado.
Pneus que também reduzem o impacto ecológico
Num veículo elétrico, o desgaste produzido pela abrasividade (fricção dos pneus com o piso) gera partículas.
Portanto, escolher pneus adequados para um carro elétrico é de vital importância para o meio ambiente. Para além de estarem otimizados para a resistência ao rolamento e, portanto, preservar a autonomia do seu carro elétrico, os pneus MICHELIN estão otimizados para reduzir a abrasividade.
Segundo o estudo ADAC de março de 2022(1) que compara a abrasividade de quase uma centena de pneus, MICHELIN obteve a melhor classificação neste aspeto do meio ambiente com uma emissão de partículas 28% inferior às marcas concorrentes(2) sem deixar de oferecer grandes performances.
Uma pressão correta melhora a autonomia dos carros elétricos
Se escolher pneus adequados pode repercutir positivamente na duração da bateria e no meio ambiente, também é necessário manter a pressão correta. De facto, determina o rendimento para que foram feitos e, portanto, ajudará a melhorar a autonomia do carro elétrico.
O seu estilo de condução pode afetar a autonomia do veículo elétrico
O estilo de condução é outro fator que pode afetar o consumo de energia, inclusive mais num carro elétrico que num veículo de combustão. Uma condução desportiva, por exemplo, consumirá mais energia.
Pense em antecipar-se a travagens e utilizar na medida do possível a travagem regenerativa em lugar dos travões, para armazenar toda a energia possível na bateria e ampliar a autonomia do carro elétrico.

A superfície
A superfície por onde se circula também pode afetar a autonomia do veículo elétrico. Obviamente, conduzir por montanha terá um maior impacto na bateria que ir por uma estrada plana e reta.
Em autoestrada, recomenda-se não conduzir demasiado rápido já que a velocidade, como se explicou anteriormente com a força de arraste, incrementa o consumo da bateria. A velocidade e a distância que pode percorrer devem ajustar-se em função da distância até ao seguinte ponto de recarga.
(1) Abrasividade dos pneus: Desgaste e carga para o meio ambiente / ADAC e.V. | 81360 München / Dezembro 2021
(2) Cálculo interno baseado no estudo ADAC de 2021, atualizado em março de 2022. Para todas as gamas testadas, os pneus MICHELIN perdem em média 95g/1000kms em comparação com uma média de 122,3g/1000kms para os concorrentes premium provados, quer dizer, 28% menos.