Electric car range

O que pode afetar a autonomia de um carro elétrico?

Sugestões e conselhos automóveis

O consumo de energia da sua bateria não só depende da quilometragwm. Há outros fatores que podem afetar a autonomia de um carro elétrico. Quais são e como podem ser otimizados? Isto vamos contar-lhe neste artigo.

A capacidade da sua bateria diminui com o tempo 

A bateria do seu carro elétrico tem uma autonomia máxima que é relativa à sua capacidade. Mas nem toda a gente save que esta capacidade decai com o tempo. Esta caída pode ser mais ou menos importante em função da marca e modelo do seu carro. 

A boa notícia é que se pode atrasar evitando o uso diário da carga rápida ou evitando, na medida do possível, expor o veículo ao calor oi ao frio durante demasiado tempo. 

A temperatura exterior afeta a autonomia dos carros elétricos

Circular com calor ou frio é um fator que afeta a autonomia do seu carro elétrico. Porquê? Porque manter a bateria e ao condutor a uma temperatura ótima consome energia. 

  • Quando faz frio, a energia se utiliza para aquecer o habitáculo, mas também para evitar que a bateria funcione mal devido às baixas temperaturas. 
  • Quando faz calor, o ar condicionado para refrescar-lhe também consome energia. O mesmo ocorre com a refrigeração da bateria para que não se sobreaqueça.
O frio afeta a autonomia dos carros elétricos

A velocidade afeta a autonomia do seu veículo elétrico

Felizmente que se avançou no design dos veículos elétricos que agora são mais aerodinâmicos e, portanto, geram menos resistência. Contudo, os construtores continuam a otimizar os seus desenhos para que os seus veículos sejam menos pesados.

A resistência ao rolamento pode reduzir a autonomia dos carros elétricos

A resistência ao rolamento é um elemento essencial para os veículos elétricos. Quando o pneu roda sobre uma superfície, a fricção é uma resistência que requer energia para superá-la. Quanto maior é a resistência, mais energia é necessária e, portanto, afeta a autonomia do seu carro elétrico. Por isso, um pneu otimizado para reduzir esta resistência pode melhorar a autonomia do seu veículo elétrico.

Resistência ao rolamento e travagem regenerativa

Os carros elétricos têm a particularidade de poder recuperar energia ao travar graças ao sistema de travagem regenerativo. Funciona como um dínamo de bicicleta: as rodas fazem girar o motor e a rotação desta recarrega a bataeria.
Mas se a resistência ao rolamento é mais alta, o pneu absorve parte desta energia que deveria transmitir-se à bateria para recarregá-la. Daí a importância de que um VE disponha de pneus com uma resistência ao rolamento otimizada.

Escolha pneus que aumentem a autonomia dos carros elétricos

MICHELIN e-Primacy pneu para veículos elétricos

Graças aos nossos muitos anos de inovação, todas as nossas gamas de pneus são adequadas para VE com uma resistência ao rolamento otimizada. A escolha da gama deve ser feita em função da sua utilização. Se deseja dar prioridade à autonomia do seu carro elétrico, disponemos de pneus de baixo consumo energético especialmente concebidos e adaptados para este fim: MICHELIN e.Primacy e MICHELIN Pilot Sport EV (pneus de verão). 

Se procura um pneu para todo o tipo de clima, o nossos MICHELIN CrossClimate 2 é o mais adequado. 

Pneus que também reduzem o impacto ecológico

Num veículo elétrico, o desgaste produzido pela abrasividade (fricção dos pneus com o piso) gera partículas.

Portanto, escolher pneus adequados para um carro elétrico é de vital importância para o meio ambiente. Para além de estarem otimizados para a resistência ao rolamento e, portanto, preservar a autonomia do seu carro elétrico, os pneus MICHELIN estão otimizados para reduzir a abrasividade.

Segundo o estudo ADAC de março de 2022(1) que compara a abrasividade de quase uma centena de pneus, MICHELIN obteve a melhor classificação neste aspeto do meio ambiente com uma emissão de partículas 28% inferior às marcas concorrentes(2) sem deixar de oferecer grandes performances.

Uma pressão correta melhora a autonomia dos carros elétricos

Se escolher pneus adequados pode repercutir positivamente na duração da bateriae no meio ambiente, também é necessário manter a pressão correta. De facto, determina o rendimento para que foram feitos e, portanto, ajudará a melhorar a autonomia do carro elétrico.

O seu estilo de condução pode afetar a autonomia do veículo elétrico

O estilo de conduçõ é outro fator que pode afetar o consumo de energia, inclusive mais num carro elétrico que num veículo de combustão. Uma condução desportiva, por exemplo, consumirá mais energia.

Pense em antecipar-se a travagens e utilizar na medida do possível a travagem regenerativa em lugar dos travões, para armazenar toda a energia possível na bateria e ampliar a autonomia do carro elétrico.

A condução desportiva consome mais energia e, portanto, reduz a autonomia do carro elétrico

A superfície

A superfície por onde se circula também pode afetar a autonomia do veículo elétrico. Obviamente, conduzir por montanha terá um maior impacto na bateria que ir por uma estrada plana e reta.

Em autoestrada, recomenda-se não conduzir demasiado rápido já que a velocidade, como se explicou anteriormente com a força de arraste, incrementa o consumo da bateria. A velocidade e a distância que pode percorrer devem ajustar-se em função da distância até ao seguinte ponto de recarga.

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NOTAS LEGAIS

(1) Abrasividade dos pneus: Desgaste e carga para o meio ambiente / ADAC e.V. | 81360 München / Dezembro 2021

(2) Cálculo interno baseado no estudo ADAC de 2021, atualizado em março de 2022. Para todas as gamas testadas, os pneus MICHELIN perdem em média 95g/1000kms em comparação com uma média de 122,3g/1000kms para os concorrentes premium provados, quer dizer, 28% menos.

 

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