jauge de profondeur

Guia de pressão dos pneus para veículos comerciais

Sugestões e conselhos automóveis

Porque é que a pressão dos pneus do veículo comercial é importante, como saber qual é a pressão correta para o seu veículo, com que frequência deve ajustá-la e como? Se alguma destas perguntas o atormenta, veio ao sítio certo!  Os nossos especialistas têm as respostas.

Porque é que a pressão dos pneus do veículo comercial é importante?

Com o passar do tempo, um pneu perde naturalmente pressão, por muito bem fechada que esteja a válvula. É por isso que é necessário ajustar periodicamente a pressão de todos os pneus, incluindo a roda sobresselente, se existir. Este controlo também ajuda a detetar qualquer perda de pressão anormal num pneu em comparação com os outros.

Quais são os riscos de uma pressão inadequada dos pneus de um veículo comercial?

Um pneu que rola com pressão insuficiente é afetado por um aumento anormal da temperatura, o que pode degradar os seus componentes internos. Esta degradação é irreversível e pode levar à destruição do pneu devido a uma perda súbita de pressão.

As consequências de uma condução com pressão insuficiente são "memorizadas" pelo pneu e podem ser sentidas muito tempo depois de a pressão do pneu ter sido reajustada.

A pressão insuficiente conduz a um maior consumo de combustível e aumenta o risco de perda de aderência devido à aquaplanagem.

Quer esteja sobreinflado ou subinflado, um pneu desgasta-se rapidamente e, por vezes, de forma irregular, resultando frequentemente na necessidade de substituição prematura do pneu.

Pressão correta:

  • Segurança
  • Duração
  • Consumo óptimo de combustível

-0.5 Bar:

  • Menor vida útil dos pneus

-1 Bar:

  • Risco de rotura dos pneus
  • Maior consumo de combustível
  • Alteração da condução em estrada
  • Maior distância de travagem

Com que frequência devo verificar a pressão dos pneus do meu veículo comercial?

Pode verificar a pressão cerca de uma vez por mês. Também é importante fazê-lo antes de cada viagem longa.

Como ajustar a pressão dos pneus de um veículo comercial?

Medida em BAR ou PSI, a pressão dos pneus pode ser ajustada com um compressor de ar numa estação de serviço ou oficina, de preferência quando os pneus estão frios, ou seja, quando o veículo foi pouco ou nada conduzido.

Quando se retira a tampa da válvula e se introduz o bocal da bomba, o manómetro da bomba indica a pressão atual do pneu do furgão. Os botões permitem-lhe introduzir ou retirar ar para obter a pressão correta dos pneus da carrinha.

Note que, se a verificação for feita após a condução, o pneu pode ter aquecido: neste caso, nunca deve ser esvaziado, uma vez que a pressão aumenta com a temperatura.

A pressão dos pneus de um veículo comercial pode ser ajustada com um compressor de ar numa estação de serviço.

A pressão dos pneus de um veículo comercial pode ser ajustada com um compressor de ar numa estação de serviço.

Com que pressão devo encher os pneus do meu veículo comercial?

A Michelin recomenda que se siga e respeite a pressão de ar recomendada pelo fabricante do veículo.

Esta indicação encontra-se geralmente no interior da porta do condutor do furgão. Por vezes, também se encontra na tampa do depósito de combustível.
Pode também consultar a nossa ferramenta on-line para encontrar a pressão dos pneus recomendada para o seu tipo de veículo.

É de notar que existem várias pressões recomendadas para o mesmo veículo, consoante a carga leve ou pesada. Devido à natureza das veículos comerciais, que envolvem frequentemente a carga e descarga de mercadorias, o peso flutua significativamente e, por conseguinte, a pressão dos pneus da carrinha deve ser ajustada em conformidade.

Se sobrecarregar o seu veículo sem ajustar a pressão dos pneus, estes desgastar-se-ão muito mais rapidamente e terá de os mudar prematuramente. Por conseguinte, aconselhamos que se certifique de que a pressão dos pneus do seu veículo comercial está correta para a carga antes de iniciar a viagem.

A especificidade da marcação "C" nos pneus 

Os pneus dos veículos comerciais ligeiros têm uma marcação "C", o que significa que a carcaça foi reforçada para suportar cargas mais elevadas do que as de um veículo convencional (leia mais no nosso artigo sobre pneus reforçados).

Na parede lateral de um pneu com a marcação "C", existem duas classificações de carga: a primeira para uma montagem simples (dois pneus no eixo traseiro) e a segunda para uma montagem dupla (quatro pneus montados no eixo traseiro para uma melhor distribuição da carga).

Para que estes pneus reforçados suportem cargas mais pesadas do que um automóvel de passageiros, é também necessário insuflá-los a uma pressão mais elevada, tal como recomendado pelo fabricante do veículo.

Os pneus com marcações "C" também devem ser enchidos com a pressão recomendada.

Encontre a pressão correta para o seu veículo comercial

Na nossa ferramenta abaixo, pode introduzir a marca, o modelo e outros dados do seu veículo para saber qual a pressão recomendada pelo fabricante.

Como utilizar a nossa ferramenta de pressão dos pneus?

Eis um exemplo: se quiser saber a pressão dos pneus do seu veículo comercial Renault Master, selecione "Renault" na caixa "Marca", depois "Master" o modelo na caixa "Modelo" e, por fim, o ano, a cilindrada e as dimensões dos pneus.

Depois de validar os dados, a página seguinte informa-o da pressão dos pneus dianteiros e da pressão dos pneus traseiros, apresentada em barras, na secção de visualização dos detalhes das dimensões. Pode modificar os dados introduzidos em qualquer altura.

Está a utilizar um navegador não suportado
Está a utilizar um navegador que não é suportado por este site. Isto significa que algumas funcionalidades podem não funcionar como pretendido, o que pode levar a comportamentos anormais quando estiver a navegar no site. Utilize ou atualize/instale um dos seguintes navegadores para tirar o melhor proveito deste site.