Geralmente, os pequenos danos no piso, afastados dos ombros e flancos, podem ser reparados.
Mas quando ocorre um furo um rasgão perto do flanco, não é possível realizar pequenas reparações. Nesses casos, para garantir que o pneu está utilizável, é necessário reparar o flanco, sendo considerada uma grande reparação, para garantir que o flanco está suficientemente reforçado, mas continua flexível. Geralmente, esta reparação não é económica para um pneu de automóvel e muitos comerciantes de pneus não dispõem do equipamento necessário.
Por esse motivo, poderá ser preferível substituir o seu pneu por um novo.
A reparação de pneus automóveis deve ser realizada apenas por técnicos qualificados. O reparador pode recusar a reparação dos seus pneus por diversos motivos, como suspeitar que o carro foi conduzido com o pneu vazio.
Existem outros motivos que podem inviabilizar a reparação de um pneu. Se identificar alguma destas situações, o seu pneu não pode ser reparado e deve ser substituído:
● Profundidade do piso com menos de 1,6 mm nos ¾ centrais da largura do piso
● Danos ou degradação do talão ou da estrutura, incluindo corrosão interna provocada pela humidade que entra pelos cortes.
● Borracha envelhecida
● Diversos furos anteriores