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Nova etiquetagem dos pneus :Quem classifica os pneus e com que metodologia?

BR 08 jun 2012

Nova etiquetagem dos pneus :Quem classifica os pneus e com que metodologia?

A nova legislação europeia implica que todos os pneus vendidos na Europa terão uma etiqueta especial que informará sobre as performances dos pneus ao nível de eficiência energética, aderência em superfície molhada e nível de ruído exterior. A partir de novembro de 2012 teremos uma nova forma de comparar pneus no momento de comprá-los. Mas…Quem os classifica e qual a metodologia?

O novo sistema de etiquetagem foi criado para melhorar a segurança na estrada, promover a economia de combustível e reduzir o impacto no meio ambiente.

Classificação para um standard comum

Na Europa, cada fabricante ou importador tem a responsabilidade de classificar os seus pneus de acordo com restrito sistema de testes. Esta auto certificação tem como objetivo oferecer uma classificação eficiente, com o que é comparável, com segurança, os diferentes pneus e marcas. Cada estado membro europeu possui o compromisso de assegurar o respeito da metodologia dos testes.

1.    Como se mede a economia de combustível?

Quando os seus pneus circulam na estrada, existe um nível de resistência que tem um impacto no consumo de combustível. Por outras palavras, a resistência ao rolamento é a energia perdida pelo pneu por unidade de distância percorrida. Se os seus pneus são de BAIXA resistência ao rolamento, eles oferecer-lhe-ão uma MAIOR eficiência energética.
O teste: e O pneu é submetido a um teste sobre um disco rolante, em condições normalizadas e representativas de uma utilização média. O  teste simula uma condução a 80 km/h com uma carga equivalente a 80% do índice  de carga do pneu.

Ver artigo sobre a nova etiquetagem

2.    Como é medida a aderência em superfície molhada?

O pneu é submetido a um teste de travagem com um veículo em condições normalizadas
(temperatura, estado da superfície do solo, altura de água, velocidade).
. Pneus de inverno de 2 a 20ºC
. Pneus de verão de 5 a 35ºC
. Altura de água entre 0.5 e 1.5 mm
. Travagem com ABS de 80 a 20 km/h
Como mede a Michelin? A Michelin efetuará todos os testes de travagem em solo molhado em percentagens mais representativas das condições de utilização dos seus produtos na Europa:
. Cerca de 20º para os pneus verão de turismo e veículos comerciais
. Cerca de 7º para os pneus inverno de turismo e veículos comerciais

Como não é possível provar todos os pneus do mercado nas mesmas condições, comparam-se com um pneu de referência único, que faz de normalizado ou padrão oficial. Medem-se na realidade as performances e o resultado relativo do pneu em relação ao pneu de referência.

Ver artigo sobre a nova etiquetagem

3. Como se mede o ruído exterior de rolamento?


Para o nível de ruído exterior, a performance do pneu mede-se em decibéis (dB).

O teste: um microfone colocado à beira da pista mede o nível de ruído do veículo em andamento a 80 km/h.

Ver artigo sobre a nova etiquetagem

Que outros aspetos há que ter em conta?

Deverá ter em conta a etiquetagem, mas há outras três performances muito importantes na altura de escolher um pneu:
A duração de um pneu: a longo prazo, um pneu com longa duração é mais rentável. Escolhendo o pneu adequado poderá conseguir até um ano mais de condução em comparação com outro pneu.
Aderência em curvas: 25% dos acidentes (2) acontecem em curvas.
Solo seco: 70% dos acidentes produzem-se em solo seco.

Adivinhe quem fabrica pneus que somam performances…

Desde há mais 120 anos que os nossos engenheiros têm sido os pioneiros e têm aperfeiçoado pneus que oferecem excelentes performances, entre elas as que constam dos três critérios da nova etiquetagem. A Michelin oferece-lhe um excelente equilíbrio de performances e sem renunciar a nada.

Descubra aqui como MICHELIN soma performances

1 Medido de acordo com os métodos de ensaio desenvolvidos no Regulamento (CE) 1222/2009 e modificado pelo regulamento (UE) 1235/2011. Fonte: Avaliação de impacto da Comissão Europeia SEC (2008) 2860.
2 Fonte: Verkehrsunfallforschung (VUFO) e Technische Universität Dresden": 10.000 acidentes analisados / 10 anos.


Ver nova legislação europeia: http://ec.europa.eu/energy/efficiency/tyres/labelling_en.htm
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