Portugal

Guia de compra

Qual o pneu que me convém?

Michelin 18 mai 2010

Averigúe-o

Qual o pneu que me convém

Para escolher os pneus que melhor se adaptam ao seu veículo, convém ter em conta três factores:

1. A dimensão ou medida do pneu
2. As condições climatéricas
3. Condições de utilização

1. Dimensão do pneu

Antes de mudaros pneus verifique que são da mesma dimensão que os originais. Se tiver dúvidas sobre a dimensão dos pneus do seu veículo, utilize o nosso Pesquisador de pneus que lhe indicará qual é a adequada. Outra opção é observar o lado ou flanco do pneu actual. Ver - Como ler um pneu? Quando não for mudar os quatro pneus ao mesmo tempo é aconselhável não misturar diversos tipos de pneus num mesmo eixo. Se ainda tiver dúvidas, consulte o distribuidor de pneus que lhe aconselhará qual é a mais conveniente para o seu veículo.

É possível trocar de dimensão de pneu?

Ao trocar de dimensão de pneu pode-se aumentar a superfície do pneu em contacto com o solo. Se a largura é maior o comportamento do veículo é melhor em seco e piora em molhado. Se se opta por um conjunto de pneus de perfil baixo com flancos reduzidos, apercebem-se mais as irregularidades do terreno, diminuindo o conforto. Recomendamos que consulte um especialista se quer trocar de dimensão nos seus pneus. 

Veículos 4x4

Recomendamos que os veículos 4x4 estejam equipados com pneus iguais (mesma marca, dimensão, piso, índice de carga e código de velocidade). A excepção é quando o construtor do veículo autoriza diferentes dimensões para o eixo dianteiro e traseiro. Sempre se devem seguir as recomendações do construtor do veículo.

2. Condições climatéricas

Os pneus têm de suportar diferentes condições climatéricas: chuva, fortes ventos, nevoeiro, neve, gelo, etc. Tudo isto afecta o comportamento do veículo, por isso devemos adaptar a velocidade a cada condição. Antes de uma grande viagem verifique o estado do veículo e dos pneus.

Winter driving

Condução em estrada molhada

Em estrada molhada, os pneus gastos precisam de mais distância para travar. A chuva também reduz a visibilidade. O risco de aquaplaning também aumenta consideravelmente. Se acaba de chover depois de uma temporada de calor e seca, o pó e o óleo tornam a estrada derrapante.

Driving in the rainOn a wet road stopping distances increase, and this is even more the case with worn tyres. Visibility may also be decreased. The risk of sliding is also considerably increased if it has just rained after a long, dry, hot spell as the dust and oil on the road may make the road slippery.

The braking distance on a wet road may be up to three times longer than on a dry road. A Michelin tyre in good condition will rapidly expel the rain along its tread away from the contact area of the road. So please check the depth of your tread regularly.  It should be at least 1.6mm deep. The greater the depth, the better the ability to evacuate water.

3. Condições de utilização

Como os pneus são a única união entre o veículo e a estrada, têm várias funções como a segurança, o conforto, a aderência, a distância de travagem, a poupança de combustível, etc. Para cada condição de utilização existe um pneu específico.

Na cidade

Se é um condutor urbano, damos-lhe alguns critérios que lhe vão ajudar a escolher  adequadamente os seus pneus:

  • Distância de travagem: Utilize pneus com a mínima distância de travagem em estrada molhada.
  • Duração. A condução na cidade com as suas inúmeras paragens e arranques exige muito de um pneu. Escolha pneus de maior duração.
  • Poupança de combustível. Os pneus com baixa resistência ao rolamento poupam combustível.

Na estrada ou auto-estrada

Os pneus têm uma função fundamental no comportamento do veículo a velocidades elevadas. Se a sua condução se efectua em grande parte em estradas nacionais, vias rápidas ou auto-estradas, damos-lhe alguns critérios para escolher o pneu adequado:

  • Distância de travagem a alta velocidade. Para a máxima segurança, seleccione pneus que lhe dêem a mínima distância de travagem em estrada molhada.
  • Conforto. Para grandes viagens, seleccione pneus que ofereçam qualidades de conforto tanto no que diz respeito a vibrações como a nível de ruído.
  • Aderência ao solo. Seleccione pneus com a máxima aderência e estabilidade

Veículos desportivos

Numa condução desportiva os pneus devem responder a todas as solicitações necessárias para manter a trajectória do veículo a alta velocidade, de acordo com as normas de segurança de estrada ou num circuito autorizado.

Critérios de selecção de um pneu:
  • Aderência. Procure um pneu com performances excelentes tanto em estrada molhada como em seca.
  • Aderência ao solo. Escolha pneus da linha MICHELIN Pilot Sport. Proporcionam uma precisão de direcção excelente e boa estabilidade em curva.

ENCONTRE PNEUS DE AUTOMÓVEL MICHELIN

Obtenha uma recomendação selecionando as caraterísticas do seu veículo ou a dimensão do pneu e defina as suas condições de condução.

  • Turismo
  • 4x4 / suv
  • Veículos Comerciais
Loader