Que pneus para autocaravanas devo utilizar?

Quer seja um verdadeiro entusiasta de um estilo de vida “sobre rodas” ou esteja simplesmente a sonhar com um escape de uns dias, é possível que esteja a questionar-se sobre os melhores pneus para autocaravanas e como ajustar a pressão dos pneus para autocaravanas para uma condução segura. Vamos explorar todas estas questões neste artigo.

4w 1015 tire michelin crossclimate camping en product in use 2 nosignature landscape

Que tipo de autocaravana tem?

Os melhores pneus para a sua autocaravana dependem, acima de tudo, da tipologia do veículo. 
Existem quatro tipos principais: Campervan (viatura transformada), Capuchinho, Perfilada e Integral.

type 01

1 - Autocaravana "Campervan" (viatura transformada):

Esta é a versão mais simples: uma viatura transformada cuja característica distintiva é um tejadilho que pode ser levantado para colocar uma cama.
Por exemplo, a Adria Twin Plus 600 SPB, a Globe-Traveller Voyager XS e a Adria Twin Supreme.
Pneus recomendados pela MICHELIN para campervans: pneus com marcação “C”.
A nossa gama Agilis é perfeitamente adequada para este tipo de veículo.

type 02

2 - Autocaravana “Capuchinho”:

A autocaravana “Capuchinho” distingue-se por ser relativamente mais alta do que as outras autocaravanas. Pode ser reconhecida pela saliência por cima da cabine do condutor, como é o caso da Ford Transit ou da Iveco Daily.
Pneus para autocaravanas recomendados pela MICHELIN: pneus com marcação “CP”.
A nossa gama CrossClimate Camping é perfeitamente adequada para este tipo de veículo.

type 03

3 - Autocaravana “Perfilada”:

A autocaravana “Perfilada” é a versão leve da “Capuchinho”, isto é, sem o quarto por cima da cabine. 
Nesta categoria encontram-se, a título de exemplo, os modelos Fiat Ducato, Challenger Graphite 260, Bürstner Ixeo T690G e Chausson Titanium 640.
Pneus para autocaravanas recomendados pela MICHELIN: pneus com marcação “CP”.
A nossa gama CrossClimate Camping é perfeitamente adequada para este tipo de veículo.

type 04

4 - Autocaravana “Integral”:

A “Autocaravana Integral” é a mais espaçosa e confortável, com um verdadeiro quarto de dormir na parte traseira e equipamentos de alta qualidade. 
É o caso da Dethleffs Pulse I 7051 DBM, Carthago S Plus 64 ou Hymer B-Klasse ModernComfort.
Pneus para autocaravanas recomendados pela MICHELIN: pneus com marcação “CP”.
A nossa gama CrossClimate Camping é perfeitamente adequada para este tipo de veículo.

Porque é que são recomendados pneus com marcação “CP” para autocaravanas pesadas?

Se a sua autocaravana é da tipologia “Capuchinho”, “Perfilada” ou “Integral”, o desempenho de um pneu com marcação “C” pode ser insuficiente. Nestes casos, recomendamos que opte por pneus com marcação “CP”. 

Porquê? Porque os pneus com marcação “CP” foram especialmente concebidos para autocaravanas pesadas. Estes pneus para autocaravanas possuem um índice de carga e pressão mais elevados e uma carcaça reforçada.

Porque é que os pneus para autocaravanas com marcação “CP” requerem um índice de carga mais elevado?

As autocaravanas são veículos que geralmente têm uma grande massa intrínseca (o próprio veículo e o equipamento interior) à qual se acrescenta a do seu equipamento de viagem (bagagem, bicicletas...)

Além disso, as autocaravanas têm um centro de gravidade elevado, uma saliência por vezes grande (as partes da carroçaria entre um eixo e a extremidade do veículo) e uma carga adicional que pode estar distribuída de forma desigual. 

schema

1 - Distribuição desigual da carga estática (por exemplo, tanque de água)
2 - Aumento da carga na parte traseira (por exemplo, porta-bicicletas)
3 - Flutuação da carga devido à força centrífuga e ao ponto de gravidade (por exemplo, numa curva)

 

Tudo isto contribui para uma elevada pressão que os quatro pneus devem ser capazes de suportar ao longo de muitos quilómetros. É por isso que os pneus com marcação “CP” são mais adequados para esta função do que os pneus com marcação “C”.

motorhome tyres article page for crossclimate camping tyre

Os pneus com marcação “CP” são recomendamos pela ETRTO (European Tire and Rim Technical Organization)

Desde 2003, a ETRTO recomenda que os pneus usados nos tipos de autocaravanas acima descritos devem conter a marcação “CP” na descrição da dimensão do pneu, em vez da marcação “C” encontrada nos pneus comerciais.

A marcação “CP” pode ser vista no flanco do pneu da autocaravana.

Os pneus para autocaravanas com marcação “CP”, tais como MICHELIN CrossClimate Camping, são desenvolvidos de acordo com as características específicas de carga destes veículos e segundo as recomendações da ETRTO, para assegurar que o seu veículo está nas melhores condições possíveis de condução e segurança.


Pressão dos pneus para autocaravanas

Há outro ponto importante para garantir a segurança e a estabilidade do veículo: os pneus da sua autocaravana devem ser enchidos com a pressão correta. De facto, o volume e a pressão do ar dentro dos pneus para autocaravanas determinam a carga que estes são capazes de transportar.

Os pneus para autocaravanas com marcação “CP” foram concebidos para funcionar a uma pressão mais elevada do que a pressão dos veículos comerciais (marcação “C”), o que proporciona uma melhor manobrabilidade e uma maior resistência às características de carga das grandes autocaravanas.  

Para pneus CP adequados a autocaravanas, a ETRTO aconselha:
● No eixo traseiro: a pressão dos pneus para autocaravanas deve ser de 5,5 bar (80 psi). A capacidade máxima de carga do pneu deve ser respeitada.
(Note-se que a utilização de uma braçadeira metálica na válvula ou válvula de borracha de alta pressão é necessária acima de 4,5 bar (65 psi)),
●    No eixo dianteiro: :consultar as recomendações de pressão indicadas pelo fabricante no veículo e/ou no seu manual.

Não se esqueça de que a pressão dos pneus para autocaravanas devem ser verificados e ajustados, se necessário, mensalmente ou antes de qualquer viagem longa. 

157751925 m

Recomendações para o estacionamento prolongado da autocaravana

Para manter o estado e segurança dos pneus, antes de qualquer período prolongado de estacionamento, deve:

  • Garantir que os pneus foram corretamente cheios até à pressão recomendada. Evite a todo o custo a pressão insuficiente, que provavelmente danificará os pneus da autocaravana.
  •  Na medida do possível, proteger os pneus da sua autocaravana da exposição ao sol, pois os raios UV e o calor são fatores aceleradores do envelhecimento prematuro dos pneus.
  •  Idealmente, proteger os pneus da sua autocaravana do contacto com o chão frio e húmido, colocando o veículo em suportes.
  •  Antes de utilizar o veículo, verifique o estado dos pneus e ajuste a pressão dos pneus de forma apropriada.

Que pneus para autocaravanas são adequados para utilizar durante todo o ano?

Se deseja conduzir a sua autocaravana em segurança e sem restrições sazonais durante todo o ano, recomendamos um pneu 4 estações.

O nosso pneu MICHELIN CrossClimate Camping é a escolha ideal, pois conta com certificação “3PMSF” (3 Peaks Mountain Snow Flakes), que garante um desempenho excelente no inverno (até 7 graus negativos) em estradas molhadas e com neve, bem como em estradas secas no verão.

O seu design robusto e aderência permitem uma condução sem dificuldades em relva, gravilha, areia ou lama.

Concebemo-los especialmente para transportar cargas pesadas, incluindo as autocaravanas mais pesadas. Têm marcação “CP” e, por isso, são uma escolha excelente para a sua autocaravana.

map search desktop

Encontre pontos de venda de pneus perto de si em segundos

Automóvel
  • Automóvel
Automóvel
  • Automóvel
Localizar-me
Está a utilizar um navegador não suportado
Está a utilizar um navegador que não é suportado por este site. Isto significa que algumas funcionalidades podem não funcionar como pretendido, o que pode levar a comportamentos anormais quando estiver a navegar no site. Utilize ou atualize/instale um dos seguintes navegadores para tirar o melhor proveito deste site.