O impacto das rodas sobre o diferencial
Nas curvas, a roda interior deve rodar mais devagar que a exterior. O diferencial compensa as diferenças de giro das rodas quando o veículo faz uma curva, evitando que a roda interior arraste, porque a magnitude dos dois círculos não é a mesma. Por isso, o diferencial regula e impede que as duas rodas circulem à mesma velocidade nas curvas.
O diferencial também gere a distribuição da potência força enviada à parte dianteira e traseira em função destas diferentes circunferências.
Quando um veículo 4x4 circula com tração às 4 rodas é muito importante que a relação de velocidade entre o eixo dianteiro e o traseiro seja a prevista pelo construtor. Caso contrário, podem-se produzir danos ou disfunções no veículo em função do tipo de transmissão que possua o vehículo e do modo de utilização.
- Desgaste prematuro dos pneus por deslizamento elevado contra o solo.
- Rotura das transmissões ou da caixa de velocidade.
- Disfunção do ESP ou do controlo de tração
- Aquecimento com risco de incêndio do acoplamento viscoso
Se monta no seu 4x4 pneus de circunferências diferentes aquelas para as que estão desenhadas para o veículo, o diferencial se desajustará e deixará de poder regular. Portanto, é fundamental seguir as recomendações do fabricante de pneus para este tipo de veículos. Também aconselhamos que comprove as recomendações do construtor do veículo antes de montar pneus com diferente desgaste entre a parte dianteira e traseira num veículo 4x4.
Em caso de dúvida, consulte um profissional.