Are reinforced tyres mandatory for utility vehicles?

Os pneus reforçados são obrigatórios para os veículos comerciais?

Sugestões e conselhos automóveis

O que são os pneus reforçados, para que servem, quais são as suas vantagens e são obrigatórios para o seu veículo comercial? Respondemos a estas questões no nosso artigo.

O que significa "pneus reforçados"?

Os pneus reforçados são pneus cujas carcaças, como o nome indica, foram reforçadas. O objetivo deste reforço é torná-los mais fortes para que possam suportar cargas mais pesadas.
 
Os pneus reforçados não só suportam cargas mais pesadas, como também são mais resistentes aos choques, como os lancis, e às imperfeições da estrada, como os buracos.

Como é que se reconhece um pneu reforçado?

Os pneus reforçados podem ser identificados pela sua marcação lateral. Existem várias marcações que são pormenorizadas a seguir:

Η σήμανση «C»

Marcação "C"

A marcação "C" destina-se a veículos comerciais ligeiros. Dado que estes tipos de veículos implicam frequentemente o transporte de cargas pesadas, por exemplo, para atividades profissionais ou para a entrega de encomendas, devem estar equipados com pneus reforçados para suportar tais cargas.

Os pneus com a marcação "C" são especificamente concebidos para este tipo de veículos. Têm um índice de carga mais elevado do que os pneus convencionais.

Tenha em atenção que podem existir diferentes índices de carga para o mesma dimensão. Por exemplo, 235/65R16 MICHELIN Agilis CrossClimate com índice de carga 115/113 ou 121/119. Por conseguinte, a escolha deve ser efetuada em função da carga do veículo.

Σημάνσεις XL και REINF (ή RF)

Marcas XL e REINF (ou RF)

A marca XL (Extra Load) destina-se a veículos de passageiros com uma carga intrínseca elevada.

A marca XL (Extra Load) significa que o pneu tem uma capacidade de carga superior à habitual para pneus com as mesmas dimensões. Isto significa que pode suportar pressões mais elevadas.

Da mesma forma, a marca REINF ou RF (Reinforced) indica que o índice de carga do pneu foi aumentado para suportar cargas mais pesadas.

É importante notar que as marcações XL e REINF não se destinam a veículos comerciais, mas sim a veículos de passageiros com uma carga mais elevada.

De facto, os pneus com a marca ""C"", destinados a veículos comerciais ligeiros, já têm uma carcaça reforçada.

Os pneus reforçados são obrigatórios para os veículos utilitários?

Em alguns casos, é obrigatório instalar pneus reforçados no veículo. Vamos ver quais são:

  • Se tem um veículo comercial, é obrigatório equipá-lo com pneus com a marcação "C".
  • Se conduzir um pequeno veículo comercial de dimensões equivalentes às de um automóvel de passageiros (por exemplo, um Citroën Berlingo ou um Renault Kangoo), não é obrigatório equipá-lo com pneus com a marcação "C", mas por vezes com pneus XL ou reforçados.
  • Os pneus XL e REINF são concebidos para veículos pesados de passageiros e não são obrigatórios para carrinhas e veículos comerciais. 
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Em caso de dúvida, basta consultar as recomendações do fabricante no manual do proprietário. Se o manual não mencionar a exigência de um pneu com a marcação "C", basta respeitar o índice de carga indicado.

Pneus reforçados MICHELIN

A nossa gama MICHELIN Agilis para veículos comerciais oferece pneus com marcação "C" especificamente concebidos para responder às limitações de carga e de utilização do seu veículo.

michelin agilis 3

MICHELIN Agilis 3

O MICHELIN Agilis 3 (marcação "C") permite-lhe ocupar-se da sua atividade com uma carcaça reforçada e contribuir para o ambiente com um pneu de longa duração.

Este pneu de veículo comercial de conceção ecológica reduz significativamente a sua pegada de CO2(2) e produz menos resíduos(3). O seu design robusto ajuda-o a resistir a buracos, fendas e terrenos irregulares(4).

michelin agilis crossclimate

MICHELIN Agilis CrossClimate

O nosso pneu para veículos comerciais para todas as estações (marcação "C") foi concebido para oferecer segurança, duração e tração para sua tranquilidade, independentemente do tempo e da superfície.

O seu desenho reforçado ajuda a resistir ao desgaste. Este pneu oferece uma travagem em piso seco(5) e uma aderência em piso molhado(6) com classificação A para segurança e tração em superfícies difíceis, como lama, relva, gravilha e neve (3PMSF)(7).

michelin agilis alpin

MICHELIN Agilis Alpin

Superar uma forte queda de neve com o MICHELIN Agilis Alpin, um pneu reforçado (marcação "C") concebido para oferecer elevados níveis de segurança, de controlo e de mobilidade no inverno para os veículos comerciais ligeiros e utilitários. Para um elevado nível de aceleração na neve(8) para um controlo e uma mobilidade óptimos (3PMSF). A sua conceção reforçada resiste a cargas pesadas e a condições adversas.

Não esquecer a pressão!

Seja qual for o pneu reforçado que escolher para o seu veículo, é essencial ajustar a pressão uma vez por mês para corresponder às recomendações da veículo comercial ou, na sua falta, às recomendações do fabricante do pneu.

AVISO LEGAL:

(1) Em média, em comparação com o seu antecessor. Ensaio de travagem em piso molhado realizado pela TÜV Süd 2012 em 195/65 16C 104/102 R (60-20 km/h).

(2) - CO2 - Com base no estudo interno de análise do ciclo de vida "Analyse Cycle de Vie", realizado em setembro de 2019 pelo Centro Tecnológico Michelin para comparar MICHELIN Agilis 3 e MICHELIN Agilis+ em 235/65 R16 115/113R. O AGILIS 3 reduz 1,3 kg de CO2/pneu em 1000 km em comparação com o AGILIS+, como pode ser visto no caso de um veículo comercial equipado com 4 pneus AGILIS 3 e que percorre 20.000 km por ano. A economia será de 104 kg de CO2. Tendo em conta que uma árvore pode armazenar até 35 kg de CO2/ano em média (consoante o tipo e a idade - fonte: CSR & Sustainable Development Platform), uma economia de 104 kg por ano é praticamente equivalente à plantação de 3 árvores.  

(3) - peso do pneu - O peso unitário do MICHELIN Agilis 3 foi reduzido até 1,6 kg por pneu em relação ao MICHELIN Agilis+.  

(4) - tecnologias - Os pneus dispõem de escudos anti-derrapantes únicos para evitar danos nas paredes laterais e de um composto de borracha resistente à abrasão derivado da tecnologia comprovada dos pneus de camião.

(5) - Travagem em seco - Testes de travagem em seco realizados pela IDIADA a pedido da MICHELIN, em 2017 e 2019, na dimensão 235/65 R16C 115/113 R num Mercedes-Benz Sprinter, em comparação com os seus principais concorrentes premium de verão, inverno e All Season (MICHELIN Agilis CrossClimate (40, 7 m) em comparação com BRIDGESTONE Duravis 660 (41,7 m), CONTINENTAL ContiVanContact™ 100 (41,7 m), CONTINENTAL VanContact Winter (47,1 m), PIRELLI Carrier™ Winter (46,9 m) e MICHELIN Agilis CrossClimate (41,5 m) em comparação com CONTINENTAL VanContact™ 4Season (47,1 m), PIRELLI Carrier™ All Season (44 m). Em 2019, o MICHELIN Agilis CrossClimate (46,2 m) em comparação com o GOODYEAR Vetor 4 Seasons Cargo (49,5 m).

(6) - Aderência em piso molhado - MICHELIN Agilis CrossClimate é classificado como "A" na classe de aderência em piso molhado na escala da etiqueta europeia.

(7) - Performances na neve - MICHELIN Agilis CrossClimate está homologado para utilização em condições de neve com a certificação 3PMSF (3 Peak Mountain Snow Flake).  

(8) - Desempenho na neve - MICHELIN Agilis Alpin está homologado para utilização em condições de neve com certificação 3PMSF (3 Peak Mountain Snowflake).

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