michelin classic trx gt background

Pneus de verão ou pneus para todas as estações: quais deve utilizar no verão?

Sugestões e conselhos automóveis

Durante muito tempo, a escolha dos pneus foi um processo simples: pneus de verão para o verão e pneus de inverno para o inverno.
Hoje em dia, porém, os pneus para todas as estações oferecem um novo leque de possibilidades, e nem sempre é fácil saber qual é a melhor opção para si. É aqui que a Michelin entra. Quer esteja a pensar em optar por pneus de verão ou para todas as estações, estamos aqui para lhe dar todas as informações de que necessita para ajudar a tomar a decisão certa.

Pneus de verão

Em Portugal, os pneus de verão são, sem dúvida, os mais conhecidos. Concebidos para garantir um desempenho ótimo em temperaturas superiores a 7 °C, têm um melhor desempenho em estradas secas e molhadas e são particularmente úteis em locais onde as temperaturas atingem frequentemente os 40°C por períodos de tempo ocasionais ou mesmo prolongados.

O problema com estes pneus é que a borracha endurece quando a temperatura começa a descer abaixo dos 7°C, tornando-os menos eficazes no inverno, especialmente em pisos molhados.

Como resultado, se conduzir com pneus de verão em condições invernais frias, está a comprometer a sua segurança. Isto é particularmente perigoso se estiver a conduzir na neve com pneus de verão no seu veículo, uma vez que a distância de travagem é normalmente duas vezes maior do que se tivesse pneus de inverno certificados. ​​​​​​

Pneus para todas as estações

Os pneus para todas as estações são pneus híbridos que são tão confortáveis para uma condução a -10°C como a 30°C.

O seu segredo? Combinam as caraterísticas dos pneus de verão e de inverno, permitindo-lhe conduzir em segurança em condições secas e molhadas, no inverno e no verão, bem como na neve.

Este é o principal benefício dos pneus para todas as estações em relação aos pneus de verão, pois embora não sejam tão eficazes como os pneus de inverno (que continuam a ser o derradeiro pneu de neve), os pneus para todas as estações garantem mobilidade e segurança na maioria das condições de neve.

Esta vantagem tem, no entanto, um inconveniente. Quando as temperaturas ultrapassam os 7°C, mesmo os melhores pneus para todas as estações têm uma distância de travagem ligeiramente superior, tanto em piso molhado como seco, à dos pneus de verão.  

Automóvel Edito pneu voiture hiver michelin crossclimate toute saison winter Sugestões e conselhos

Desempenho relativo dos pneus MICHELIN de verão, inverno e para todas as estações

Automóvel Picto comparaison perf pneus Sugestões e conselhos

Nota: as estrelas refletem o nível de desempenho indicativo dos 3 tipos de pneus a comparar.

Os pneus de verão MICHELIN Primacy 4 e Pilot Sport 4 têm um melhor desempenho em estradas secas e molhadas durante o tempo quente. Possuem uma excelente vida útil, como se pode esperar da marca MICHELIN.
Os pneus MICHELIN CrossClimate+ são pneus para todas as estações que apresentam um bom desempenho tanto no verão como no inverno e, inclusive, na neve. A sua durabilidade está a par da dos pneus de verão, tornando-os líderes nesta categoria.
Os pneus de inverno MICHELIN Alpin 6 e MICHELIN Pilot Alpin 5 são os pneus com o melhor desempenho para as condições meteorológicas adversas do inverno, incluindo condições de neve e gelo.

Quais são as diferenças entre os pneus de verão e de inverno?

 

Os pneus de verão são concebidos para atingirem o desempenho ideal em temperaturas superiores a 7°C. A sua borracha e ranhuras oferecem uma excelente aderência em estradas secas e molhadas. Também garantem resultados muito bons em termos de conforto, durabilidade e consumo de combustível.

Ao contrário dos pneus de verão, os pneus de inverno têm um melhor desempenho em temperaturas inferiores a 7°C. A sua borracha permanece a mesma mesmo em temperaturas frias e o seu piso faz destes pneus a opção perfeita para conduzir em estradas secas, molhadas, com neve ou gelo. Os pneus de inverno são reconhecíveis pelo símbolo 3PMSF e pela marcação M+S, visível no flanco do pneu. O símbolo 3PMSF (3 Peak Mountain Snow Flake) representa um floco de neve numa montanha com três cumes. A marcação M+S significa lama e neve (mud and snow).

 

Qual é o custo de equipar o meu veículo com pneus para o verão?       

 

Quer esteja a equipar uma berlina, um carro familiar, elétrico, desportivo, 4x4 ou um SUV, escolher os pneus certos para o verão é essencial. O custo depende do tamanho do seu veículo e do tipo de pneu de verão que pretende. Por exemplo, um pneu MICHELIN Primacy 4, disponível em 104 tamanhos (de 15 a 20 polegadas), tem um preço inicial de apenas 68€. Este pneu de verão está equipado com a tecnologia Evergrip para assegurar uma excelente travagem em piso molhado, mesmo após algum desgaste e sem comprometer a sua durabilidade.

Ao contrário dos pneus de verão, os pneus para todas as estações podem ser utilizados com segurança no inverno, um fator que se reflete no seu preço mais elevado. No entanto, equipar o seu veículo com pneus para todas as estações é ainda mais barato do que comprar um conjunto de pneus de verão e outro de inverno. Disponíveis em 50 tamanhos, os pneus para todas as estações MICHELIN CrossClimate+ estão disponíveis a partir de apenas 73€. Líder em termos de durabilidade, este pneu combina a tecnologia dos pneus de verão e de inverno para oferecer um elevado nível de desempenho e segurança em todas as condições meteorológicas. A sua natureza híbrida torna-o económico a longo prazo.

Automóvel Picto Bibendum - Reflexion Sugestões e conselhos

 Pneus de verão ou para todas as estações: Principais considerações

A principal consideração ao comprar pneus novos é o tipo de condições de condução que provavelmente irá encontrar com o seu veículo.

Se viver numa zona onde os invernos são amenos, as temperaturas raramente descem abaixo dos 7°C e nunca encontra estradas cobertas de neve, então os pneus de verão são sem dúvida a melhor opção para si.

Se, no entanto, viver numa região onde as temperaturas descem significativamente abaixo dos 7°C e onde, em cada inverno, é confrontado com vários dias de viagem em estradas cobertas de neve (queda de neve local, viagens a estâncias de esqui, visitas ocasionais a familiares ou amigos em regiões montanhosas ou com neve, etc.), então a melhor escolha para si será a de pneus para todas as estações.
Finalmente, se encontrar regularmente estradas com neve, ou se viver ou tiver de viajar para zonas de difícil acesso no inverno (declives íngremes, estradas cobertas de neve, etc.), então a melhor opção para si será continuar a utilizar pneus de verão no verão e pneus de inverno no inverno, o que exigirá que troque os seus pneus duas vezes por ano.

Outros artigos relacionados

Está a utilizar um navegador não suportado
Está a utilizar um navegador que não é suportado por este site. Isto significa que algumas funcionalidades podem não funcionar como pretendido, o que pode levar a comportamentos anormais quando estiver a navegar no site. Utilize ou atualize/instale um dos seguintes navegadores para tirar o melhor proveito deste site.