Portugal

Guia de manutenção

Como comprovar o desgaste de um pneu?

Michelin 24 out 2011

Como comprovar o desgaste de um pneu?

Os pneus são o único ponto de contacto entre a viatura e o solo. Por isso, deve verificá-los para manter as suas performances. A profundidade do piso do pneu é muito importante para a segurança, sobretudo no Inverno. Com pouca profundidade de piso os pneus perdem a capacidade de escoar a água, com o risco de aumentar as possibilidades de aquaplaning. O aquaplaning ocorre quando o pneu só tem contacto com a água e não com o solo, fazendo-nos perder o controlo do veículo. Em Portugal, segundo a legislação em vigor, a profundidade mínima de piso permitida é de 1,6 mm. Abaixo deste mínimo legal estará a conduzir sem nenhum tipo de segurança, além disso, o veículo não passaria na inspecção periódica IPO podendo ser multado pelas autoridades.

Passo 1 – Como verificar correctamente o piso do pneu

• Estacione numa superfície plana e regular.
• Accione o travão de mão.
• Depois, rode o volante 45°, para a esquerda ou para a direita, para poder visualizar correctamente os pneus da frente.

Para realizar esta operação o ideal é ter um profundímetro, se não o tiver, os pneus têm indicadores no fundo do piso que ajudam a visualizar o nível de desgaste. Quando o indicador estiver ao mesmo nível que o piso, então chegou o momento de mudar os pneus.

Passo 2 – Como comprovar o desgaste do pneu

Comece pela roda dianteira do lado esquerdo, coloque o profundímetro nos canais principais medindo o piso em 3 pontos (exterior, centro e interior). É importante efectuar estas medições em vários pontos da circunferência do pneu. Isto ajudá-lo-á a saber se o desgaste está uniforme.

Esta mesma operação deverá ser realizada pela seguinte ordem: roda dianteira do lado direito, roda traseira do lado direito e roda traseira do lado esquerdo.

Se não tiver profundímetro, os indicadores de desgaste situados no fundo do piso ajudam-no neste trabalho. Para encontrá-los, nos nossos pneus, o boneco MICHELIN situado no rebordo do pneu indica a sua localização, noutras marcas são as letras TWI (Tread Wear Indicador).

É importante detectar também qualquer corte ou ferida nas partes laterais ou flancos dos pneus. Se tal ocorrer, consulte quanto antes um especialista para a respectiva verificação.

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