Portugal

Guia de manutenção

Trave antes com os pneus Michelin

MICHELIN 18 mai 2010

Nº1 em segurança para os consumidores(1)
O pneu certo muda tudo

Segurança

Na MICHELIN a sua segurança é sempre o primeiro.

O pneu é o único ponto de contacto com o solo. Fundamental para a segurança, está em contacto com diversos tipos de superfícies e, muitas vezes, em condições extremas. Tem de virar nas curvas, acelerar ou travar, responder a inúmeras tensões da condução e do estado das estradas. Tudo isto numa superfície de contacto com o solo equivalente à mão de uma pessoa.

Reduz até 3 metros a distância de travagem em molhado (2)

A borracha dos pneus adere à estrada. Se a estrada está molhada, a aderência diminui. Os pneus MICHELIN são produtos inovadores, complexos e de alta tecnologia que secam a área de contacto entre o pneu e a estrada. A MICHELIN sempre abriu caminho em temas de inovação. Para garantir a máxima segurança, provamos os nossos pneus nas condições mais extremas durante todo o ano. Com os pneus MICHELIN Energy, por exemplo, pode reduzir até 3 metros a distância de travagem (2) em estrada molhada.

Grip

Verifique a pressão dos pneus uma vez por mês

Se cuida dos seus pneus conseguirá manter as suas qualidades e performances durante mais tempo. Para o mesmo, recomendamos que verifique a pressão dos seus pneus (também do sobresselente) uma vez por mês e antes de uma grande viagem. Uns pneus insuflados com a pressão correcta são fundamentais para a sua segurança.

Pneus com baixa pressão

Se os pneus do seu veículo têm pouca pressão deterioram-se bastante, correndo mesmo o risco de ter um rebentamento. A falta de pressão pode fazer com que a distância de travagem aumente mais de 10 metros em estradas molhadas, o equivalente a duas passadeiras pedonais. Também pode afectar a condução, provocar aquaplaning e gastar até um depósito mais de combustível por ano. Também reduz a vida útil dos pneus e o seu rendimento quilométrico.

Campanhas de consciencialização

Num recente inquérito de pressões sobre o terreno, seis de cada dez condutores europeus conduziam com pneus com pressão incorrecta. Metade tinha pressões perigosamente baixas. À vista destes resultados, a MICHELIN intensificou as suas campanhas de consciencialização e de informação aos condutores. As campanhas de verificação de pneus organizadas pela Michelin oferecem aos condutores a possibilidade de comprovar a pressão gratuitamente, acção que se leva a cabo há vários anos em toda a Europa. Proporcionam aos condutores um diagnóstico rápido do estado dos seus pneus, informando-lhes também sobre os riscos de conduzir veículos com pneus em mau estado ou insuflados com uma pressão incorrecta.

Conduzir com pneus em mau estado tem consequências graves para a segurança, a economia e o Meio Ambiente. Por isso, a MICHELIN assinou a Carta Europeia de Segurança Rodoviária que pretende reduzir cerca de 50% o número de vítimas de acidentes nas estradas europeias em 2010 em comparação com os dados do ano 2000. A campanha de Verificação dos pneus é uma das formas em que a MICHELIN reforça o seu compromisso com a segurança rodoviária.

PNEUS INSUFLADOS COM A PRESSÃO CORRECTA

  • Aumenta a segurança
  • Prolonga a vida do pneu
  • Optimiza o consumo de combustível

Como saber se os seus pneus estão gastos?

Comprove o desgaste dos pneus regularmente. O requisito mínimo legal de altura da borracha é de 1,6 mm. Abaixo da mesma infringe-se a Lei.

Como comprová-lo?

Todos os pneus possuem indicadores de desgaste que lhe ajudarão a saber quando tem de trocar os pneus do seu veículo. Encontram-se nas ranhuras principais do pneu. No caso dos pneus MICHELIN, o nosso boneco, situado no bordo do pneu permite-lhe localizar estes indicadores. Quando a profundidade da borracha chega ao nível do indicador, é o momento de mudar os seus pneus.A Michelin recomenda que mude os pneus antes de chegar a esse limite
(1) Estudo BIN 2011 realizado por TNS Sofres, nos 6 principais mercados europeus.
(2) Com relação ao seu antecessor. Prova TÜV SÜD 2007 nas dimensões 175/65 R 14 T, 195/65 R 15 H e 205/55 R 16 V.

ARTIGOS LIDOS RECENTEMENTE

Não há artigos vistos recentemente

  • Turismo
  • 4x4 / suv
  • Veículos Comerciais
Loader